Hoje você vai conhecer o Old English Sheepdog, que também é conhecido como Bobtail por causa da sua cauda cortada. Essa raça é aquela que era representada pela personagem Priscila da TV Colosso, lembra? Assim como a personagem representada, o Old English Sheepdog é um cachorro alegre e muito amigo das crianças. Não é à toa que o seu apelido nos Estados Unidos é “nanny-dog” (cão babá).
Essa raça é resultado de vários cruzamentos feitos pelos escoceses. Eles queriam desenvolver um cachorro capaz de pastorear outros animais e que também fosse bem grande para espantar os predadores intrusos. Sendo assim, o Sheepdog foi exibido pela primeira vez nos anos 1900.
Antes de considerar criar um Old English, você deve se perguntar se terá tempo suficiente para dar atenção a esse peludo e ter os cuidados necessários com a sua pelagem. Essa raça é mais recomendada para famílias grandes, em que quase sempre tem alguém em casa. Isso porque o Sheepdog é um cão muito companheiro e apegado. Se você trabalha o dia inteiro e mora sozinho, não tenha um Old English pois o seu companheiro se sentirá abandonado.
O comportamento do Old English Sheepdog
Pelo fato de demorar a sair da “infância canina”, esse cãozinho é super brincalhão e adora crianças. O Old English Sheepdog poderá ser o novo companheiro fiel de sua família por muitos anos, pois é um cachorro gentil e carinhoso.
Lembre-se de que, devido a esse apego que a raça tem aos seus donos, é necessário que você permita o acesso do Old English à sua casa, ao invés de mantê-lo sempre no quintal. Caso contrário, ele pode se sentir carente.
Outra boa notícia sobre a personalidade desse cãozinho é que, muito embora seja protetor com a sua família de tutores, o Sheepdog não espantará as suas visitas. Ele não estranha pessoas diferentes e é amigável com todos.
Cuidados no adestramento do Sheepdog
Adestrar um Old English Sheepdog não é tarefa fácil. Devido a sua personalidade super ativa e brincalhona, esse cão não aceita comandos facilmente e não é muito obediente.
Além disse, ele adora roer e destruir o que estiver ao seu alcance durante toda a sua fase de filhote – que demora três anos para passar. Portanto, se você quer criar um cão dessa raça, deve saber que apesar de suas inúmeras qualidade, ele aprontará um bocado em sua casa.
Como é a aparência do Old English Seepdog
Esse simpático animal tem aparência tranquila, apesar de seu tamanho grande. Ele pode pesar até 40 kg e medir até meio metro. Muitos desses cachorros nascem sem a cauda, daí o apelido Bobtail.
Seus cabelos compridos dão uma aparência fofinha ao Old English Sheepdog. Ele é um cão musculoso, de cabeça grande e que possui pequenas orelhas caídas aos lados do rosto.
Pelagem e principais cuidados
O pelo desse animal costuma ser cinza e branco. Ele tem franjinha no rosto e o restante da pelagem também é bem comprido. Toda essa cabeleira precisa de atenção redobrada e o futuro tutor deve estar ciente disso antes de se responsabilizar por esse amiguinho cabeludo.
O banho do Sheepdog deve ocorrer, em média, a cada dois meses pois os seus pelos ficam limpos e brilhantes apenas com a escovação. É importante lembrar que os pelos do Old English Sheepdog devem ser muito bem secos após o banho, a fim de evitar problemas de pele tais como dermatites e fungos.
Além disso, é indispensável a escovação frequente da pelagem do Sheepdog para remover os pelos caídos e evitar os nós. Você deve escová-lo a cada dois dias para manter o seu pelo sempre brilhante. Outro cuidado importante é aparar os pelos do animal ao redor dos olhos e orelhas, para evitar qualquer tipo de infecção.
É importante que você saiba que deve iniciar esse hábito de cuidados capilares desde quando o animal é pequeno. Isso porque, se você começar a rotina de cuidados somente com o animal adulto, terá muito mais trabalho. O Sheepdog costuma ser bem impaciente com essa rotina de ficar quieto enquanto tem seus pelos cuidados. Porém, se o hábito for desenvolvido desde pequeno, as chances de que ele se acostume e fique paciente são bem maiores.
Cuidados com a alimentação da raça
O Old English Sheepdog precisa comer bastante quando é filhote pois é uma raça que gasta muita energia e cresce bem mais rápido do que o comum para outros cachorros. O seu metabolismo é ágil quando ele é pequeno. Porém, conforme o cachorro vai crescendo, sua alimentação deverá ser adaptada a fim de evitar a obesidade.
Outro cuidado especial com a alimentação do Old English Sheepdog é utilizar um babador em suas refeições. Esse cuidado evitará que a baba encoste nos pelos do seu pescoço e estes fiquem amarelados.
Uma curiosidade sobre o Sheepdog e para a qual os futuros tutores devem estar preparados é que essa raça é bastante imatura. Eles demoram muito a atingir a maturidade mental de um cão adulto. Enquanto as outras raças tornam-se adultas aos 12-18 meses, o Old English Sheepdog torna-se adulto somente por volta dos 3 anos de idade.
Cuidados com a saúde do Old English Sheepdog
Como o Sheepdog tem tendência a obesidade, ele deve ser estimulado a fazer caminhadas não muito longas todos os dias. O calor não é nada agradável a esse companheiro cheio de pelos. Por isso, evite passear quando o sol estiver muito forte, leve água para que ele se hidrate e tenha cuidado para que não tome sol por muito tempo.
Esse companheiro cabeludo é um excelente cão farejador. Para incentivá-lo a se exercitar, você também pode permitir um tempo livre em algum espaço grande para que ele fareje à vontade, como um quintal.
Um problema comum em quase todas as raças de porte grande é a displasia de quadril. Para evitar maiores dificuldades, não permita que o seu cão passeie por muito mais tempo do que o necessário em sua atividade física diária. Você também precisa ter cuidado para que ele não salte de lugares muito altos.
A expectativa de vida de um Old Englidh Sheepdog varia de 10 a 12 anos. Como sempre destacamos, a expectativa de vida de um animal pode variar conforme a qualidade de vida oferecida pela sua família de tutores.
Deixe seu Comentário