Raças

Conheça o Pointer Inglês: comportamento, cuidados e preço

Pointer Inglês

Em certas partes do mundo, essa raça é chamada simplesmente de Pointer. Entretanto, em outras, o nome Pointer Inglês é usado para distinguir o cãozinho de raças semelhantes. Por exemplo, existe o Pointer Alemão, o Pointer Italiano, Francês, etc.

Não importa como ele é chamado, pois algumas de suas características são unânimes. Este é um cão de caça bem ágil e disciplinado, com resistência, coragem e vontade de agradar.

Está pensando em ter um animalzinho de estimação da espécie e não sabe ainda qual escolher? Certamente que as informações que preparamos a seguir vão te ajudar nesse processo. Continue a leitura!

Um pouco sobre o Pointer Inglês

Embora de natureza doce, o Pointer Inglês é criado principalmente para ser um cão de caça. Ele é cheio de energia, sendo ideal para um tutor ativo que lhe proporcionará as chances de fazer exercícios diários até se sentir satisfeito.

Esses animais, especialmente os filhotes, ficam inquietos e entediados quando confinados demais. Assim, podem recorrer à mastigação destrutiva e latidos persistentes. Uma longa caminhada é apenas um aquecimento para este excelente atleta.

Com estranhos, a maioria dos Pointers Ingleses é bem reservada, mas não significa que não sejam cachorros agradáveis. Ele é um cão de caça, e não, um cão de guarda. Amável com outros animais, não costuma dar trabalho quanto a isso.

Um pouco teimoso e facilmente distraído, mas também muito sensível, o animal de estimação da raça responde bem ao treinamento de obediência. Entretanto, este deve incluir elogios e recompensas alimentares, em vez de somente carinho e brincadeiras.

Comandos como “senta” e “fica” são importantes para incutir autodisciplina e controle.

História do Pointer Inglês

O Pointer Inglês é um cão reconhecido por sua pose característica que assumem quando captam o cheiro de algo. Eles ficam imóveis, com a cabeça abaixada e o nariz apontado para o “alvo”. A cauda é mantida horizontalmente, alinhada com a cabeça e as costas. Uma perna é levantada e dobrada. A direção que o cão aponta guia o tutor ao objeto pretendido.

Pointers foram usados ​​na Europa já em 1600 para localizar lebres, que eram perseguidas por galgos. No século seguinte, eles se tornaram o cachorro preferido dos caçadores, provando ser hábeis em “achar” e rastrear. Esses animais comumente são conhecidos por serem trabalhadores esforçados, com grande velocidade e resistência, além de excepcional capacidade olfativa.

Sua ancestralidade exata não é realmente conhecida, mas acredita-se que inclua cães de caça e galgos. Alguns historiadores da raça dizem que o Terranova e até o Bulldog estão no meio dessa mistura, mas ninguém sabe ao certo.

Por que ter um cachorro da raça

  • É grande, de porte elegante e musculoso, um verdadeiro atleta;
  • É enérgico e exigente, principalmente criado para ser um cão de caça;
  • Geralmente é agradável com todos, incluindo outros animais;
  • Um Pointer Inglês pode ser adequado para quem gosta de animais de porte médio à grande.

Por que não ter um cachorro da raça

  • Um animal da raça precisa de exercícios vigorosos;
  • Agitação e latidos em demasia, especialmente quando filhotes ou quando não se exercitam o suficiente;
  • Destrutividade quando deixados sozinhos demais ou ociosos;
  • É um animal distraído, ignorando os comandos do tutor se algo mais interessante lhe chamar a atenção.

Pointer Inglês

Lembre-se de que a herança do temperamento é menos previsível do que a herança de características físicas, como tamanho ou pelagem. O temperamento e o comportamento também são moldados pela criação e pelo treinamento.

Muitas pessoas gostam de evitar algumas características negativas escolhendo um cão adulto. Assim, é possível notar com mais facilidade como é o humor do animal que está levando para casa.

Mas, se você quer mesmo um filhote, pode evitar algumas características negativas escolhendo o criador certo. Além disso, é preciso treinar o Pointer Inglês de forma vigorosa, desde os primeiros dias. O cachorro deve respeitar e seguir todos os comandos do dono. Em caso de dificuldades, a ajuda de um especialista será o ideal.

Mais características do Pointer Inglês

Atividade física

A primeira coisa que se deve ter em mente, caso você queira ter um animal da raça, é que ele requer muitos exercícios. Pointers Ingleses são cães atléticos que precisam de atividades regulares para extravasar sua energia.

Caso contrário, eles se tornarão indisciplinados e entediados. Esses sentimentos são expressados em forma de latidos e mastigações destrutivas. Portanto, não se assuste se chegar em casa e encontrar os móveis em pedaços, assim como as almofadas dos sofás.

Se você simplesmente quer um animal de estimação para sua família e não tem tempo ou paciência para levar seu cachorro para correr, fazer caminhadas ou para se envolver na caça, esta raça não é recomendada. Manter a saúde física e mental do bicho é primordial.

Filhotes

Os filhotes de Pointer Inglês (até cerca de dois anos) brincam e pulam com grande vigor. Com isso, muitas coisas podem ser derrubadas, sendo necessário adaptar a casa para que ninguém se machuque.

Dificuldades de treinamento

Os Pointers Ingleses não são cães muito teimosos, mas pode ser um desafio treiná-los. Isso porque são tão facilmente distraídos por paisagens, sons e aromas que pode ser impossível prender sua atenção. É preciso alguma experiência de treinamento para fazer com que o adestramento se torne eficiente.

Seu porte físico

Pointers crescem entre 60 a 70 cm de altura e pesam de 20 a 33 kg. A cabeça tem uma aparência distinta e o focinho é longo. As orelhas ficam bem altas na cabeça e penduram. O pescoço é longo e o corpo é forte, elegante e gracioso.

A pelagem do é curta e lisa. Na maioria das vezes, a cor dominante é o branco com manchas em preto, castanho ou laranja. A pelagem também pode ser monocromática em uma dessas cores. Alguns chegam a apresentar tricoloridade. Esses lindos animais podem viver cerca de 12 a 14 anos.

Personalidade

Os Pointers Ingleses são considerados mais independentes do que muitas outras raças. Um cachorro da raça pode ser bem ativo e agitado, o que nem sempre é agradável para um animal de estimação de família.

Entretanto, esses cães podem se mostrar bem obstinados, pacientes com crianças, bons com outros animais e tranquilos em termos de agressividade. É importante ressaltar que não são considerados vigias, mas alertarão seus tutores se estranhos se aproximarem.

Considere todas essas informações na hora de escolher ter um Pointer Inglês ou outro cãozinho tão esperto quanto!

Deixe seu Comentário