Raças

Tudo sobre Pastor Alemão: aprenda aqui!

Pastor Alemão

Considerado um dos cachorros mais ativos e elegantes que existe, o Pastor Alemão é uma das raças mais amadas no país. Apesar do seu porte causar um pouco de medo, quem conhece essa raça sabe o quanto ele é dócil e obediente ao seu dono ou tutor. A seguir você vai saber tudo sobre Pastor Alemão no texto de hoje, fique ligado!

Obediente e extremamente alerta, o Pastor Alemão é o típico cão de guarda. Não é a toa que inúmeras casas possuem a guarda desse tipo de raça. Se for educado desde filhote poderá conviver pacificamente com outros cachorros e crianças.

As principais características dessa raça é a lealdade e a resignação, mas também a alegria, pois graças ao seu excesso de energia adoram brincar.

Tudo sobre Pastor Alemão e suas condições e características físicas

Antes de saber detalhadamente tudo sobre Pastor Alemão é importantíssimo conhecer todas as suas necessidades durante a sua rotina diária. São exímios caçadores e de pastoreio, por isso, possuem uma necessidade muito grande de se exercitarem todos os dias.

Executar atividades que utilizem de sua inteligência e força física são ideais para eles, pois isso evita que caiam no tédio. Estabeleça um horário para fazer a caminhada com o seu companheiro todos os dias. Assim ele acostuma e não fica eufórico pedindo essa atividade a qualquer hora do dia.

A intimidação não faz parte das melhores abordagens para se fazer com essa raça, pois eles são destemidos, de guarda e estão sempre atentos a qualquer movimento que possa causar algum prejuízo para o seu dono ou tutor.

Confira algumas características gerais sobre essa raça:

  • Expectativa de vida: aproximadamente 14 anos;
  • Altura média: 65 centímetros;
  • Peso médio: 40 kg.

Características físicas da raça

O vigor e a musculatura do Pastor Alemão são impressionantes. Seus membros posteriores são inclinados e as coxas são bem desenvolvidas e potentes. Já os seus membros anteriores são paralelos e mais retos.

O maxilar forte possibilita uma mordedura em tesoura, as orelhas são retas, pontiagudas, eretas e alinhadas, nos dando a impressão de estarem sempre em alerta.

Algumas variações da espécie podem apresentar pelos mais longos, outras podem ser mais curtos. O que vale é que em qualquer um dos casos, existe um subpelo e a sua pelagem preta, apresentando marcas na cor marrom, mais puxado para o avermelhado, amarela com marrom e até tons de cinza.

Pastor Alemão

Características emocionais e personalidade

Saber tudo sobre Pastor Alemão é entender que essa raça é extremamente atenciosa, inteligente e protetora, além de gostar bastante de servir e obedecer.

Porém, por conta da sua energia excessiva precisam gastá-la para se manter calmo. Esse gasto energético precisa ser diário, de preferência em espaços amplos e com tarefas e exercícios.

Os pastores adoram tarefas que desafiem sua inteligência enquanto gasta energia.

Como é conviver com um Pastor Alemão?

Graças as suas características de obediência e altives, essa raça se tornou a mais ideal para acompanhar os soldados militares. Hoje em dia, os cachorros da raça Pastor Alemão trabalham com rastreamento de drogas ilegais e pessoas escondidas e desaparecidas.

Mas até hoje é utilizado para fazer a guarda do rebanha que é e sempre foi a sua função original.

A socialização dessa raça é fácil?

O Pastor Alemão é um cachorro fiel ao seu dono ou tutor, possui um temperamento forte e equilibrado. Logicamente, que é necessário conhecer mais as características do seu cachorro antes de adquiri-lo.

É muito importante que você adquira o seu cachorro em canis confiáveis, onde o seu filhote venha com um certificado de procedência.

Bem estar e saúde do Pastor Alemão

Escovação de todos os pelos, como fazer?

Entender tudo sobre Pastor Alemão é entender também tudo sobre os cuidados que se deve ter com a sua pele e pelos.

A mudança de toda a pelagem de um Pastor Alemão costuma ser duas vezes por ano. Por isso, é fundamental que a escovação precisa ocorrer pelo menos de duas a três vezes por semana.

Certamente a função da escovação é fazer a remoção de todos os pelos que já caíram e que não possuam mais a sua função natural de proteger a pele.

Existem no mercado, diferentes modelos e marcar de escovas e rasqueadeiras. Uma dica bem legal é acostumar o Pet ao momento da escovação! Portanto, procure ter bastante paciência e zelo no cuidado do seu animalzinho, para que ele não associe esse momento a sentimentos desagradáveis.

Gritar com ele é uma péssima ideia e pode deixa-lo nervoso, como consequência disso, ele não vai te obedecer quando for o momento da escovação.

Cuidados com os ouvidos

Os ouvidos do seu pet devem ser vistos semanalmente. Se identificar qualquer anormalidade como vermelhidão ou sujeira com a secreção de algum prurido de mau odor, é hora de consultar um Veterinário.

Portanto, quando sinais assim aparecerem podem indicar alguma infecção que se não for tratada pode se alastrar para outros órgãos.

Se fizer a higienização semanalmente, dificilmente infecções desse tipo surgem. Bactérias não se propagam em ambientes limpos e desinfetados.

Como deve ser a alimentação do seu Pastor Alemão?

A alimentação do seu cachorro deve ser escolhida minuciosamente, pois a sua saúde depende do que ele ingere.

Sendo assim, dar uma ração própria para a raça de Pastor Alemão é fundamental para manter suas unhas, pele, dentes e ossos mais saudáveis.

Prefira as rações para cachorros de porte grande, se for possível dê preferência para aquelas próprias da raça.

Se quiser introduzir uma alimentação mais natural, consulte o Médico Veterinário, ele saberá te dizer quais alimentos ele pode ou não comer.

Acompanhamento veterinário

A alimentação faz parte da vida de qualquer ser vivo, com o seu Pastor Alemão não seria diferente. Ela está presente inclusive nas ocasiões onde ocorrem enfermidades.

Por conta disso é fundamental que você leve o seu cachorro regularmente ao consultório veterinário.

Esse profissional vai te orientar em relação as porções que devem ser dadas, quantidade, etc.

Os petiscos e snacks podem ser usados também como uma forma de presentear e adestrar o seu Pastor Alemão. Pergunte ao profissional o que ele acha sobre essa forma de alimentação, afinal você quer saber tudo sobre Pastor Alemão. Cuide do seu animalzinho!

Deixe seu Comentário