O Samoieda pode ser considerado um lindo cachorro peculiar. Originalmente, o animal era usado na área norte da Rússia como cão de trenó ou como auxiliar nas diversas funções de caça. Mas, hoje em dia, a situação é bem diferente.
Esse animal é um típico cão Spitz ártico, de cor branca e aparência elegante. É ágil, bastante ativo, forte, extremamente resistente ao frio. Demonstra dignidade, graça e segurança.
Os olhos desses cães são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e estado de alerta sempre. Esta raça possui uma belíssima pelagem longa, de cor branca ou creme.
Um pouco sobre o Samoieda
Os Samoiedas são essencialmente cães espetaculares nos trabalhos que precisem de força, agilidade e graciosidade. Como sua origem se dá normalmente nos climas frios, seu pelo é pesado e resistente às geadas e inverno intenso.
O corpo não é longo, mas musculoso, permitindo a liberdade de movimentos com um peito profundo e costelas bem desenhadas. O pescoço forte e arqueado é perfeito para a frente reta e os lombos excepcionalmente fortes. Tanto os machos quanto as fêmeas são capazes de uma grande resistência.
História do Samoieda
Samoiedo (ou Samoieda) em russo significa Samoiedskaïa Sabaka. Essa é uma raça de cães que se originou na parte norte do país russo, mais especificamente na Sibéria.
Segundo pesquisas, esta é uma raça bem antiga, uma vez que descende dos animais que acompanharam a migração da tribo dos Samoiedos, daí o seu nome. Esse povo vivia na Sibéria, tendo origem remontada na Pré-História.
Apesar de ter sido domesticado, o cachorro ainda cumpre com maestria as suas funções originais e bem úteis. Nunca, em sua história, ouviu-se notícias de um cão da espécie agressivo. Por isso é que os Samoiedos os usavam como animal de pastoreio e companhia, e não de guarda.
Uma curiosidade que vem de tempos atrás é o fato do Samoieda parecer que está sorrindo. É possível colher relatos de cada década com tutores contando que, ao fazer pose para foto, o animal parecia gargalhar. Não é à toa que ele se adapta bem com animais e crianças, sendo brincalhões da idade de filhote até mais velhos.
Os Samoiedas chegaram ao ocidente por volta dos anos 1889. Foi quando os primeiros animais viajaram com seus tutores para a Inglaterra. Entretanto, o padrão primórdio da raça teve seu registro feito somente no ano de 1909.
Por que ter um cachorro da raça
- O Samoieda se mostra alerta, inteligente, ágil, mas também bastante curioso;
- O seu instinto de caçador é bem leve;
- Não é tímido, mas também não é agressivo;
- Sociável, mas não pode ser utilizado como cãozinho de guarda;
- Tem um ótimo relacionamento com humanos, sejam crianças ou pessoas mais velhas;
- São cachorros independentes e inteligentes, dando e aguardando carinho em grande escala.
Por que não ter um cachorro da raça
- É muito calorento;
- Não é fácil de treinar;
- Precisa de muitos exercícios, mas com atividades variadas;
- Os pelos são muito volumosos, precisando de muita atenção por parte do tutor.
Mais características sobre o Samoieda
Atividade física
Primordialmente, caso você queira adquirir um Samoieda e não tiver tempo livre executar atividades físicas com ele todos os dias, vai ter problemas. Os exercícios devem ser diários, por isso, os Dog Walkers (ou passeadores de cães profissionais) comumente são contratados.
É imprescindível fazer os animais da raça gastarem suas energias de forma eficaz. Nada de um simples passeio até a esquina (a não ser que a esquina seja bem distante). Do contrário, a falta de esforços interferirá diretamente na personalidade e temperamento do cachorro.
Lembre-se sempre que esses são cães bastante ativos que precisam gastar toda a sua energia. Ajudá-los nesse quesito é imprescindível caso os tutores não queiram gastar com móveis ou sapatos novos.
Filhotes
A infância desses animais de estimação se mostra como a fase em que eles requerem mais atenção e determinados cuidados específicos. E não se assuste se tiver que ir alterando a rotina e as coisas dentro de casa antes mesmo que o cachorro entre para o clã da família.
É preciso adaptar todo o ambiente, colocando proteções contra os vários tipos de acidentes nos batentes e escadas. Preste atenção também nos detalhes: o mais seu mais novo amigo precisará de um enxoval, com acessórios e brinquedos que o acompanharão ao longo de sua vida.
Dificuldades de treinamento
Os Samoiedas não são as melhores escolhas para quem é marinheiro de primeira viagem em termos de criação de animais. Isso porque, mesmo sendo seres inteligentes e bastante rápidos nos aprendizados, pode ser um tremendo desafio o seu treinamento.
Eles sempre mantiveram e vão manter um independente forte, o que dificulta o adestramento de qualquer membro da raça. Mas isso não é motivo para desistir, pois o Samoieda necessita saber qual é seu lugar dentro da “matilha”. Ou seja, ele precisa saber quem é alfa na família para ser um animal verdadeiramente feliz, bem equilibrado e obediente.
Seu porte físico
Classificados como cachorros para trabalho pesado por conta de sue grande porte, não são indicados para companhia. Tampouco, podem viver dentro de espaços pequenos, como quitinetes.
Os machos tendem a pesar aproximadamente de 20 kg até 30 kg. Já uma fêmea alcança a marca entre 16 até 20 kg. Quando à altura, os “meninos” têm entre 53 e 60 cm, já as meninas têm entre 48 até 53 cm de altura.
Uma boa notícia é que esses queridos peludos de cor branca e creme, podem viver em companhia de seus tutores por até 13 anos.
Personalidade
O cachorro dessa raça se dá bem com indivíduos de todas as idades, sejam eles crianças ou adultos. No entanto, tal como precisa ser feito com todo tipo de animal, a interação dos pequenos com os cães precisa de uma supervisão adulta para que tudo fique na mais perfeita segurança.
A raça se mostra também bastante simpática com os visitantes, sendo confiáveis até mesmo com os estranhos. Tanto por isso, adotar ou comprar uma espécie dessas para ser cão de guarda pode ser uma ideia nada interessante.
O porte elegante sempre foi a característica mais marcante dos Samoiedas, mas não é para menos. Afinal, trata-se da categoria Spitz Ártico. Isso significa que é pertencente a um tipo de cão que carrega alguns traços de lobos.
Em suma, ter um Samoieda em casa pode ser algo trabalhoso, mas certamente é recompensador. Acrescente essa raça na sua lista de possibilidades.
Deixe seu Comentário