Originalmente criado como cão de caça para lidar com grandes animais, como veados e ursos. O Weimaraner era uma raça muito procurada em sua Alemanha natal.
Hoje, esses cães elegantes, mas exigentes, ainda podem ser encontrados nos locais, como fazendas. Entretanto, também podem se tornar ótimos amigos de uma família na cidade grande.
Sua primeira aparição se deu em fotografias, calendários e livros de um fotógrafo. Ele colocava perucas, acessórios e roupas no animal, sempre deixando-o engraçado. Isso deu muito certo, já que o Weimaraner tem uma grande capacidade de assumir expressões quase humanas.
Se você está pensando em ter um animal de estimação da raça, aqui estão muito mais informações. É claro que os detalhes sobre ele irão ajudar a conhecer e decidir ou não levar um para casa.
Um pouco sobre o Weimaraner
A primeira função do Weimaraner era servir como um cão de caça geral. Entretanto, sua especialidade eram os grandes animais, como veados, ursos e lobos. À medida que as florestas da Alemanha foram sendo devastadas e essa atividade se tornou escassa, os treinadores da raça a transformaram em uma espécie de companhia.
Ele tem o nome do mesmo local alemão onde foi desenvolvido: a Corte de Weimar. Nessa província, os nobres queriam um cão com coragem, também dotado de inteligência, com boa capacidade olfativa, veloz e resistente à trilhas.
Não se sabe como eles alcançaram o cachorro dos seus sonhos, mas acredita-se que as raças criadas antes de dar origem ao Weimaraner incluem:
- Pointer Inglês;
- Pointer Alemão;
- Dogue Alemão.
História do Weimaraner
Os Weimaraners surgiram no começo do século XIX, quando foram desenvolvidos na corte de Weimar, Alemanha. Esse cachorro ficava perto dos nobres enquanto eles caminhavam em busca de caça, sendo um companheiro fiel.
Em 1897, um clube exclusivo foi criado no país alemão para manter a raça. Assim, garantiria que os criadores responsáveis supervisionassem seu desenvolvimento. Ninguém tinha permissão para comprar um Weimaraner a menos que se juntasse ao clube.
Em 1929, Howard Knight, um esportista americano, foi autorizado a ingressar no clube alemão e levar dois cães da raça para os EUA. Os alemães eram tão protetores de seus cachorros que, embora Knight prometesse proteger a pureza da raça, o clube acabou não liberando.
Knight não se intimidou, no entanto. Ele continuou trabalhando para conseguir o que queria. Finalmente, em 1938, ele adquiriu três fêmeas e um filhote macho.
Depois da Segunda Guerra Mundial, ficou difícil para a Alemanha conter a disseminação do Weimaraner. Assim, criadores de todo o mundo passaram a fazer cruzamentos para, cada vez mais, melhorar a raça em termos estéticos e de saúde.
Por que ter um cachorro da raça
- É bom cão para caça;
- Tranquilo;
- Se mostra destemido;
- Defende a família;
- É obediente.
Por que não ter um cachorro da raça
- É inquieto;
- Pode se mostrar bastante voluntarioso;
- É dominante;
- Às vezes é bem tímido;
- Pode ficar agressivo.
Mais características sobre o Weimaraner
Atividade física
A primeira coisa a saber sobre o Weimaraner é que ele é um cão para fazenda ou para casa. Ele não foi feito para a vida no canil, e também não é adequado para morar em apartamentos muito pequenos.
Este animal altamente ativo precisa de um quintal grande e seguro, onde possa correr. Além disso, precisa de uma família ativa que possa lhe proporcionar o exercício e a estimulação mental de que precisa.
Filhotes
Filhotes com bom temperamento vão se mostrar bem carentes, curiosos e espertos. Eles sempre estarão dispostos a se aproximar de qualquer pessoa, se aprenderem a conviver assim desde cedo.
Geralmente não ficam doentes, mas a alimentação e atividades devem ser monitoradas para que sejam sempre de qualidade.
Dificuldades de treinamento
Weimaraners são altamente inteligentes, mas também têm uma personalidade forte e pensam por si só. Essa combinação os torna, algumas vezes, mais difícil de adestrar.
O dono deve ser firme e consistente quando for dar os comandos, mas ao mesmo tempo deve ser gentil. O Weimaraner é bastante sensível, não respondendo bem à pessoas raivosas. Mas, preste atenção: isso não quer dizer que você não possa dizer “não” ao cachorro.
As sessões do treinamento precisam ser curtas e muito interessantes. Sempre que o animal fizer algo certo, é interessante recompensá-lo. O reforço positivo funciona sempre com a raça.
Seu porte físico
Os Weimaraners machos chegam a medir de 76 cm a 1 metro e pesam de 31 até 38 kg. As fêmeas têm entre 58 a 68 cm de altura e pesam de 25 a 32 kg.
O pelo dessa raça é curto, liso e de cor sólida, variando do cinza escuro ao cinza prateado. Contudo, pode ser encontrado com outras tonalidades também. Em geral, tem tons mais claros na cabeça e nas orelhas.
Todas as raças com orelhas pendentes tendem a ter problemas com infecções no ouvido. É preciso verificar não só essa, mas outras partes do corpo semanalmente, a fim de evitar problemas. A limpeza com produtos específicos também é indicada, lembrando sempre de usar produtos que sejam atestados por veterinários experientes.
Personalidade
O inconfundível Weimaraner é destemido, amigável, alerta e obediente. Ele tem todos os traços para ser um excelente companheiro e vigilante. Por outro lado, ele é assertivo, inteligente, inquieto e voluntarioso.
Este é um cão que vai dominar a casa se você lhe der uma chance. Ele mastiga, late, persegue gatos e rouba a comida do balcão. Se você não o socializar, é possível que esse cachorro cause muita dor de cabeça.
Agressão e timidez são falhas de temperamento que são vistas nesta raça. Isso deve ser tratado com antecedência, podendo exigir a assistência de um adestrador comportamentalista. Assim, o dono evitará problemas sérios com relação principalmente a estranhos.
Mas, o temperamento de qualquer animal, é afetado por vários fatores, incluindo:
- Hereditariedade;
- Adestramento;
- Socialização.
O Weimaraner, mesmo com algumas características não tão positivas em sua raça, pode ser um ótimo companheiro. Não se deixe levar pelo porte grande, ou o jeito espalhafatoso dele. Esse animal pode te surpreender de muitas maneiras diferentes.
Deixe seu Comentário