A raça Whippet, desde os tempos primórdios, se mostrou como sendo um tipo ágil de caçador furtivo. O cão é ótimo para perseguir coelhos, bem como outros animais pequenos.
Hoje em dia, o pet compete bem em termos de obediência, agilidade e amorosidade. Sua natureza ímpar, aparência elegante e personalidade amigável fazem dele o favorito como membro da família.
Veja mais sobre o cachorro esperto que o Whippet é no artigo abaixo!
Mais sobre esta raça
Esse pet é um cão que tem o tamanho médio, pelagem curta e densa, se apresentando uma gama de cores, assim como marcas cobrindo o corpo aerodinâmico.
Entretanto, os Whippets não são galgos em miniatura, apesar de terem sido desenvolvidos pelo cruzamento de galgos italianos com terriers. O resultado é esse animal bonito e elegante, afetuoso e gentil.
A raça é considerada perfeita para todos os fins. Mesmo com o temperamento independente, se adestrado desde filhote não dará quase nenhum trabalho.
Em casa, os cães são gentis, bem como pouco exigentes, necessitando apenas de desfrutar da companhia do seu tutor. Sua pelagem fina e sua natureza afetuosa fazem deles inadequados para ficar em áreas externas.
História sobre o Whippet
O Whippet tem um histórico recente e moderno, tendo um pouco mais que centenas de anos. O pet se desenvolveu lá no norte da Inglaterra, mais especificamente em Yorkshire e Lancashire, provavelmente no fim da década de 1700.
Esse animal ficou bastante popular entre trabalhadores ingleses depois que eles descobriram a destreza em matar coelhos e ratos. Enquanto as classes trabalhadoras criaram e aperfeiçoaram o espírito de caça da raça, diz-se que as classes altas aperfeiçoaram sua aparência.
Tamanho
Um macho mede em torno de 48 a 56 cm de altura, com as fêmeas alcançando o máximo de 53 cm. Seu peso varia de 8 a 21 kg, com as fêmeas sendo menores.
Personalidade
Amigável, gentil e silencioso, o Whippet exige um quintal cercado que o impeça de correr sem freio. Como citado, não é de latir, mas fica alerta, se mostrando um bom cão de guarda.
Seu temperamento se afeta por conta de vários fatores, que incluem:
- Treinamento;
- Hereditariedade;
- Socialização.
Filhotes são brincalhões e curiosos, dispostos a terem uma aproximação a todo custo com as pessoas. A necessidade de uma socialização precoce se faz presente, tal como com outras áreas.
Saúde do Whippet
O Whippet é comumente saudável, mas determinadas condições podem lhe afetar. Entre elas estão:
- Sensibilidade à anestesia – Uma dose considerada normal para outros pets pode mata-lo. Isso porque ele tem um baixo percentual em sua gordura corporal;
- Surdez: Whippets surdos possuem maiores necessidades de comunicação e treinamento;
- Doenças oculares – A tendência desses animais é de desenvolver diversos defeitos oculares;
- Doença de von Willebrand – A doença sanguínea afeta os processos de coagulação por conta da redução do fator von Willebrand na corrente sanguínea.
Cuidado
Algo de extrema importância para manter o conforto do Whippet é ter um local macio e agradável em que possa dormir. Ao leva-lo para caminhar durante o clima frio, será necessário agasalha-lo para seu aquecimento. Ele não consegue suportar muito tempo ao ar livre, em temperaturas baias.
Algumas caminhadas entre 20 até 30 minutos diariamente são necessárias. Sempre que for possível, esse pet irá fugir, portanto, preste atenção na coleira e nos locais onde for deixa-lo.
Entretanto, cuidado para que não canse o animal demais. É importante que se evite qualquer tipo de tensão em suas articulações. Como uma regra geral, faça os cálculos de 60 minutos para cada ano de vida.
Treine seu pet com elogios, reforço positivo e paciência. Sendo inteligentes, os Whippets se mostram ágeis, mas também geniosos. Eles são bem sensíveis, deixando de fazer o que o tutor manda se for na base de gritos e agressões.
Alimentação do Whippet
A quantidade recomendada diária é de 1 a 2 xícaras de alimentos secos de alta qualidade. Mas, lembre-se de dividir em 2 porções.
Cor e aparência do pelo
A pelagem é macia e curta, podendo ser encontrada em muitas cores e combinações. Você verá o Whippet em tons de preto, vermelho, branco, castanho, tigrado ou creme.
Essa pelagem, para se manter brilhante, precisa de escovações semanais. Isso contribuirá para se remover o pouco de pelo que cai. Banhos só devem ser dados caso o animal fique fedido.
Por conta de seus pelos finos, é comum que os Whippets tenham cortes, rasgos e arranhões. Verifique o seu pet frequentemente para assegurar que ele não tenha esses ferimentos, nem algum tipo de infecção.
Fora isso, a única limpeza realmente necessária é a dental, das orelhas e unhas. Escove a dentição do animal por pelo menos três vezes semanais. Assim, será possível remover os acúmulos de bactérias e tártaros.
Apare as unhas se seu cão não desgastá-las naturalmente. Unhas curtas, bem como aparadas, manterão as boas condições e evitarão que você seja arranhado quando ele pular com mais entusiasmo.
Crianças e outros animais de estimação
Essa raça é conhecida por gostar muito de brincadeiras com crianças. Os animais têm um porte relativamente pequeno para derrubar as criancinhas facilmente. Tampouco, são indelicados a ponto de ferir os menores. Mas, mesmo assim, algumas regras são básicas para manter a segurança nas interações.
Ensine sempre as crianças o modo correto de aproximação e de toque nos pets. Supervisione constantemente as interações, evitando, assim, mordidas e puxões por parte de qualquer uma das partes.
Os Whippets, tal como outras raças de cães, podem estranhar a presença de animais de outras espécies. Alguns exemplares implicam até com os da mesma raça. Entretanto, se forem socializados desde filhotes, a união com outros pets impedirão que se sintam sozinhos.
Uma única ressalta é a convivência com espécies menores, especialmente gatos. Afinal, sua natureza caçadora os faz perseguir as pequenas e peludas criaturas.
Mas isso não quer dizer que esses animais não podem aprender a ter uma boa convivência com os gatos. Isso se dá especialmente se eles forem criados juntos desde que filhotes. Á princípio, você deve supervisioná-los sempre quando o Whippet estiver junto com um felino, e separá-los quando for sair de casa. A precaução é a melhor solução para que não haja brigas e maiores problemas.
Deixe seu Comentário