Raças

Saiba aqui tudo sobre Rottweiler

Rottweiler

Quem vê cara, não vê coração! Essa expressão é bem antiga e resume perfeitamente um cãozinho da raça Rottweiler. Quando cães dessa raça são bem educados, aquela imagem de nervosismo e cachorro apenas para proteção vai sumir. No texto de hoje você vai saber tudo sobre Rottweiler, podendo inclusive escolher o seu!

Nem todas as raças de cachorros levam a fama de bonzinhos, muitos infelizmente acabaram sendo taxados de cachorros agressivos, de ataque e proteção, etc. Isso aconteceu com a raça dos Rottweilers, Pit Bulls, por exemplo!

Esses inclusive foram adquiridos exclusivamente para protegerem a casa e o ambiente. Papel que cumprem perfeitamente quando são educados para isso.

Mas, eles não são exclusivamente de ataque!

Se os cachorros dessas raças forem educados com amor e carinho, sem dúvidas retribuirão, podendo conviver de maneira harmônica com toda a família ou comunidade.

No texto de hoje você vai conhecer tudo sobre Rottweiler e sem dúvidas, qualquer má impressão que você tem dessa raça vai deixar de existir. Boa leitura!

Quais as condições físicas de um Rottweiler?

Saber tudo sobre Rottweiler inclui também saber sobre a sua saúde, condições físicas, expectativa de vida, entre outras características importantes.

Altamente resistentes para o trabalho mais forçado, os cães dessa raça também são territorialistas e ativos. Por isso, é muito comum vê-los como companheiros de policiais, competidores e outros serviços mais voltados a eles.

Os cachorros da raça Rottweiler são grandes e é normal comerem muito. Por isso, é muito importante que o seu cuidador ou tutor determine a quantidade de ração mais adequada para o seu tamanho. Os passeios diários são fundamentais para que não ocorra a incidência de sobrepeso.

Ter um adestrador que lhe dê atividades de inteligência é excelente para os cachorros dessa raça, pois assim, o tédio é evitado. Aliás, evitar o tédio é uma das primeiras medidas que deve ser tomada pelo cuidador ou tutor.

A expectativa de vida de um Rottweiler é de aproximadamente 10 anos, é um cachorro que não cresce muito, podendo chegar a até 68 centímetros. É um cachorro pesado, então é comum encontrar alguns com mais de 50 kgs.

Entenda tudo sobre Rottweiler, história e origem!

Quando se pesquisa tudo sobre Rottweiler, a principal dúvida que as pessoas tem é sobre a sua origem. Afinal de contas, de onde surgiu essa raça?

Existem muitas controvérsias sobre a origem dessa raça. O que se sabe até então é que ela surgiu na Alemanha e a sua descendência para alguns especialistas é dos Boiadeiros da Baviera. Outra teoria aponta que o surgimento dessa raça se deu após o cruzamento do Pastor Alemão com o Baviera.

Já outras teorias afirmam que o surgimento da raça aconteceu com o cruzamento entre o Mastim e o Pastor Alemão.

Rottweiler

Como surgiu o nome Rottweiler?

O surgimento e origem do nome se deu por conta do trabalho que os cães da raça tinham na cidade de Rottweil, localizada na Alemanha.

Os cães puxavam os carrinhos de carne, nesse local que era o polo dos açougueiros. Logo começou a ser chamado de Rottweiler Metzgerhund ou simplesmente cão açougueiro.

Conhecido como cão de guerra

O exército alemão aproveitou essa força e vigor que a raça tinha e começou a utilizá-lo como cão protetor do exército alemão. Por isso, grandes quantidades de cachorros foram levados para as duas Grandes Guerras. O reconhecimento da raça aconteceu apenas 21 anos depois, quando se findou a Segunda Guerra Mundial.

O trabalhador e pastoreiro

Uma das características que pode ser destacada é a sua forte ligação ao trabalho. Além disso, o seu vigor e força foram reconhecidos pelos fazendeiros que começaram a utilizar cachorros dessa raça para controlar o rebanho na Alemanha.

Conheça a personalidade do Rottweiler

É preciso entender de uma vez por todas que a educação que o cachorro da raça Rottweiler receber é que vai determinar como será a sua personalidade. Se for criado apenas para ser um cachorro de guarda, combatendo tudo o que for perigoso, sua personalidade provavelmente será a de um cão feroz.

E não restará dúvidas que ele vai defender com unhas e dentes o seu território, pois uma das suas características é o territorialismo.

Agora se a sua educação for perto de outros cachorros, muito provavelmente a sua característica será a de um cachorro amoroso, apegado aos seus criadores e tutores. É fácil encontrar inclusive, um cachorro meio desengonçado, dócil vindo na sua direção quando for visitar a casa de alguém que tenha um Rottweiler amoroso.

Como é conviver com um cachorro da raça Rottweiler?

Quando uma pessoa começa a sua pesquisa para saber tudo sobre Rottweiler, a primeira pergunta que surge é essa, como será a convivência com essa raça.

Já dissemos anteriormente que a educação dessa raça é que vai determinar como ele será quando estiver em contato com outras pessoas, animais e crianças. É como se eles fossem crianças, ou seja, tudo vai depender da maneira como ouvem suas broncas, carinhos, chamadas de atenção, etc.

Sendo assim, os tutores, donos e adestradores possuem um papel fundamental na vida desses cachorros. Se você os colocar desde cedo, filhotinho em contato com crianças, muito provavelmente, eles vão se dar bem, mesmo se o cãozinho filhote for um pouco mais sério.

Essa raça é sociável?

Voltamos a bater na mesma tecla, tudo vai depender da maneira como o seu doguinho será criado. Se for colocado junto com um gatinho desde cedo, será mais fácil ver uma cena dos dois brincando e se dando bem para a vida toda.

Agora, se o seu Rottweiler já for adulto e você decidir colocar um gatinho perto dele, então alguns cuidados emergenciais e de adestramento devem ser tomados antes.

Higiene e caída de pelo

Cuidado com os pelos

A pelagem do Rottweiler é dupla, isso significa que ela cai o ano todo, na maior parte do tempo é de maneira moderada. Escove o seu cachorro diariamente, assim a sua casa não ficará cheia de pelos.

Se não quiser escovar todos os dias, alterne pelo menos em dia sim e dia não.

Existem muitos produtos no mercado específicos para os pelos do Rottweiler que incluem escovas próprias para esse tipo de pelo, shampoos, etc.

Cuidado com os dentes

O tártaro é um dos principais problemas na região da boca dos cachorros da raça Rottweiler. Isso significa que é importantíssimo tomar conta dessa região. Não utilize pasta de dente de humano, pois é preciso passar a específica para cachorro. Manter a saúde bucal do seu cachorro em dia, evita o surgimento de doenças.

Cuidado com as unhas

Esse é um dos assuntos mais importantes quando se quer aprender tudo sobre Rottweiler. Como foi dito anteriormente, essa raça é extremamente ativa, ou seja, as unhas do seu cachorro devem ser feitas de maneira periódica para evitar que apareçam machucados. Unhas grandes prendem nos locais, além de machucar o corpo do animal quando estiver se coçando.

Deixe seu Comentário