Raças

Welsh Corgi Cardigan: comportamento, cuidados e preço

Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan é um cão baixinho de pernas curtas que é um excelente guardião de sua família de tutores e também é muito brincalhão. Ele pode ser confundido com o Welsh Corgi Pembroke, que é outro cão da mesma família, porém existem diversas diferenças entre eles.

A principal diferença entre essas duas raças é a cauda. O Cardigan possui uma cauda longa que fica alinhada com o seu corpo e quase toca o chão enquanto o Pembroke possui apenas um rabo curtinho.

Na verdade, o nome Cardigan vem exatamente do formato de sua cauda. A cauda de um Cardigan é longa, lembrando a manga de um casaco de mesmo nome, estilo suéter.

Além disso, o Cardigan é mais corpulento e possui mais cores em sua pelagem do que o Pembroke. Quanto a personalidade, o que os diferencia é que o Cardigan é um cachorro mais reservado.

O Welsh Corgi Cardigan tinha como função principal conduzir rebanhos, mas já foi utilizado como cão de guarda e ajudante de caça. Esse esperto cãozinho auxiliava mordendo os calcanhares do gado a ser transportado e desviando de seus chutes.

A primeira mostra dessa raça ocorreu em 1925. Atualmente, o Cardigan não é tão popular quanto o seu parente Pembroke.

A aparência do Welsh Corgi Cardigan

O estilo comprido e baixinho desse cachorro já entrega: ele pertence ao grupo Teckel, o mesmo grupo do Dachshund e do Basset Hound.

Sua altura é pequena em relação ao corpo comprido que, ao final tem uma cauda que fica alinhada ao corpo, quase encostando no chão. Esse cão tem o corpo bem musculoso e a cinturinha definida. As patinhas são grandes e bem acolchoadas, para dar maior resistência a esse pastor de rebanho.

Um Welsh Corgi Cardigan pode medir até 30 cm e pesar até 17 kg. As orelhas desse cão são grandes e possuem as pontas arredondadas. Além disso, elas estão sempre erguidas, o que demonstra a sua personalidade atenta.

O Corgi pode ter o pelo de diversas cores. Seu corpo pode ser todo da mesma cor de pelagem ou pode possuir algumas manchas brancas. Porém, as manchas brancas nunca podem ser maiores do que as outras cores.

A divertida personalidade do Welsh Corgi Cardigan

A personalidade desse ágil cãozinho é bem descontraída. Ele gosta de brincadeiras e tende a latir um pouco. Além disso, ele não é muito extrovertido com quem não conhece e costuma ser bem educado.

Outra característica de sua personalidade é que ele, apesar de sociável, também é bastante independente. Sendo assim, caso você precise sair para trabalhar fora de casa, ele ficará tranquilo sozinho por curtos períodos.

Esse cachorro também é muito conhecido pelo seu asseio. É um cão que está sempre limpinho e, portanto, se você procura um cãozinho para dividir um apartamento, pode considerar essa raça pequena e asseada.

Se você possui outros animais em casa, não precisa se preocupar. O Welsh Corgi convive tranquilamente com cães e gatos. Além disso, se estiver procurando um companheiro de brincadeiras para os seus filhos, já encontrou: ele costuma ser muito paciente com crianças.

Welsh Corgi Cardigan

Cuidados gerais para o seu cão

Apesar de seu porte pequeno, um Welsh Corgi Cardigan deve fazer uma alta quantidade de atividades físicas diárias. É esperado que você o leve para uma caminhada moderada, uma trilha ou então faça muitas brincadeiras em casa.

Justamente por ser tão ativo, ele gosta de sair ao ar livre e espera que você deixe a porta do seu quintal aberta para que ele possa transitar.

Outra opção de atividade para essa raça é colocá-lo para se exercitar em esportes caninos, nos quais ele se sai muito bem.

Pelagem e cuidados gerais

A pelagem do Welsh Corgi Cardigan é bem densa e é dupla. Portanto, é necessária escovação diária para remover os pelos mortos. Aliás, ele perde muito pelo especificamente em duas épocas do ano: na primavera e no inverno. O tamanho do seu pelo pode ser curto ou médio.

Apesar desse trabalho, a pelagem do Corgi o protege da sujeira que poderia causar alergias à sua pele. Por isso, não é necessário que o seu tutor dê banhos tão frequentes no animal.

As cores dos pelos do Welsh Corgi podem ser variadas. Além disso, essa cor pode ou não ser misturada com manchas brancas.

A necessidade de adestramento do Welsh Corgi Cardigan

Apesar de já ser bem educado por natureza, o Welsh Corgi Cardigan precisa de um treinamento para deixar de lado alguns hábitos enraizados em seu instinto. Ele tem mania, por exemplo, de morder calcanhares durante brincadeiras, ser teimoso e latir para qualquer movimentação estranha.

O recomendado é que o treinamento desse companheiro se inicie com 8 a 10 semanas de vida. Quanto antes iniciar o adestramento, mais acostumado à obediência ele ficará.

Cuidados com a saúde do Corgi

Tenha muito cuidado pois esse cãozinho gosta mais de comer do que o normal. Por esse motivo, ele precisa de uma atenção extra na hora das refeições, para que não coma mais do que o necessário e fique obeso. A obesidade nessa raça, além de levar a outras doenças, aumenta a probabilidade de problemas nas articulações de seus membros curtinhos.

Devido ao seu porte físico, atividades como pular e se esforçar demais não são nada recomendadas para o Welsh Corgi Cardigan. O ideal é que você evite o máximo de esforço do seu Cardigan, colocando pequenas escadas e rampas em lugares que você já sabe que ele gosta de subir. Fazendo isso já diminui muito a necessidade de esforço e consequente desgaste nas suas articulações.

Outro problema de saúde que deve ser lembrado são os cálculos biliares e a lama biliar em cachorros. O Welsh Cardi está entre os cães que tem tendência a desenvolver essas doenças.

A expectativa de vida desse companheiro brincalhão é de até 14 anos, podendo variar de acordo com os cuidados e o estilo de vida a que for submetido. Agora que já conheceu o Welsh Corgi Cardigan, você pode acompanhar algumas raças grandes aqui no nosso site.

Deixe seu Comentário