O Spitz Japonês é um dos cães mais recentes a serem admitidos como cachorros de raça. Ele não tem nem 100 anos de idade, mas já se mostra extremamente popular. Isso porque é inteligente e muito feliz quando bem tratado.
Conhecido por alguns por causa de sua bela aparência branca, essa raça canina foi vista em 1920 pela primeira vez. Um cão sempre esquivo, fica muitas vezes desconfiado de novidades. Assim, comumente é ofuscado por cães spitz semelhantes, tal como o Samoieda.
Mas, para que seja possível conhecer mais dessa graça de cachorro, que pode viver por muitos anos ao seu lado, não abandone a leitura!
Um pouco sobre o Spitz Japonês
Conhecido como cão das nuvens, o Spitz é um cão branco, de pequeno e médio porte, desenvolvido para ser um animal de companhia. Muito fofo, com uma pelagem grossa, é daqueles animais que dá vontade de permanecer agarrado.
E, por mais seja peludo, essa raça é realmente uma das que não necessitam de demasiada manutenção. Você deve apenas impedir que seu pelo fique embaraçado, escovando de 1 a 3 vezes durante a semana. Aumente para uma escovação diária quando for a época de troca de pelagem (que ocorre em dois momentos em um ano).
Estes cães não devem tomar banho com frequência por conta do seu tipo de pele sensível. Tomar banho irá remover os óleos essenciais e secar a pele. A sorte é que seu pelo não retém realmente o cheiro de sujeira.
História do Spitz Japonês
O Spitz Japonês fez sua primeira aparição em público em um tipo de exposição canina em Tóquio, no ano de 1921. Os primeiros cachorros da raça tinham descendência vinda dos diversos cães spitz brancos e alemães que foram levados da China para o país japonês.
Nos anos que se seguiram, animais parecidos foram importados dos quatro cantos do mundo. Assim, cruzaram entre si para produzir as características que mais eram desejáveis em uma raça emergente. Até a Segunda Guerra, os criadores não pararam de aperfeiçoar esses pequeninhos, sendo os Spitzs finalmente reconhecidos como raça pura.
Nos anos 1950, eles foram levados para a Suécia, em seguida para a Inglaterra e, consequentemente, para outros países. A raça ainda continua a crescer em popularidade, sendo a escolha perfeita para apartamentos.
Por que ter um cachorro da raça
- Ele é fofo;
- É bem dócil;
- Fica bem em apartamentos;
- Não requer muita manutenção;
- É amigável.
Por que não ter um cachorro da raça
- Latem alto;
- Não gostam de permanecer sozinhos;
- Podem se tornar destrutivos se ociosos.
Mais características sobre o Spitz Japonês
O Spitz Japonês tem pouca necessidade de higiene, apesar dos seus lindos pelos brancos. Essa abundante pelagem, por mais incrível que pareça, repele boa parte da sujeira e dos detritos. Ele raramente precisa de banho, pois não tem cheiro de cachorro.
Apesar de ter aparência semelhante às raças Lulu da Pomerânia e Samoieda, os Spitzs têm latidos mais altos e estridentes. Sem contar que são reconhecidos pela natureza destemida, especialmente se forem proteger a família humana.
Embora eles fiquem bem em apartamentos, não gostam da ausência total de pessoas por grandes períodos de tempo. Isso os deixa estressados e sofrendo de ansiedade de separação.
Atividade física
Cachorros desta raça se adaptam perfeitamente à vida em espaços mínimos, tendo necessidade de exercício baixa a moderada. Ao menos uma pequena caminhada diária deve mantê-los bem e evitar o estresse.
A tendência destrutiva também pode ser eliminada com atividades diversas, como no caso de todos os tipos de raças. Se qualquer animal ficar confinado por um grande período sem exercício físico e mental, pode “surtar”.
Filhotes
Com a natureza divertida e gentil, o Spitz Japonês é ótimo com crianças. Seu tamanho pequeno também quer dizer que é pouco provável que ele derrube acidentalmente um bebê ou brinque com estupidez. Esse animal sempre se mostrará um companheiro protetor e amoroso.
Com relação aos outros animais, o Spitz também tende a se dar muito bem com eles, uma vez que não é naturalmente agressivo. Entretanto, é importante o acompanhamento do treinamento para socialização, que garante que ele permaneça confortável quando da presença de amigos novos de quatro patas.
Dificuldades de treinamento
O Spitz Japonês é bastante inteligente e esperto. Não apresenta graves condutas de desobediência, assim, seu adestramento não é tão difícil como é com outras muitas raças.
Entretanto, o treinamento antecipado, desde filhote, surtirá maiores efeitos do que se o animal já for mais velho.
Seu porte físico
O Spitz Japonês é como nuvens fofinhas que latem! Ele tem uma enorme pelagem branca e gostosa de acariciar. O padrão da raça estabelecido internacionalmente a descreve como de porte pequeno a médio, com um focinho largo e pontudo. Suas orelhas triangulares e uma cauda grande que se enrola nas costas são mais algumas de suas características marcantes.
Os Spitzs geralmente medem entre 30 até 40 cm de altura e pesam entre 30 até 40 kg. Mas, algo a se ressaltar sobre esse animal é sua longevidade. Normalmente, um cão desses é muito saudável, alcançando a expectativa de vida de 10 até 16 anos. Entretanto, existem inúmeros relatos de donos que tiveram seus animaizinhos por bem mais tempo em suas companhias. Isso o torna uma das raças caninas que tem a vida mais longa.
Personalidade
O Sptiz Japonês é bem apreciado por seu temperamento maravilhoso. Ele é muito familiar e tem o espírito brincalhão. Esses cachorros adoram ter atenção, não respondendo bem ao serem deixados sozinhos ou ignorados.
Os animais dessa raça são comumente conhecidos pela sua grande coragem e proteção. Eles latem (e muito), surpreendentemente alto, para os estranhos que entram no seu território. Entretanto, após o período de tensão inicial, os cachorrinhos se acalmem, caso os humanos no qual confiam os tranquilizarem.
Algumas de suas outras qualidades é a fidelidade, a obediência e a afetuosidade. Todas essas são palavras capazes de descrever com precisão a personalidade dos Spitzs. É isso o que contribui para seu crescimento contínuo em popularidade.
Se você procura um cachorrinho dócil, bem fofo, para ficar de dengo no colo assistindo televisão, encontrou a raça certa. O Spitz Japonês faz muito esse estilo
Deixe seu Comentário