Conhecido por seu rico pelo de cor bege ou marrom e sua natureza inquisidora, o Setter Irlandês se mostra como um talentoso cão caçador. Esta raça é amigável, mas travessa, ousada e leal. Ela sempre se sai bem em muitos esportes e outras atividades caninas cansativas.
O Setter é um animal de médio a grande porte com energia ilimitada que também tem amor ilimitado para dar. Carinhoso com a família, ele se dá bem como membro de qualquer “clã”.
Se você está considerando a raça, certifique-se de atender às altas exigências de exercícios. Sem contar com o cuidado especial com a pelagem. Caso queira saber mais, continue a leitura a seguir.
Um pouco sobre o Setter Irlandês
Higiene é uma palavra-chave para cachorros dessa raça. O pelo deve ser verificado diariamente quanto a embolados e sujeitas. Além disso, deve ser escovado de duas a 3 vezes na semana.
Esse animal ainda é próximo das suas raízes caçadoras e exige espaço para se movimentar ou passeios constantes. Amante de boas corridas, treinamentos desde cedo são importantes.
Apesar de serem cães inteligentes, é necessário ter paciência e mão firme para adestrar os Setters. A disciplina, aliada a brincadeiras, transforma grande parte dos bichinhos em membros super bem-comportados de uma família.
Contudo, não confie no Setter Irlandês caso queira que ele vigie a casa, embora ele possa alarmar estranhos com latidos. Esse cão tende a se tornar cada vez mais amigável e a criar laços com pessoas de todas as idades. Mas, os tutores devem ser atentos com as crianças, pois o animal é grande e pode ser indisciplinado.
História do Setter Irlandês
Os Setters Irlandeses provavelmente são descendentes dos de origem inglesa. Os caçadores da região queriam e necessitavam de um animal que trabalhasse rápido, com um nariz aguçado. Sua cor vermelha brilhante era bem fácil de esconder entre as paisagens.
Inicialmente, esses cães eram vermelhos e brancos, mas então surgiu um animal totalmente vermelho. Há especulações sobre a influência do Pointer na criação do Setter Irlandês, mas a maioria dos criadores o nega.
Por que ter um cachorro da raça
- Muito amoroso;
- Bem ativo e esperto;
- É um bom cão de guarda;
- É bastante inteligente.
Por que não ter um cachorro da raça
- Pode sofrer de ansiedade da separação;
- Se não treinado, pode ser muito desobediente;
- Se distrai facilmente;
- Pode latir muito.
Mais características sobre o Setter Irlandês
Atividade física
O Setter Irlandês é uma raça muito inteligente, embora o treinamento às vezes seja difícil. Esses cães são pensadores independentes e ficam entediados com muita rapidez. Então, é preciso manter um treinamento contínuo e exercícios diários.
Você também deve saber que, uma vez que esse cachorro aprende alguma coisa, é difícil mudar sua postura. Portanto, treine-o adequadamente na primeira vez. Esta raça responde bem ao reforço positivo, mas não suporta grosseria.
O adestramento em casa é geralmente fácil, desde que você ofereça muitas oportunidades para o animal sair. Manter um horário de alimentação consistente também é essencial.
Filhotes
O temperamento e saúde dos filhotes são afetados por vários fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Os pequenos com bom humor são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas.
Caso realmente esteja interessado em um Setter Irlandês, escolha o filhote do mais esperto. Jamais leve para casa aquele que está escondido no canto sem ter certeza de que não está doente.
Sempre procure conhecer pelo menos um dos pais (geralmente é a mãe que está disponível). Isso garante que o animalzinho tenha boa saúde e bom comportamento quando for para o novo lar. Conhecer irmãos ou outros parentes também é útil para avaliar como será um filhote quando crescer.
Como todos os cães, os Setters Irlandeses precisam de socialização precoce (exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes) quando pequenos. A socialização auxilia na garantia de que seu filhotinho cresça e se torne um cão feliz.
Dificuldades de treinamento
Desenvolvido principalmente como cão para caça, o Setter Irlandês é uma raça de alta energia. Estes cachorros gostam de trabalhar e têm excelente resistência no campo.
Eles exigem pelo menos uma hora de caminhada todos os dias e apreciarão ter um quintal grande para brincar. A falta de exercício para o animal pode resultar em hiperatividade e comportamento destrutivo.
Em geral, esta raça não deve ser deixada sozinha por longos períodos de tempo, mesmo com atividades suficientes. Esses cães geralmente levam três anos para atingir a maturidade, assim, se torna tão importante o adestramento.
Os tutores devem estar preparados para dar todo esse suporte ao filhote logo quando ele for para casa. É essencial adestrar para diminuir a energia do cachorro enquanto ele ainda está em desenvolvimento. Apenas tome cuidado para não exercitar o pequeno com muito rigor, pois isso pode causar um esforço excessivo nos ossos e articulações, aumentando o risco de doenças osteomusculares quando adulto.
Seu porte físico
Os Setters Irlandeses são cachorros de tamanho variável entre médio e grande porte. Eles têm a altura entre 63 a 68 cm e 27 a 32 kg de peso. Eles têm uma aparência alta e elegante, tendo as pernas bastante longas e um pescoço também alongado.
Uma característica peculiar desse animal é, naturalmente, a pelagem, variando de marrom profundo a vermelho claro. Os pelos são planos e razoavelmente retos, com comprimento médio. Pelos mais compridos são encontrados na parte traseira das patas, no peito e pendurados no rabo.
A impressão geral que se tem dos Setters Irlandeses é de elegância e glamour. Contudo, os lábios são frequentemente um tanto pendentes, o que permite que ele babe. Este não é um cachorro que tende a adoecer, vivendo em boas condições por até 14 anos.
Personalidade
Enquanto eles são reconhecidos pela aparência deslumbrante, também são cães com atitudes “arriscadas”. Eles se mostram bem atrevidos, animados, inteligentes, com um grande teor de malícia. Assim, é necessário cuidado redobrado em determinadas situações.
É preciso lembrar sempre que são cães para caça, criados com a intenção de correr por muito tempo em terrenos acidentados. Eles, em geral, são tranquilos, mas, se deixados de lado, passam a correr sozinhos, sendo mastigadores insistentes e com um latido insuportável, por vezes.
Os animais dessa raça não dão trabalho com pessoas e outros bichos, contudo é preciso se lembrar socializa-los o mais rápido possível. Isso porque são caçadores e podem pegar criaturas menores por instinto.
Se você queria um animalzinho como o Setter Irlandês e ainda tinha dúvidas, provavelmente essas informações te ajudaram. Escolha bem o seu filhote ou cachorro adulto e boa sorte.
Deixe seu Comentário