Embora tenham sido criados na Grã-Bretanha no século XIX com o intuito de serem um cão pequeno, de luta, essa fase já passou. A raça de cães Staffordshire Bull Terrier de hoje em dia é um excelente companheiro, conhecido por sua coragem, inteligência e paixão por crianças.
O Staffordshire é um cachorro imponente por conta do seu corpo forte e musculoso, olhar intenso e postura poderosa. Muitos se interessam por ele porque parece um animal sério, mas ficam surpresos ao saber que esse animal é um companheiro sensível e amoroso.
Para entender mais dessa “dupla personalidade” é só continuar com a leitura das informações abaixo.
Um pouco sobre o Staffordshire Bull Terrier
Os fãs de animais caninos adoram o Staffordshire Bull Terrier por seu pequeno tamanho, pelo curto e facinho de cuidar. Além disso, a sua dinâmica personalidade gentil atrai quem procura por um cachorrinho de estimação.
Com a cabeça curta e alargada, bem como o corpo cheio de músculo, ele parece com outras raças, tais como:
No entanto, esse é um tipo que possui características físicas diferenciadas que a separa dos outros, incluindo tamanhos e formatos da orelha.
O Stafford Bull Terrier é reconhecido pelo seu amor por pessoas e a confiabilidade. Seu maior gosto é ficar com sua família humana, seja no sofá assistindo tv, indo fazer compras, caminhadas ou participando de atividades de agilidade e obediência.
É preciso que o dono ofereça ao seu cão energético e atlético uma vigorosa caminhada diária, bem como atenção durante seu tempo inativo. Ele detesta ser deixado de lado. Os Staffordshire Bull Terriers não agradam de ficarem presos em um ambiente pequeno.
Os Staffordshire têm uma forte tendência a caçar. Não é à toa que ele sai correndo atrás de pequenos animais em sua vizinhança, incluindo gatos.
Por conta dessa vivacidade, esses cachorros sentir um limiar alto de dor, se machucando sem nenhum sinal externo. A única indicação que dão é um choramingo tristonho. Dessa forma, é importante que os donos fiquem de olho e verifiquem se não há ferimentos e luxações no animal. Essa ação pode ser executada quando forem fazer a higiene periódica.
História do Staffordshire Bull Terrier
O Staffordshire Bull Terrier faz o compartilhamento do ancestral com a raça Bull Terrier: os Bulldogs. Esse cão foi criado lá no século XIX, com o intuito de ser um pouco menor, bem como mais rápido para vencer nos ringues de luta. Entretanto, ele também deveria ser amigável e gentil com humanos.
É muito provável que tenha sido desenvolvido pelo cruzamento do Manchester Terrier com o Bulldog. A cruzada foi evoluindo para a raça que temos hoje em dia.
Atualmente, o Stafford está no 85º lugar de 157 raças reconhecidas internacionalmente como mais populares. São animais excelentes que tratam realmente de incorporar a descrição de “um ótimo amigo dos homens”. Muitos entusiastas acreditam que têm um dos tesouros mais valiosos do mundo canino.
Por que ter um cachorro da raça
- É fiel;
- É carinhoso com humanos;
- Se adapta a vários tipos de residência;
- Adora crianças.
Por que não ter um cachorro da raça
- Tem a fama de ser agressivo;
- Requer atenção;
- Pode não gostar dos demais animais.
Mais características sobre o Staffordshire Bull Terrier
Apelidado de babá, os Staffords são apreciados pela paciência com crianças. Mas, mesmo assim, não podem ser deixados sozinhos com os pequenos, pois corre o risco de derrubar os pequenos sem querer.
Nem sempre ele é amigável com os outros cães desconhecidos. Por que? Porque há uma reminiscência da origem como animal de luta. Isso exigia que fosse bravo com animais, mas dócil com treinadores humanos.
É preciso lembrar que algumas localidades restringem a propriedade de raças do tipo, uma vez que supostamente podem ser agressivos. Certifique-se de que esse não é o caso antes de levar um Stafford Bull terrier para casa.
Para quem tem um entendimento da sua sensibilidade, é possível oferecer uma liderança firme e paciente. Assim sendo, o cachorro será um dos maiores companheiros do mundo.
Atividade física
O Staffordshire Bull Terrier é um cachorro de companhia, se saindo bem em todos os tipos de casa, mas desde que se exercite diariamente. Ele deve morar na parte interna da residência, acessando o quintal cercado com toda segurança.
Como são os terriers, o Stafford adora escavar, por isso é importante ter um reforço nas cercas. Sem contar que, se ele fizer muitas atividades físicas diurnas, além de não ter tempo, ainda gastará a energia e não fará coisas erradas.
Filhotes
Os filhotes da raça são bem mais espertos e ativos do que se imagina. Eles necessitam de atenção redobrada não só por conta de carinho, mas para não fazerem bagunças. Assim, podem ser extremamente fofos, porém, ao mesmo tempo, bastante destrutivos. Daí se dá a importância da supervisão de perto.
Em geral, têm boa saúde, desde que adquiridos de criadores responsáveis e que prezem pela integridade da raça.
Dificuldades de treinamento
Por conta da sua personalidade teimosa, é um pouco difícil adestrar o seu cachorrinho. Assim, a ajuda de um profissional se faz necessária em alguns casos.
Seu porte físico
Staffords têm entre 36 a 41 cm, com machos mais altos, pesando de 13 a 17 kg, e as fêmeas chegando aos 15 kg.
Personalidade
Essa raça não se mostra tímida ou grosseira, pelo contrário. Ele é entusiasmado com todas as coisas que faz. Permanece sempre alerta, mesmo estando em repouso. Seu temperamento é descrito com a resistência, a coragem e tenacidade (teimosia), além da curiosidade.
Esse cão ama as pessoas, fazendo dele o cuidador nato da sua família. No entanto, é pouco provável que proteja suas propriedades. Como é um cachorro muito interessado e atencioso com as pessoas, sempre alertará sobre a presença dos visitantes, indesejados e desejados.
O Staffordshire Bull Terrier é o tipo de cachorro peculiar, que necessita de atenção e cuidados. Portanto, todo possível dono deve pensar bem antes de ter um. Mas se o fizer, certamente terá um animal muito amável.
Deixe seu Comentário