Ter um cãozinho da raça Shih Tzu é ganhar um amiguinho para o resto da vida. Ele é fofo e muito bonito, por causa dos seus pelos longos. É um cachorro que ama a sua família a principalmente o seu dono, aliás, ama receber carinhos na barriga. Para viver bem, não precisa de muito espaço, podendo viver tranquilamente em locais pequenos. Logicamente que isso não é uma regra, se você tem uma casa grande e quer enche-la de cachorros dessa raça, fique à vontade.
As características que mais encantam nessa raça são a sua versatilidade em se adaptar em qualquer ambiente e também seu alto grau de fofice. Por não precisa de tanto espaço assim para viver, se tornou o cãozinho preferido de quem tem apartamento.
Quem quer ter um cãozinho companheiro, o Shih Tzu é uma excelente opção. Sem dúvidas você vai se surpreender com tanto amor.
Condições e características físicas do Shih Tzu
Com a síndrome braquicefálica, o Shih Tzu possui o focinho com um aspecto mais achatado, isso resulta em ter menos fôlego nas atividades mais intensas. Em temperaturas mais extremas, como o frio intenso, o calor ou a umidade excessiva, os cãezinhos dessa raça sofrem muito. A probabilidade de terem uma piora na respiração é quase certa.
Esse cachorrinho não possui muita força no seu corpo, além de tudo isso, não possui muita energia para gastar, isso significa que os exercícios não precisam ser tão intensos assim. Mas, tome cuidado para ele não se tornar sedentário.
A popularidade da sua aparência é o mais chama a atenção das pessoas. Detalhes no rosto e na pelagem sempre foram determinantes para torna-lo uma raça com um brilho próprio. A coloração dos pelos pode variar entre o branco, preto e marrom. Porém o branco é o mais popular entre eles.
O Shih Tzu tem um porte físico mais robusto, mas comprido. Tanto a sua cabeça, como a sua cauda são empinadas, o que dão um ar de extrema confiança ao cachorrinho. Os pelos são bem mais longos no topo do corpo e densos na parte debaixo dele. Os seus olhos bem arredondados e grandes encantam qualquer dono ou tutor.
Conheça algumas condições físicas importantes
- Expectativa de vida: 13 anos;
- Média de altura: 30 centímetros;
- Média de peso: 10 quilos.
Características da sua personalidade
Se você pensa em ter um cãozinho cheio de energia, extrovertido e alegre, o Shih Tzu é o mais indicado. Ele é aquele cachorro que gosta de ficar no colo recebendo carinho do seu dono. Aliás, ele se apega a todos os membros da família, principalmente se sentir acolhido na casa.
Mas nem tudo são rosas quando se trata de um cãozinho tão cheio de energia como esse, em muitas ocasiões pode ser bem teimoso, levando seus donos à loucura, pois não obedecem de jeito nenhum. Por isso, coloca-los desde filhotes em programas de adestramento é o mais aconselhável. Pois, eles aprendem desde novinhos como funciona a hierarquia na casa onde vivem.
Como é a convivência com essa raça?
A raça Shih Tzu é bem apegada, acho que já deu para perceber, não é mesmo? Sendo assim, eles não são muito indicados para as pessoas que passam pouco tempo em casa. Eles não gostam de ficar sozinhos, podendo acarretar uma série de problemas emocionais se isso acontecer com eles, por períodos longos de tempo.
São cachorros fáceis de conviver, tanto com adultos, quanto com crianças. Os pais devem orientar as suas crianças quando for brincar com um cachorro desses, pois são sensíveis e não podem ser pegos de qualquer maneira. Outro detalhe, lembra que a respiração é bem sensível nessa raça? Então esqueça as brincadeiras mais intensas, onde tenha que correr muito, eles perderão o fôlego rapidamente.
Processo de socialização
Seu sentido de alerta é muito aguçado, significando episódios de latidos contínuos para qualquer tipo de situação. Aulas de adestramento são excelentes para o aprendizado, nesses casos de latidos descontrolados.
São cachorros que podem se socializar facilmente e quase que por instinto. Com outra raça, geralmente vai ser mais dócil, porém o processo de habituação deve ser realizado ainda quando for filhote.
Cuidados com a saúde e higiene do seu cãozinho Shih Tzu
1 – Sempre escove os pelos do seu Shih Tzu
Cachorros pequenos com pelos longos precisam de um cuidado muito maior em relação aos seus pelos. Portanto é muito importante que o seu dono tome todos esses cuidados com escovação diariamente, para que os pelos mortos sejam removidos.
Normalmente, é uma raça que não solta muitos pelos, mas quando atingem a maturidade, as quedas de pelos podem acontecer com mais frequência. Isso acontece porque é uma troca dos pelos mais novinhos para os pelos de um adulto.
Importância da higiene
Ter um Shih Tzu é sinônimo de banhos semanalmente. Dê sempre preferência aos produtos específicos para essa raça. Consultar um Veterinário pode ser ótimo, pois ele saberá te orientar melhor sobre qual produto comprar.
Não aplique de maneira nenhuma os produtos de higiene humana, pois eles podem provocar uma alergia irreversível nos pelos do seu cachorrinho.
2 – Cuidados com os dentes
Os dentes da parte debaixo do Shih Tzu são os que mais se destacam em sua carinha. Por conta dessa proeminência, os cuidados com a higiene devem ser reforçados, para que se mantenham saudáveis e longe de doenças. Esse hábito de escovar os dentinhos do dog, afasta qualquer surgimento de doenças como o tártaro e as infecções bucais. Além de tudo isso, o mau hálito é combatido.
3 – Cuidados com as unhas
O tamanho das unhas devem estar sempre curtas para que ele não se machuque, ainda mais se não existe a possibilidade de ele desgastá-la naturalmente com as atividades e brincadeiras. Se precisar aparar e você estiver com medo, basta procurar um médico Veterinário.
Aliás é muito importante frisar que as consultas do seu Shih Tzu ao médico Veterinário devem ser frequentes. Somente esse profissional poderá examinar o seu amiguinho corretamente e ainda indicar os melhores tratamentos, alimentos e quando necessário, medicamentos. Cuide do seu amigo para que ele tenha uma vida saudável e sem complicações.
Deixe seu Comentário