O Terra-nova é uma raça de grade porte e que tem animais muito fortes. Ele foi originalmente usado como um cão para trabalhos de pesca e no transporte de madeira.
Este é um cachorro que pode se dar muito bem em terra ou na água. Além disso, tem a natureza doce e receptiva, sendo também um maravilhoso companheiro para a família.
Para conhecer um pouco mais sobre esse “cachorrão”, é só continuar com a leitura do artigo abaixo.
Um pouco sobre o Terra-nova
Essa raça é realmente um cachorro doce que adora crianças. Ele é naturalmente gentil e amigável com elas, além de protetor. Os fãs do animal dizem que o Terra-nova é realmente uma babá natural.
Sendo um cão bem grande quando adulto, não é recomendado que viva em apartamentos pequenos. O melhor para seu pleno desenvolvimento é um ambiente mais espaçoso, como o quintal de uma casa.
Ele tem uma forte ética de trabalho, precisa de exercícios e estímulo mental. O treinamento contínuo e os esportes caninos são uma saída perfeita para suas habilidades.
Para manter a pelagem exuberante desse animal, ele precisa de cuidados regulares. O próprio dono pode manter uma rotina de escovação do pelo, mas isso demanda tempo por conta do tamanho.
Esse cão prospera em climas frios, embora possa se adaptar a viver em climas mais quentes, desde que tenha como se refrescar. Para protegê-lo de insolação, mantenha-o próximo a ar-condicionado ou ventiladores quando estiver muito quente.
História do Terra-nova
O Terra-nova vem da província canadense de mesmo nome. Ele trabalhou desde o início ao lado dos pescadores da região. Embora seja originário do Canadá, não se sabe sua origem real completa.
Existem três teorias de como a raça surgiu, embora, como é o caso da maioria das raças, seja difícil validar. A primeira é que ele é um cruzamento de um lobo com o Mastiff tibetano.
Outra escola de pensamento é que os vikings deixaram os cães quando visitaram o Novo Mundo em 1000 dC. Eles acaram cruzando e sendo criados com lobos nativos do leste do Canadá.
A terceira teoria é que o Terra-nova é o resultado de muitas raças europeias cruzadas nos séculos XV e XVI. Entre elas os cães: pirineus e mastins.
Ele compartilha o local de nascimento com o popular Labrador Retriever. As raças são de caráter semelhante, compartilhando a agradabilidade, a inteligência e o poder de trabalho
Por que ter um cachorro da raça
- Ele é bastante amigável;
- É uma babá canina, pois adora crianças;
- É protetor da família;
- Se mostra bem forte;
- Adora exercícios.
Por que não ter um cachorro da raça
- É muito grande;
- Baba muito;
- Precisa de grandes espaços.
Mais características sobre o Terra-nova
Atividade física
Embora relativamente quieto, este cão precisa de atividade regular. Ele não é corredor de longa distância, mas é um ótimo nadador. Assim, o dono deve analisar bem como, quando e o que fará para que o cachorro se exercite na quantidade que precisa.
Passeios de médio a longo período e atividades em parques são ideias, de preferência de 2 a 3 vezes ao dia.
Filhotes
Você precisará tomar um cuidado especial se estiver criando um filhote de Terra-nova. Como outras raças grandes, ele cresce muito rapidamente entre os 4 e os 7 meses de idade, tornando-o suscetível a distúrbios ósseos. Como um cachorrão, ele envelhece mais depressa do que os cães pequenos.
Não deixe seu filhote correr e brincar em superfícies muito duras, como pavimentos. Não o faça puxar pesos também até que tenha pelo menos 2 anos de idade e suas articulações estejam totalmente formadas.
Brincadeiras normais na grama são ótimas assim como atividades de agilidade. A natação é uma forma ideal de exercício para um filhote de Terra-nova, porque trabalha seus músculos sem o perigo de ferir suas articulações.
Dificuldades de treinamento
O treinamento deve começar no dia em que você levar seu filhote para casa. Ele geralmente gosta de agradar, então o treinamento é bastante fácil. Entretanto, fique atento com a forma como for adestrar, pois os Terra-novas são extremamente pesados e podem se machucar.
Quando se trata de adestramento, você terá um cachorro nota 10. Ele aprende rapidamente e há pouco que esse cão não pode fazer.
Seu porte físico
Os machos têm mais de 70 cm de altura e pesam de 59 a 70 kg. As fêmeas têm de 55 a 60 cm e pesam de 45 a 57 kg.
O Terra-nova tem uma pelagem dupla e resistente à água. A camada externa do pelo é grossa e longa, e o subpelo é macio e denso. A queda é moderada e a maior parte ocorre principalmente na primavera e no outono.
Esse cachorro pode ser visto em várias cores, incluindo:
- Preto sólido;
- Marrom;
- Cinza;
- Branco com manchas pretas.
Essa exuberância na pelagem requer escovação de 2 a 3 vezes por semana. O banho deve ser dado conforme necessário, a cada 1 a 2 meses.
Personalidade
O Terra-nova é conhecido por sua doce disposição. Ele é como um grande e adorável urso de pelúcia. Adora crianças, é inteligente e tem como objetivo agradar. Ele é mais feliz quando está com sua família e não deve ser deixado sozinho por longos períodos de tempo ou ser banido para o quintal ou um canil.
Como todo cachorro, essa raça precisa de socialização precoce. Como é muito peludo e grande, esse cão pode se tornar bem desajeitado se não for totalmente educado.
Todos os cães têm potencial para heroísmo, sendo que esse é um ponto naturalmente forte deles. Há muitos relatos dos Terra-nova resgatando pessoas das águas frias do Atlântico após um naufrágio ou arrancando crianças de águas geladas bem a tempo.
Ele é também especialmente hábil em fazer sujeira e espalhar detritos por toda a casa. Você precisará manter um pouco de higiene para minimizar os danos, sem contar com a baba. Esse canzarrão baba demais e, com isso, vai acabar molhando o local onde estiver.
Independentemente do propósito do Terra-nova em sua vida, seja para trabalhar ou para companhia, sem dúvida ele vai tomar seu coração.
Deixe seu Comentário