Reconhecer um Yorkshire Terrier é muito fácil, de porte pequeno com uma pelagem reta e mais longa de cada lado do corpo, olhinhos escuros e bem brilhantes, orelhas pontudas e eretas, ele é praticamente inconfundível. É enérgico e provavelmente vai correr de um lado para o outro dentro da sua casa. Saiba mais sobre essa raça tão encantadora.
A palavra preguiça não existe para esse cachorro que é totalmente inquieto e adora se movimentar. Para essa raça qualquer hora é hora para brincar com o seu dono, aliás amam brincar com seu dono depois de um longo dia de espera.
Quando o dono passa a maior parte do tempo em casa, esse cãozinho se torna a sua sombra, para onde o dono vai, ele estará atrás.
Ter um Yorkshire Terrier é ter um pedacinho de amor, são muito sociáveis e não gostam de passam longos momentos sozinhos em casa. Adoram novidades, por isso não se assuste se ele surgir de dentro de um buraquinho do sofá. São caçadores natos, igual seus antepassados.
Condições e características físicas
Pessoas que moram em espaços pequenos sempre optam por cachorros também pequenos. É o caso do Yorkshire Terrier, muitos adquirem essa raça, mas não tem noção do quanto são agitados e altamente esportistas.
Sendo assim, não se assuste se mesmo em espaços pequenos, ele não parar um segundo de se movimentar, será correria por todos os lados.
Passeios na rua e brincadeiras como jogar a bolinha ou o brinquedo para ele pegar, são as atividades preferidas dessa raça. Diferente da raça Lhasa Apso, o Yorkshire Terrier não gosta nem um pouco de ficar horas sendo coçado no colo do seu dono. Para eles, correr e brincar é muito mais divertido.
A principal característica física é a sua pelagem longa e lisa. Dividida com uma risca milimetricamente dividida ao meio. O pelo é totalmente no sentido vertical e pode arrastar no chão à medida que vai crescendo.
Seus olhos são escuros, de tamanho médio e bem brilhantes, expressando assim bastante atenção para quem os olha. Suas orelhinhas são pontudinhas e pequenas, mas não muito afastadas. Seu corpinho é bem leve, na idade adulta pode chegar a apenas 4 quilos.
Conheça algumas características físicas
- Expectativa de vida: 16 anos;
- Média de altura: 22 centímetros;
- Média de peso: 4 quilos;
Características da sua personalidade
Acredite, essa raça tão pequenininha é descendente de cães caçadores. As características do Yorkshire Terrier são adaptadas, eles adoram explorar lugares novos, nem que seja dentro dos apartamentos ou outros espaços menores. Podendo arrumar uma bagunça generalizada na casa onde moram.
Portanto, se você não escutar as patinhas do seu companheiro por algum tempo, vá atrás deles, sem dúvidas vai estar aprontando alguma coisa.
Além de tudo isso, são cãezinhos totalmente apegados aos seus donos e tutores, mas não tente prende-los, pois gostam de se sentirem livres. São independentes e muito confiantes, amam correr de um lado para o outro.
Como é conviver com essa raça?
A convivência com essa raça é bem intensa, pois amam a presença de humanos ao seu redor, gostam de sociabilizar. Mas, cuidado se tiver que deixar o seu cãozinho sozinho, eles gostam de estar com humanos, ficar sozinho representa para eles, uma profunda tristeza.
Apesar de gostarem bastante dos humanos, para a raça Yorkshire Terrier, dividir o espaço com outras raças está fora de cogitação. Eles possuem muita dificuldade de se sociabilizar com outras raças e animais como os gatos.
No entanto, vale ressaltar que se o processo de adaptação for feito desde filhote, as chances de se adaptarem aumenta.
Cuidados com a saúde e higiene do seu pet
1 – Cuidados com os pelos
Os pelos da raça Yorkshire Terrier é uma das características que mais chama a atenção. De cor castanho dourada e longos, esses pelos se concentram na maioria das vezes, na região dos olhos e da cabeça. É muito importante que esses pelinhos não cubram os olhos.
A escovação desses pelos deve ser feita diariamente, para que eles permaneçam bem brilhantes e sedosos. Existem acessórios que podem ajudar nessa tarefa, para que a pelagem se mantenha sempre saudável.
Algumas regiões costumam formar bastantes nós como as orelhas, pescoço e as partes internas das coxas. Não corte os nós, procure desfazê-los penteando-os.
A raça Yorkshire Terrier possui a pelagem completamente preta quando são filhotes. À medida que vão crescendo a cor castanho brilhante vai tomando conta do seu corpinho. Os cachorros adultos possuem a pelagem mais preta na raiz, clareando gradativamente as pontas.
2 – Cuidados com a higiene dos dentes e das unhas
Nós humanos, escovamos os dentes diariamente para que não surja nenhuma doença, certo? Isso também vale para os cachorros, a escovação dos dentes deve ser diária, pois somente assim é possível se manter longe de doenças como o tártaro e as placas bacterianas.
O mesmo vale para as unhas, que devem estar sempre curtinhas. Essa medida protege o Yorkshire Terrier de se machucar.
3 – Cuidados importantes no inverno
Nas baixas temperaturas, você deve manter o seu cachorro aquecido, então capriche na escolha das cobertinhas de inverno, existem alguns com tecidos próprios para isso.
4 – Cuidados com a alimentação
Para que o seu cachorro se mantenha saudável, a sua alimentação precisa ser nutritiva e também saudável. Caso contrário, o surgimento de doenças é inevitável. Portanto, escolha as melhores rações e sirva porções de acordo com as recomendações médicas.
Uma nutrição alimentar adequada, permite que as energias gastas ao longo do dia sejam repostas ao organismo.
Visitas ao veterinário
O médico Veterinário, precisa estar presente na vida do seu amiguinho de estimação, pois, apenas ele poderá examinar a sua saúde adequadamente. Cuidar da saúde do seu amiguinho é um ato de muito amor.
Esse profissional está capacitado para recomendar os melhores tratamentos e poderá inclusive, montar dietas específicas.
Portanto, se notar alguma ação considerada estranha, é esse profissional que deverá ser consultado. Ele fará as avaliações corretamente e se necessário indicará as mudanças mais adequadas ou até mesmo receitar algum medicamento.
A raça Yorkshire Terrier, se adapta com facilidade e isso acontece devido a sua inteligência emocional. No ranking de inteligência canina inclusive, ocupa o 27º lugar. Portanto, adquirir um cãozinho dessa raça vai te surpreender bastante. Cuide dele com bastante amor, para que possa te acompanhar durante muitos anos na vida.
Deixe seu Comentário