Raças

Tudo sobre Poodle, um cãozinho simpático e amigável

Poodle

As particularidades dos cachorros da raça poodle são inúmeras, mas a mais evidente é sem dúvidas a sua inteligência. No ranking de todas as raças ela está em segundo lugar nesse quesito inteligência. Somado a todas essas informações ainda estão as suas características mais fofas como o seu pelo encaracolado. Hoje ele é considerado o cãozinho mais famoso do país e também do mundo. Conheça a seguir tudo sobre poodle e se apaixone por essa raça tão meiga.

Quando uma pessoa vai adquirir um poodle ela logo tem que escolher qual o porte que deseja, pois essa raça possui quatro tamanhos diferentes, o grande, o médio, o anão e o toy. A raça poodle é fiel ao seu dono ou tutor. Altamente obediente, costuma ser o preferido para se ter em casa.

Em alguns lugares equivocadamente, o poodle recebe a classificação de micro toy e é vendido como tal, mas esse nome não existe. O correto é toy que corresponde ao menor tamanho, essa inclusão de micro no nome foi uma invenção dos comerciantes de cachorros dessa raça.

Não adquira cachorros em locais que denominam o poodle como micro toy.

Ao longo desse texto você vai saber tudo sobre poodle e com isso será mais fácil se é essa raça de cãozinho que você quer ter na sua casa.

Características e condições físicas

Se o seu interesse é adquirir um cachorro brincalhão, então você precisa conhecer tudo sobre poodle, pois essa raça foi feita para você. Por ter muita energia, essa raça gosta de brincar e prefere gastar essa energia em excesso, brincando com o seu dono ou tutor.

Por serem exímios nadadores, brincar com eles na piscina é uma ótima pedida para gastar essa energia toda.

Como vimos, pode ser encontrado em quatro portes, seu crânio possui um formato oval, seu focinho é bem pequeno e redondo, suas orelhas caídas e longas, sua pelagem é o que mais chama a atenção, pois seus pelos são todos enroladinhos.

É possível encontrar diferentes cores como o preto, branco, marrom, mel, cinza, champagne, entre outras.

O peso de um poodle pode variar entre 2kg a 23 kg. Possui uma longevidade diferenciada quando o assunto é a idade. Existem histórias de alguns poodles que viveram até os 27 anos.

Poodle

Pelagem dos poodles

Apesar de serem reconhecidos por seus pelos mais encaracolados, é possível encontrar poodles com pelos mais encordoados. Naturalmente sua pelagem se desenvolve com o tempo, para esse processo é preciso ter paciência.

  • Expectativa de vida: dezoito anos;
  • Média de altura: sessenta centímetros;
  • Média de peso: vinte e três quilos;

Fatos históricos e tudo sobre poodle

A origem da raça

As histórias sobre as origens da raça são bem contestadas, pesquisadores da Confederação Brasileira de Cinofilia afirma que a raça surgiu na França. Inclusive que era conhecido como “Cão caçador de águas” ou “Caniche”. Já outros pesquisadores afirmam que a raça surgiu na Alemanha e que era conhecido como “Pudel”, cujo significado é “Cão da Água”.

Como deve ser a tosa dessa raça?

Existem também muitas histórias sobre os pelos e a tosa da raça poodle. Alguns contam que na Alemanha a tosa no estilo leão era feita para assustar os predadores como os lobos por exemplo, que tentavam sempre invadir o rebanho.

Já na França, a tosa era feita para ajudar na natação, já que os poodles eram nadadores natos e que utilizavam essa habilidade principalmente para caçar aves aquáticas.

Qual é o porte dos poodles?

Como vimos, a raça possui quatro portes diferentes, cada um com um tamanho diferente. O porte grande pode chegar a 60 centímetros, já o médio a 45 centímetros, o anão a 35 centímetros e o toy a 28 centímetros.

Para os especialistas, a França foi o país que deu a maior visibilidade para esse tipo de raça, possibilitando a sua projeção mundial.

Reconhecimento da raça

Considerada uma raça antiga, o poodle é antigo, estando presente em diversos tipos de esculturas e pinturas há mais de quatrocentos anos.

Os primeiros registros dessa raça aconteceram por volta de 1874 pelo Kennel Club of England. Já em 1887, a American Kennel Club que registrou a raça. Em 1936 foi o ano do reconhecimento pela FCI ou Federação Cinológica Internacional.

Personalidade do poodle

Dificilmente o poodle é um cachorro agitado, mesmo que ele se mostre bastante animado quando vê o seu dono. Excesso de energia não é agitação!

São companheiros e amam seus tutores, aliás um dos traços de sua personalidade é a sua fidelidade em relação ao seu dono.

Como é o seu temperamento?

Os poodles são muito brincalhões e em todo o mundo carregam esse tipo de característica. O porte gigante é o mais tranquilo e calmo deles, mas também gostam de brincar com seus donos.

Como socializar essa raça?

Recomenda-se que o processo de socialização dos poodles comece ainda quando são filhotes, para que não se tornem teimosos e bagunceiros. Faça ele se sentir como se fosse da família, assim fica mais fácil a sua socialização com crianças e outros animaizinhos de estimação como os gatos por exemplo.

Cuidados com o bem-estar e a saúde dos poodles

Entender tudo sobre poodle inclui também entender sobre os cuidados necessários para a sua saúde e bem-estar. A pelagem dos poodles é fina e geralmente encaracolada, isso significa que a probabilidade de se formar nós, é enorme. Por isso, a escovação deve ser feita diariamente ou a cada dois dias como quiser.

Se isso não for possível, os pelos vão crescer desordenadamente e se formarão nós parecidos com os dreadlocks.

Assim como os seres humanos, os pelos dos poodles não tem um limite de crescimento. Portanto, se quiser aparar os pelos de maneira eficaz, basta contratar um profissional especialista em tosa.

Independente do estilo que você gostaria de deixar o seu poodle, é fundamental que você tenha escovas, rasqueadeiras para fazer a escovação diária dos pelos.

Cuidado com as unhas

Saber tudo sobre poodle é importante para quem está pensando em adquirir um animalzinho dessa raça. As unhas do poodle devem ser cortadas a cada quinze dias, para evitar que se quebre na raiz e se machuque. Aproveite os dias de banho e apare as unhas do seu cachorro!

Deixe seu Comentário