Raças

Conheça o Pastor Belga: comportamento, cuidados e preço

Pastor Belga

O pastor belga é sem dúvidas, um dos cachorros mais bonitos que existem. Conhecido principalmente por causa da sua lealdade, essa é uma das raças que está sempre pronta para agir e faz de tudo para proteger os seus donos e tutores. Mas, dentro de um cão tão corajoso e agitado, existe um calmo, que adora uma tranquilidade.

O porte físico do pastor belga é um dos detalhes da raça que mais chama a atenção. Seu porte é médio e o tronco bem alongado. O tipo de pelagem varia bastante e é possível encontrar em diversas tonalidades, sendo o preto o mais comum e famoso.

O surgimento dessa raça aconteceu entre os anos de 1891 e 1897. O seu nome já indica em qual país a raça apareceu primeiro, acertou quem respondeu Bélgica. Seu surgimento é o resultado do cruzamento dos pastores holandês, alemão e europeu.

Características e condições físicas

Antes de comprar um pastor belga é fundamental saber quais são as suas características físicas. A raça possui diferentes espécies e é possível diferencia-las através dos tons da pelagem.

O seu tronco é bem avantajado, seu dorso é bem musculoso e firme, essas características o fazem ser um excelente cão de guarda. O tamanho do focinho corresponde ao tamanho do seu crânio, mesmo que de longe pareça mais fino do que a região que foi comparada.

O pastor belga apesar de ter um porte mediano, a sua aparência altiva e elegante é que mais chama a atenção de quem o vê. Seu corpo é alinhado e bem resistente, amam fazer atividades que envolve o gasto de energia, pois a possuem de sobra. Amam correr ao ar livre, podem se tornar o melhor companheiro de atletas e soldados, que precisam fazer esse tipo de atividade.

Seu perfil é ligeiramente inclinado para frente, a sua pelagem sofre algumas alterações de cor, isso facilita a identificação de cada variação. É super resistente a todas as mudanças climáticas.

Conheça algumas características da raça

  • Expectativa de vida: 12 anos;
  • Média de altura: 60 centímetros;
  • Média de peso: 27 quilos;

Personalidade da raça pastor belga

É preciso que exista uma ligação forte entre o dono ou tutor com o pastor belga desde filhote, assim fica mais fácil educa-lo. Ele é um cachorro muito inteligente e aceita muito bem todas as ordens dadas.

Quando é usado nos trabalhos de vigia de outras espécies, consegue se socializar sem nenhum problema, mas para que isso aconteça, precisa ser educado desde filhote.

Como é a convivência com essa raça

De uma maneira geral, o pasto belga costuma se socializar facilmente, ou seja, se adaptam a qualquer situação, mesmo que existam algumas variedades com mais dificuldades.

A variedade de bela chamada Tervuren, consegue se dar super bem com pessoas que estejam visitando a casa, assim como com outros cãezinhos.

Já a variedade Malinois, é mais reservado com humanos e pode não se dar muito bem logo de cara, mas se treinado desde novinho, essa reação pode ser diferente. A variedade Groenendael é o mais dócil, pois convive muito bem com outros animaizinhos e crianças sem problemas.

Pastor Belga

Socialização do pastor belga

Para que a socialização aconteça sem nenhum problema, o treinamento deve começar com o cachorro ainda filhote. Mas se porventura, o treinamento acontecer com o cachorro já adulto, tudo bem, não será dificultoso.

Tente deixar o seu cãozinho em um espaço bem amplo e tranquilo para que ele possa se desenvolver sem nenhum problema. Ele precisa de uma área em que possa se exercitar com tranquilidade.

Cuidados com o bem-estar e a saúde do pastor belga

Escovar os pelos regularmente

O dono de um pastor belga já deve ter em mente que o pelo dessa raça merece alguns cuidados importantes, a escovação deve ser feita por no mínimo 2 vezes na semana. Portanto, já separe um tempo para isso.

Escovar os pelos dos cachorros dessa raça, evita que nós surjam, embaraçando os pelos. É importante ressaltar que a variedade da raça Malinois, mesmo com pelagem mais curta, deve receber escovação regularmente.

Higiene das unhas e dos dentes

A qualidade de vida do seu cachorro vai depender muito de como você o trata. Portanto, é muito importante que hábitos de higiene como banhos e tosas estejam dentro da regularidade da vida do seu amiguinho.

O pastor belga é uma raça que necessita de banho, pois como possui energia de sobra, não é difícil ficar com os pelos sujos.

Na hora do banho, utilize produtos próprios e adequados para a raça e seque muito bem os seus pelos, caso contrário poderão surgir dermatites.

Dentes

Os dentinhos do seu cachorro precisam de uma atenção mais do que especial, isso significa que precisam ser higienizados diariamente e regularmente. Manter a higiene bucal do seu pastor belga evita que algumas doenças surjam, como o tártaro por exemplo. Defina hábitos e crie uma rotina de escovação, assim ele se acostuma e não cria resistência na hora de limpar os dentes.

Unhas

Esse procedimento de manter as unhas do seu cachorro sempre aparadas deve ser rotina na vida do dono ou tutor. Isso evita que o animalzinho se machuque por estar com as garrinhas grandes demais.

Alimentação e acompanhamento médico

A alimentação do pastor belga deve ser feita com rações especiais para a raça. Alimentação balanceada e de acordo com a atividade física do cachorro, permite que ele se torne cada vez mais saudável.

O médico Veterinário poderá te orientar quais os melhores petiscos, guloseimas e ossos que devem ser dados para complementar a refeição do cachorro.

É fundamental que as visitas ao Veterinário sejam feitas com regularidade. Pois assim, a vitalidade do seu amigo se mantenha por muitos e muitos anos.

Cuidado extra com os filhotes da raça pastor belga

O cachorro assim que nasce, necessita de cuidados extras para poder vingar e assim, viver tranquilamente. Por isso é fundamental que nesses primeiros anos, o seu bichinho receba as doses de vacina recomendada.

Decerto, o seu pastor belga vai se sentir um pouco mais acuado nesses primeiros dias de vida, não se espante, isso é totalmente normal. Ele precisa ir desenvolvendo a ligação com o seu dono, assim a confiança vai tomando forma. Afinal de contas ele é um pastor, o melhor cão de guarda que existe.

Deixe seu Comentário