Raças

Tudo sobre Pastor Shetland

Pastor Shetland

Todo mundo já ouviu falar em pastor alemão, não é mesmo? Mas e o pastor shetland? Pois saiba que essa raça de cachorro é uma fofura e conquista o coração de muita gente por aí. Será que ela é adequada pra você? Venha descobrir logo abaixo, sobre o temperamento da raça, preço, tamanho e muito mais.

Pastor shetland? Mas que cachorro é esse?

O pastor shetland ou o pastor-de-shetland é uma raça originária da Escócia, na Europa. Daí o nome Shetland, que é uma das 32 áreas de Concelho do país. Pra quem não sabe, isso seria o equivalente aos estados no Brasil ou províncias no Canadá. Uma subdivisão do país para melhor organização do governo.

Ao que tudo indica a raça provém de um cruzamento com Collie, no caso o de pelagem áspera, com outros cachorros da região. Em determinado momento essas fofurinhas começaram a nascer e conquistaram o coração de muitas pessoas.

Falando em Collie, o cachorro lembra bastante, inclusive os pastores shetland são chamados de pequenos collies, collies miniaturas e outros nomes relacionados. Isso é um grande erro, pois são bem distintos geneticamente. Claro, que podem ter características parecidas, mas é importante saber a diferença.

Eles surgiram por volta de 1700, mas só foram internacionalmente reconhecidos a partir de 1900, Inglaterra. Depois foram exportados para os EUA e hoje são bem presentes na América.

O nome pastor shetland tem um conceito bem simples, mas muitas pessoas não sabe disso. O pastor significa que os cachorros ajudavam no pastoreio, isso é, em guiar, proteger e encontrar ovelhas e outros animais como gados. Assim como o famoso pastor alemão. Você já sabe que a segunda parte do nome diz respeito ao local de seu surgimento na Escócia.

Como é o temperamento do pastor shetland?

Ele é muito amistoso e familiar, sendo excelente para pessoas mais afetuosas e brincalhonas, pois mesmo depois de adultos eles costumam manter o temperamento mais traquina. Se tiver crianças, pode ter certeza de que eles se dão muito bem e interagem bastante. Dependendo da ocasião, podem até auxiliar no desenvolvimento.

Não são muito agressivos, mas podem ser bons cães de guarda, alertando e latindo avisando sobre a presença de estranhos, além de serem ótimos em encontrar e perseguir. Não conte tanto com eles para um ataque como um pastor alemão bem treinado, porém como farejadores e rastreadores são excelentes. Tanto é que faziam isso com ovelhas.

Falando nas ovelhas, já dá pra saber que eles são bem inteligentes, não é? Ao que tudo indica eles usam essa inteligência para tentar agradar a família e os donos. Portanto, saiba que eles precisam de atenção e muito carinho e, se não forem correspondidos, podem se entristecer.

Não são cães de ficar sozinhos o dia todo, mas por outro lado se dão bem em pequenos ambientes como apartamentos. O que eles precisam é de companhia, não importando tanto o tamanho do ambiente. Só se lembre que eles são peraltas, então uma caminhada para ajudar a aliviar o cachorro é necessária.

Características importantes do cachorro

Eles são de porte pequeno, podendo alcançar o médio em alguns casos, mas são exceções e somente com os machos. Possuem pelos longos e, embora não costumam cair, são trocados em determinado período do ano. Espere ter que limpar pelos no inverno e no outono, mas as outras estações são bem tranquilas e sem quedas.

Pelos longos são sinônimos de cuidado com a higiene, ou seja, prepare-se para escovar, limpar, aparar e muito mais. Em contrapartida saiba que a pelagem do cão é muito bonita e costuma ter entre 2 e 3 cores.

Eles variam entre 30 e 37 centímetros e alcançam entre 6 e 7 kilos, sendo bem fáceis de se manusear, caso ocorra alguma situação. Não são ariscos, mas podem abocanhar caso se sintam ameaçados, mas claro que não existe nenhum perigo.

Apesar da personalidade peralta, eles também se dão bem com uma vida tranquila e preguiçosa, mas não podem ficar sós. Precisam muito do contato e do carinho de seus donos ou podem se tornar cachorros bem depressivos e desenvolver doenças.

Vivem cerca de 12 até 14 anos e continuam bem ativos mesmo na velhice. Claro que se cansam, mas não são do tipo de cachorro que fica sem fazer nada.

Qual a faixa de preço do cachorro?

Se você quiser adquirir um pastor shetland puro o preço pode variar de R$1.200,00 até R$3.000,00, considerando se são filhotes ou adultos (filhotes são mais caros), machos ou fêmeas (fêmeas são mais caras) e características físicas que possam influenciar. Uma coloração mais rara, por exemplo, pode agregar mais valor ao preço do cachorro.

É um preço médio e dentro dos parâmetros de outros cachorros de raça. Aqui no Brasil o cachorro não é assim tão popular, então pode ser que seja mais caro em determinadas regiões e até mesmo mais barato em outras, por conta da demanda e quantidade de cães.

As pessoas costumam gostar da experiência?

Sim e muito. Inclusive é um cachorro bastante recomendado, por ser caloroso, amoroso e muito brincalhão. Sua lealdade e inteligência o torna ótimo para ambientes rurais ou urbanos, sendo um ótimo assistente para muitas atividades.

Ele é de fácil adestramento e desenvolve muitas habilidades de busca, além de cuidar e ser bem parceiro de outros animais da casa.

Vale lembrar que o custo não está só na compra do cão, mas da manutenção da higiene, alimentação e tudo mais, que precisa ser bem adequada. Ração de qualidade é imprescindível para a saúde do cão, além de manter uma excelente aparência dos pelos.

O pastor shetland vale o seu preço?

Definitivamente sim, mas a questão é se ele é adequado ao seu estilo de vida. Se você quer algum cachorro para servir de guarda e ser bem agressivo, ou mesmo que só tenha um porte grande, o pastor shetland não serve para você.

Mas se procura uma raça companheira, afetuosa e camarada, que seja leal e inteligente, tanto esse cão, como muitos outros podem ser o ideal para você. O importante é dar muito amor para o cãozinho, porque você com certeza vai receber o dobro em retorno.

Deixe seu Comentário