Raças

Welsh Corgi Pembroke: comportamento, cuidados e preço

Welsh Corgi Pembroke

O Welsh Corgi Pembroke foi originalmente criado para pastorear as ovelhas, o gado e os cavalos. Essa é realmente uma raça inteligente e ativa justamente por isso.

Ansioso por aprender o que lhe é ensinado, seu adestramento se torna bem fácil. Os Pembrokes também são ótimos pets para crianças, sendo encontrados em 4 cores diferentes.

Conheça todas as características desse incrível animal no artigo abaixo!

Mais sobre esta raça

O Welsh geralmente tem o pelo avermelhado, fulvo, castanhos ou tricolores (vermelho, preto e castanho). Alguns exemplares têm manchas esbranquiçadas no peito, nas pernas, pescoço, barriga e focinho. A cabeça dele possui o formato parecido com de uma raposa. Os olhos se mostram escuros e ovais, sendo que suas orelhas são eretas.

História do Welsh Corgi Pembroke

A raça é originária de Pembrokeshire, no País de Gales. Os Welshs são cães encantadores, cuja fama vem desde o folclore. Segundo uma lenda galesa, o Pembroke surgiu de dentro dos covis dos elfos e das fadas.

Certo dia, duas pequenas crianças cuidavam dos gados nos campos das suas famílias. De repente, avistaram dois filhotes de cachorros. As crianças acharam que eram filhotes de raposas, entretanto, acabaram notando as diferenças.

Quando os animais foram levados para casa, os pais imediatamente disseram para seus filhos que aquilo era o presente das fadas. Elas os usavam para que suas carruagens fossem puxadas.

Como prova, os pais mostraram as marcas que os Welsh Corgi Pembroke tinham nas costas. Ali era onde as selas das fadas haviam sido colocadas. As crianças se encantaram e amaram ainda mais os filhotes.

Para quem não acredita em contos de fadas, os historiadores dizem que este pet é descendente dos Vallhunds, cachorros suecos espalhados pelo mundo pelos vikings lá no século IX.

Tamanho

O Welsh Corgi Pembroke tem entre 25 a 30 cm de altura, pesando aproximadamente 14 kg.

Personalidade

Mesmo que Pembrokes ainda tenham o trabalho de pastoreio como atividade em alguns lugares, são mais comumente encontrados como pets de estimação. Esses animais se mostram sendo muito felizes, inteligentes e amorosos. No entanto, têm uma veia bem independente e teimosa às vezes. Eles são relativamente fáceis de adestrar, mas não espere que seu animal seja subserviente.

Como todos os cachorros, o Welsh Corgi Pembroke necessita de uma socialização precoce. Ele tem que ser exposto a diversas pessoas, imagens, experiências e sons diferentes desde filhote. Essa socialização auxilia na garantia de que o pet cresça se tornando um cachorrinho familiar.

Saúde do Welsh Corgi Pembroke

Os Pembrokes comumente são saudáveis. No entanto, como outras raças, estão propensos a determinadas condições em termos de saúde. Mas, nem todos eles sofrerão uma ou as demais doenças, o que não quer dizer que não é importante ficar ciente se estiver considerando ter um exemplar da raça.

  • Displasia das ancas – Esta condição é herdada. Ocorre quando o osso da coxa acaba não se encaixando confortavelmente nas articulações das ancas. Alguns cachorros demonstram dores e claudicações em uma das pernas traseiras ou em ambas, mas outros acabam não apresentando sinais externos do desconforto;
  • Catarata – Esta doença causa opacidade nas lentes do olho, resultando em visão deficiente. Os olhos do Welsh Corgi Pembroke terão uma aparência turva;
  • Astenia cutânea – A condição faz com que o tecido conjuntivo defeituoso da pele se torne frágil, solto e elástico;
  • Cistinúria É uma condição em que altos níveis de uma proteína, chamada cistina, são excretados na urina, podendo indicar formação de cálculos;
  • Epilepsia – Causa convulsões leves ou graves que podem se mostrar como um comportamento incomum, queda, membros rígidos e perda da consciência;
  • Displasia da retina – É o desenvolvimento anormal da retina. Às vezes, ela se destaca, causando cegueira.

Cuidados

Atléticos e surpreendentemente rápidos, os Welshs foram criados no intuito de pastorear. Assim, são resistentes e exigem uma boa quantidade de exercícios diários. Sendo assim, eles podem morar em quaisquer lugares, desde que sejam estimulados fisicamente.

Com as perninhas curtas e as costas longas, comumente não conseguem subir ou descer de sofás ou outras alturas modestas. A insistência a tal ato ocasiona fraturas.

Welsh Corgi Pembroke

Alimentação do Welsh Corgi Pembroke

A quantidade recomendada diária é de 1 a 2 xícaras cheias do alimento seco com boa qualidade, dividida em 2 refeições.

O Welsh Corgi Pembroke gosta de comer, ingerindo, em excesso, tudo o que se vê pela frente. Mantenha seu pet com uma boa forma regulando a sua comida. Não deixe a tigela cheia durante todo o dia, colocando o alimento apenas quando for a hora.

Cor e aparência do pelo

Pembrokes têm pelos macios, longos, sendo o excesso no peito, nas orelhas, pés e pernas. As cores são múltiplas, com os tons avermelhados, castanhos e tricolores os mais comuns.

Os cuidados são fáceis de serem mantidos, mas a queda pode ser um problema, caso não haja escovação regular. A recomendação é que o tutor escove o pet diariamente.

O banho deve ser dado somente quando necessário. Mas muitas pessoas acham que a regularidade (uma vez a cada 15 a 20 dias) também ajuda a controlar a queda de pelo pesada.

Os dentes precisam ser escovados pelo menos 2 ou 3 vezes durante a semana, evitando que tártaros e bactérias sejam acumuladas na boca. Escovações diárias são ainda melhores caso deseje prevenir as doenças gengivais, bem como o mau hálito.

Os ouvidos precisam ser verificados todas as semanas quanto às vermelhidões e maus odores. Esses são sinais de infecções. Ao fazer a verificação das orelhas do animal, limpe-as com bolas de algodão umedecidas com limpadores de ouvido com o pH equilibrado.

Outros animais e crianças

O Welsh Corgi Pembroke tem uma afinidade notável com crianças. No entanto, graças aos seus instintos de pastor, às vezes podem mordiscar tornozelos infantis. Como com todas as outras raças, é preciso ensinar os pequenos a brincar e tratar o animal com responsabilidade.

Além do mais, é preciso a supervisão de todos os tipos de interações para evitar acidentes de ordens diversas. Ensine os seus filhos a nunca se aproximarem de nenhum cão enquanto ele estiver dormindo ou comendo. Por mais carinhoso que seja, nenhum animal gosta de ser incomodado, nem mesmo o Welsh Corgi Pembroke.

Deixe seu Comentário