Raças

Tudo sobre Pit Bull, uma raça que pode ser muito dócil

Pit Bull

American Pit Bull Terrier é o verdadeiro nome do que conhecemos como simplesmente Pit Bull. Infelizmente durante muito tempo teve a sua imagem apenas atrelada a comportamentos negativos como agressivo e rude. Mas quem conhece a raça sabe que não são nada disso. O Pitbull é uma raça meiga, extremamente inteligente e fiel ao seu dono ou tutor. Saiba tudo sobre Pit Bull e adquira o seu o quanto antes!

Já foi comprovado pela ciência que a agressividade do cachorro tem muito a ver com a educação que receberam de seus donos e tutores. Se você educa um cachorro para ser agressivo, ele sem dúvidas será.

Por muito tempo o Pit Bull foi considerado um cachorro agressivo e muitas pessoas inclusive desenvolveram um certo repúdio por essa raça. Isso é um grande equívoco, pois essa raça é altamente dócil e quando criada de maneira correta pode conviver pacificamente com qualquer ser vivo, ou seja, não causa nenhum mal a ninguém.

Para se ter uma ideia, essa raça possui uma afeição muito grande pelas crianças, por isso acabou ficando conhecida como “cachorro-babá”. Essa informação desmistifica totalmente a imagem de ser apenas um cão de luta ou de guarda.

Ainda existem muitas teorias acerca do passado e das origens do Pit Bull em relação aos diversos cruzamentos da raça.

Nesse texto você vai conhecer tudo sobre Pit Bull e por que essa raça foi tão rejeitada no mundo.

Tudo sobre Pit Bull: características e condições físicas do Pit Bull

O que mais chama a atenção quando vemos um Pit Bull é o seu porte atlético e o seu físico avantajado. Normalmente os músculos do Pit Bull são bastante aparentes e a sua alimentação precisa ser especial e o mais próxima possível do natural. Por conta dessa musculatura toda, é necessário que as brincadeiras e passeios sejam feitos diariamente para que ele gaste toda a energia que possui acumulada.

Outra característica que chama bastante atenção no Pit Bull é que ele é muito veloz graças ao seu porte médio. É preciso ficar de olho, pois por causa de sua forte musculatura o seu peso pode acabar se tornando desproporcional em relação a sua altura.

A tonalidade da pelagem dessa raça pode ser bem variada, suas orelhas são curtas e pontudas, infelizmente alguns donos cortam suas orelhas por estética, isso não deve acontecer em hipótese nenhuma. Esse ato pode ser condenado e é considerado crime perante a lei.

Existem muitos mitos a respeito do Pit Bull, um deles é sobre o travamento que possa existir em suas mandíbulas. O que se diz é que quando ele prende algo em sua boca não pode ser solto.

Isso é um mito, ou seja, não é verdade! Por isso que é muito importante se informar e saber tudo sobre Pit Bull.

Pois existem estudos que revelam que mesmo que ele tenha uma força muito grande em suas mandíbulas e a mordida seja no estilo tesoura, essa informação de que seja impossível soltar algo da boca dele não é verdadeira.

Confira algumas informações resumidamente:

  • Expectativa de vida: 14 anos;
  • Média de altura: 48 centímetros;
  • Média de peso: 28 quilos.

Pit Bull

Como é a personalidade do Pit Bull?

Existe muita discussão a respeito da personalidade da raça Pit Bull, enquanto alguns possuem uma visão mais preconceituosa da raça, outros afirmam que ele é amoroso, generoso e muito companheiro.

O que se destaca em seu temperamento é a adaptabilidade e a inteligência que a raça tem. É muito importante que o dono ou tutor tenha a consciência que a educação do filhote é o momento mais importante da sua vida, pois é nessa hora que a personalidade é formada.

É fácil conviver com essa raça?

Se o seu Pit Bull for educado desde filhote que outras pessoas e animais são confiáveis, será mais fácil se tornar amigável. E não estranhe se por algum motivo, o seu cachorro se der melhor com outras pessoas do que com outros animais.

Geralmente é extremamente leal ao seu dono ou tutor e o seu instinto de proteção é muito grande. Ele vai fazer o possível para proteger o seu lar e tutor, mas atende muito bem as ordens dadas e os carinhos que recebe.

É um cachorro sociável?

Estudar tudo sobre Pit Bull é aprender que as crianças são suas maiores amigas, no entanto é preciso ter cautela para mantê-las ao lado dessa raça. Para que a relação aconteça de maneira saudável, a criança precisa ter a confiança do Pit Bull.

Lembre-se que para ter uma relação saudável com essa raça é necessário conquistar a sua confiança. Passada essa fase, ele vai começar permitir deixar passar a mão, ficar mais perto, etc.

Essa raça adora ficar perto do seu dono ou do seu tutor. Portanto, é preciso ficar atento ao seu período de adaptabilidade caso chegue um membro novo na família. Se for outro cachorro, é preciso fazer um período de adaptação com bastante atenção.

Cuidados com higiene e bem-estar do Pit Bull

1 – Cuidados com os pelos

Alguns donos e tutores pensam que a escovação não é tão importante assim para o Pit Bull, pois sua pelagem é mais curta e não deve ser feita todos os dias. Isso não é verdadeiro, pois como para qualquer pet, escovar os pelos é importantíssimo.

A escovação retira todos os pelos mortos e soltos e auxilia no nascimento dos novos.

Escove o seu cachorro todas as semanas, isso será benéfico para a pele, evitando assim que doenças dermatológicas possam surgir. Utilize escovas adequadas com cerdas que possuam o tamanho mais adequado para os pelos curtos.

2 – Cuidados com as unhas

Conhecer tudo sobre Pit Bull nos faz aprender que cuidar das unhas é muito importante para mantê-lo sem dores ou infecções. Os passeios que o Pit Bull faz, auxilia na manutenção do tamanho das suas unhas.

Você pode cortar as unhas do seu cachorro frequentemente, isso auxilia muito na limpeza das patas. Assim, as bactérias e outros agentes nocivos não conseguem se proliferar com facilidade.

3 – Cuidados com os dentes

O Pit Bull tem um sorriso bastante encantador, por isso é muito importante que você escove os seus dentes diariamente.

O mais recomendado é que você faça essa atividade desde filhote, assim ele acostuma com esse tipo de tarefa e não acha estranho.

Agora que você sabe tudo sobre Pit Bull chegou a hora de cuidar do seu animalzinho de estimação com muito carinho e da melhor maneira possível.

Deixe seu Comentário