Hoje vamos falar de um cãozinho que é extremamente alegre e carinhoso. Ele é dono de uma personalidade extrovertida e encanta a todos que o veem. Conheçam agora o Papillon, uma variação do Spaniel Anão Continental.
Ainda pouco popular no Brasil, o Papillon pode ser considerado um “cão de colo” somente por conta do seu tamanho. A grande verdade é que esse pequeno animal não para quieto no colo nem um minuto. Ele é bem intenso e ativo, gosta de brincar e está sempre procurando alguma coisa para fazer. Ótima companhia para as crianças, não acha?
Ele também pode ser considerado um cão de pequenas caças, pois pega ratos e coelhos quando é necessário. Além disso, é um animal muito asseado e fofinho.
O Papillon tem origem europeia e pertencia às famílias reais, justamente por sua elegância e facilidade de carregar no colo. Com a Revolução Francesa, aqueles cidadãos resolveram eliminar a raça pois estava associada à nobreza da família real.
Felizmente, logo após a Primeira Guerra Mundial, os poucos exemplares que existiam desse cão foram reproduzidos nas regiões da França, Inglaterra e Bélgica.
Além disso, podemos ver alguns Papillons retratados em obras renascentistas. Como os cães era queridos pela família real da época, os principais artistas europeus costumavam retratá-los em suas pinturas.
Papillon significa borboleta em francês e é uma referência ao formato das orelhas deste animalzinho, que são a sua principal característica.
Personalidade do Papillon
O Papillon é conhecido por ser um cão fiel e protetor. Ele está sempre na volta de seu dono, protegendo-o assim como faziam os cães da família real.
Sua personalidade é bem extrovertida. Ele está sempre a procura de alguma brincadeira nova. Isso quando não está caçando pequenos animais para proteger a sua casa. A despeito de ser um pouco desconfiado com pessoas que ele ainda não conhece, esse cão é muito sociável, tanto com humanos quanto com outros animais que morem com ele.
Toda a extroversão desse amiguinho faz com que ele seja uma ótima companhia para crianças. Ensine seu filho a ter cuidado para não machucar o cãozinho e pronto, já serão ótimos amigos e terão muitas atividades juntos.
Apesar de ser pequeno, o Papillon é um ótimo cão de guarda. Por ser ágil e atento, ele rapidamente comunica qualquer situação estranha ao seu dono. Além disso, esse cachorro protege muito bem os objetos que você dá a ele.
Outro fator positivo na personalidade dessa raça é a sua adaptabilidade a apartamentos pequenos e facilidade em lidar com curtos momentos de solidão. Sendo assim, se você trabalha fora durante o dia e gostaria de ter um animal, o Papillon é uma ótima opção. Só não se esqueça de fazer muita companhia ao seu cãozinho quando voltar da rua.
Aparência da raça
O Papillon tem o porte pequeno e pesa no máximo 5 kg. Seu comprimento pode variar entre 20 a 28cm. Ele possui orelhas grandes, geralmente armadas e marcantes, com pelos caídos.
Vale ressaltar que atualmente existem alguns exemplares desse cãozinho que tem as orelhas caídas. Embora possam participar de concursos de raça, eles são colocados em categorias diferentes dos Papillon originais, de orelhas armadas. Seus olhos e focinho sempre serão escuros e os pelos de seu rosto, marrons com detalhes brancos.
Cuidados gerais com o Papillon
Vimos que o Papillon não gosta nada de ficar parado. Portanto, deixe-o em constante atividade, seja envolvido em brincadeiras ou em caminhadas, para que ele libere toda a sua energia e se desenvolva corretamente.
Pelo fato de ser um cão extremamente brincalhão, é preciso que você tome cuidado com os cães maiores que convivem com ele. Embora eles possam se dar bem, o cão maior pode machucar a frágil estrutura do Papillon.
Pelagem do Papillon
Essa raça possui pelos longos e macios. A grande vantagem da pelagem do Papillon é que ele não possui subpelo e, portanto, dificilmente fica com emaranhados na pelagem.
Mesmo assim, é interessante que você escove esses pelos diariamente para evitar nós, sujeiras e pelos mortos. Pode ficar despreocupado pois esse companheiro carinhoso vai amar ser escovado pelo seu tutor.
Adestramento
Esses pequenos companheiros são inteligentes e muito ágeis. Por esses motivos, o adestramento de um Papillon é muito eficiente e faz com que o cãozinho se torne obediente.
A alimentação do Papillon
Por ser um cão de pequeno porte, é normal que essa raça não coma tanto. O alimento deve ser servido duas vezes ao dia para adultos e três vezes ao dia para filhotes, de acordo com a quantidade especificada na embalagem.
Pelo fato de comer pouco, é essencial que a alimentação desse cãozinho seja de qualidade.
Outro cuidado necessário é supervisionar as refeições do animal para evitar engasgos, pois essa raça tem o esôfago mais estreito que outros cães de porte pequeno.
Cuidados com a saúde
O Papillon é um cão muito saudável e de alta imunidade. Porém, cada raça de cachorro deve receber alguns cuidados específicos. No caso dessa raça, você deve ficar atento aos olhos do animal para controlar uma possível atrofia de sua retina.
Além disso, o cuidado deve ser redobrado com as suas patinhas. Para evitar qualquer luxação, tome cuidado para que o Papillon não dê saltos de lugares muito altos.
Por predisposição genética, esse cãozinho é propenso a alergias de pele. Então você deve ter o cuidado de iniciar o tratamento imediatamente caso note lesões em sua pele, coceiras ou queda de pelos em alguma região específica.
Outro cuidado específico que você deve tomar é no momento do banho. Por ter as orelhas bem abertas, pode ser que entre água no seu canal auditivo. Então você precisa ter cuidado com a água na hora de dar banho no animal. Além disso, é preciso deixar o ouvido dele bem seco após o banho.
Os demais cuidados são gerais para todos os cães. Sempre corte as unhas do cachorro assim que elas começarem a encostar no chão, limpe os ouvidos semanalmente a fim de evitar fungos e bactérias e faça a escovação dentária de duas a três vezes na semana.
O Papillon possui a expectativa de vida variável entre 13 e 15 anos. Como sempre alertamos, essa expectativa depende, principalmente, dos cuidados que o tutor terá com o cão.
Deixe seu Comentário