Raças

West Highland White Terrier: comportamento, cuidados e preço

West Highland White Terrier

A melhor maneira de descrever essa raça Escócia é simplesmente dizer que ele é tão cheio de autoestima que sabe que é especial. O West Highland White Terrier sempre te fará rir enquanto se diverte.

Ele se mostra feliz e amigável, com uma natureza animada que agrada a todos. Isso é especial quando o cãozinho inclina a cabeça para o lado e te olha interrogativamente.

Veja todas as demais características do West Highland abaixo!

Mais sobre esta raça

Um amor em forma de pessoa. Esse animalzinho não é insistente ou temperamental, não precisa desafiar ou exigir. Não é teimoso, mas apenas interessado no que será dado para ele.

Originalmente desenvolvido para caçar, o Westie aprendeu a pensar por si próprio. Entretanto, o instinto de trabalho agora é geralmente canalizado para competições de agilidade e obediência. Esse pet é também usado como cachorro de terapia e para busca e salvamento.

História sobre o West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier compartilha uma história com a dos Cairn  Terriers. Eles são considerados ramificações da mesma raça. O West Highland originou-se na Escócia e foi utilizado para caçar raposas, texugos e lontras, além de matar pestes, como ratos.

Não há muitas evidências para determinar a história exata desses pets. No entanto, muitos acreditam que eles podem ser rastreados até o século XVII. James I de Argyllshire deu um exemplar ao rei da França.

Segundo a tradição da raça, a cor branca resultou de um trágico acidente no século XIX. Este acidente ocorreu enquanto o coronel Malcolm, de Poltalloch, estava caçando raposas. O coronel acidentalmente atirou e matou um de seus Cairns cor de trigo. Devastado e determinado a evitar esses acidentes no futuro, ele decidiu criar apenas cães brancos que não podiam ser confundidos com raposas.

Tamanho

O West Highland White Terrier é um cão pequeno e robusto, com um peito ligeiramente retangular. Os machos possuem cerca de 28 centímetros de altura e normalmente pesam de 7 até 10 kg. Já as fêmeas possuem aproximadamente 25 centímetros de altura e pesam de 5 até 8 kg.

Personalidade do West Highland White Terrier

O West Highland é um cachorrinho inteligente, corajoso, confiante e divertido. Ele pode encontrar alegria nos prazeres mais simples da vida, como:

  • Brinquedos estridentes;
  • Massagens na barriga;
  • Comida.

Sua disposição feliz e amor à vida fazem dele um favorito para muitos, apesar de sua arrogância. Essa sua autoconfiança acaba se tornando uma característica negativa.

Saúde do West Highland White Terrier

Westies são comumente saudáveis, mas, como qualquer raça, têm a propensão a determinadas condições. Não são todos os exemplares que terão a (as) doença (as), contudo é importante se manter informado sobre o que pode acontecer.

  • Displasias na anca – Desenvolvimento de forma anormal na cabeça do acetábulo ou fêmur;
  • Hipotireoidismo – Queda na produção do hormônio T3 e T4;
  • Doença von Willebrand – Tal distúrbio ocorre quando os níveis baixos de proteína estão presentes na coagulação sanguínea;
  • Osteopatia Craniomandibular – Essa condição afeta os ossos do crânio enquanto um filhote está crescendo, causando aumento irregular;
  • Doença de Legg-Calve-Perthes – É quando o suprimento de sangue para a cabeça do fêmur (o grande osso da perna traseira) diminui e começa a se desintegrar;
  • Catarata – Esta condição ocular comum causa sopro na lente do olho, resultando em visão deficiente;
  • Fibrose pulmonar – Também conhecida como doença pulmonar de Westie, essa doença cicatriza o tecido de suporte nos sacos aéreos e o tecido conjuntivo dos pulmões. Isso faz com que os órgãos percam sua elasticidade, o que impede que o oxigênio passe normalmente para o sangue;
  • Luxação patelar – É quando as articulações do joelho (em geral de uma das patas traseiras) desliza de dentro para fora, causando dores. Isso chega a ser incapacitante em alguns casos, embora muitos cachorros levem suas vidas relativamente de forma normal mesmo com tal condição.

West Highland White Terrier

Cuidados com o West Highland White Terrier

O treinamento do West Highland White Terrier o beneficia de forma que ensina o cãozinho a se comportar. Isso impede que ele não sofra acidentes em casa ou remexa em coisas que não deveria.

Alguns pets gostam de nadar, mas devem ser supervisionados todo o tempo. Brincadeiras, um tempo com o tutor, alimentação saudável e um ambiente tranquilo, são os cuidados básicos que se deve ter com o amigo de quatro patas.

Alimentação do West Highland White Terrier

A quantidade por dia que é recomendada fica em torno de 1/2 até 2 xícaras com um alimento seco que tenha boa qualidade. Essa quantidade deve ser dividida em 2 refeições.

Mas, atenção! O consumo de comida de um cão adulto depende da idade, tamanho, constituição, nível de exercício e metabolismo. Os pets são indivíduos úncios, bem como os próprios humanos. Não são todos que precisam das mesmas quantidades de alimentação.

É basicamente desnecessário comentar que um cachorro altamente ativo precisa de mais comida que um animalzinho viciado em dormir. A qualidade também faz toda a diferença, uma vez que a nutrição está diretamente ligada a composição de bons ingredientes.

Cor e aparência do West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier tem uma pelagem dupla, com um subpelo curto e um pelo de quase dois centímetros de comprimento. Essa duplicidade o protege das intempéries. Quanto à sua cor, é claro, é branca. Qualquer outra tonalidade não é considerada pura da raça.

Seu pelo é fácil de arrumar, mas requer escovação e corte regulares. A queda dos pelos geralmente ocorre cerca de duas vezes por ano. Aparar é comumente necessário nas patas e ao redor das orelhas e olhos.

Outros animais e crianças

O West Highland White Terrier é um cãozinho amoroso que é bom com crianças mais velhas. Mas a interação deve ter a supervisão de um adulto, especialmente quando as crianças forem muito pequenas. Tal ação evita acidentes, uma vez que esse pet pode se irritar se aborrecido.

Já sua interação com outros animais ocorre como com a maioria das outras raças. O West Highland interage melhor com outros cachorros, entretanto, um macho pode não se dar bem com outro macho. Isso porque ambos vão disputar território.

Mas, quando um animal é criado desde filhote com outros, seja da mesma espécie ou não, as chances de divergências são poucas. A adaptação precoce é melhor do que a adaptação tardia.

Tenha em mente que, se sua intenção é ter um amigo de quatro patas amoroso e relativamente pequeno, o West Highland White Terrier é para você.

Deixe seu Comentário