Raças

Conheça o Mastiff: comportamento, cuidados e preço

Mastiff

O cão da raça Mastiff, também chamado de Mastiff Inglês Antigo, já chega chamando atenção pelo seu tamanho. Ele pode pesar até incríveis 150kg e medir até 92cm! Apesar de ser assustador no tamanho, a expressão de seu rosto sempre transparece tranquilidade, o que tem tudo a ver com a sua personalidade.

Esse cão é multitarefa e já atuou como lutador, soldado de guerra e cão de guarda. Ele só costuma latir quando percebe alguma movimentação incomum. Mas de maneira geral, é bastante tranquilo, sendo uma companhia perfeita para idosos e famílias grandes.

Por ser muito leal a sua família, esse cãozinho adora estar por perto. Sendo assim, é recomendado que você cuide dele dentro de casa e não o deixando separado da família, no quintal ou varanda. Provavelmente, o maior cuidado que você precisará tomar com um Mastiff é com o excesso de baba que pode aparecer. Os demais cuidados são comuns a qualquer cão bem tratado.

Alguns fatos históricos do cão de raça Mastiff

Estima-se que o Mastiff exista desde os anos 3000 a.C., pois já foram descobertos desenhos dessa raça feitos naquela época. Os Mastiffs lutavam na Roma Antiga contra gladiadores e animais ferozes, tais como leões. Nos tempos Medievais, essa raça era utilizada como um cão de guarda.

Já na Segunda Guerra Mundial, esses cães foram muito trabalhadores e ajudaram carregando munições para o campo de batalha.

No entanto, a Guerra quase causou a total extinção da raça. Por isso, diversos criadores ingleses buscaram restaurar os Mastiffs, fazendo cruzamento deles com cachorros da raça São Bernardo. Desse modo, eles chegaram à aparência que o têm hoje.

A pelagem da raça Mastiff

O cão da raça Mastiff possui pelos lisos e bem curtinhos. Essa pelagem não necessita de qualquer escovação ou cuidado especial. Apenas em épocas específicas do ano, ele trocará de pelo e isso pode exigir alguma escovação só para retirar o excesso.

As cores dos pelos desse cão podem ser abricó, tigrado e fulvo. Independentemente da cor de sua pelagem, ele sempre terá o focinho e os olhos da cor preta.

O temperamento do Mastiff

O temperamento desse cachorro é sereno na maior parte do tempo. O Mastiff é um cão de personalidade companheira e muito apegado à sua família de tutores. Ele não costuma estranhar pessoas diferentes na casa e não é agressivo. No entanto, quando ele precisa se defender, esse cachorro imobiliza a vítima ao invés de mordê-la logo de imediato. Ele só faz uso da mordida se for extremamente necessário.

Devido ao seu comportamento tranquilo, o Mastiff é uma ótima opção quando se precisa escolher um cão de terapia. Esse tipo de cão pode auxiliar crianças e pessoas com doenças, que precisam de ajuda psicológica.

A serenidade desse companheiro se deve ao fato de ele não ser muito extrovertido. O Mastiff é conhecido por ser um cão reservado e que não demonstra muito os sentimentos.

Mastiff

Como funciona o adestramento da raça Mastiff

Apesar de muito dócil, o Mastiff tende a ser um bocado teimoso e independente. Por esse motivo, o ideal é que seja adestrado desde filhote. Fazendo isso, ele entenderá quem é que manda no ambiente e será muito menos teimoso e irreverente.

Cuidados necessários com o Mastiff

Devido ao seu tamanho enorme, esse cão pode ser um tanto quanto preguiçoso. Por isso, espera-se que o seu tutor o incentive diariamente a praticar alguma atividade física. Caso contrário, esse cão pode ficar obeso e desenvolver diversos outros problemas de saúde, inclusive cardiopatias.

Ademais, o Mastiff não gosta de calor excessivo, devendo ter sombra à sua disposição e água fresca. Por causa do seu temperamento protetor, o ideal é que esse cão viva na mesma casa em que a sua família de tutores e não isolado no quintal.

Em relação aos seus hábitos alimentares, um Mastiff pode comer até 1 kg de ração por dia.

Variações da raça Mastiff

Devido ao fato de ser exportado para diversas regiões do mundo, a raça Mastiff passou por alguns cruzamentos que deram origem a diferentes variações desse cão.

  • Bullmastiff – Essa variação é resultado da cruza entre o Mastiff e o Bulldog. A principal diferença entre as duas raças é que a cabeça e o pescoço dessa cruza podem vir com manchas de cor escura.
  • Mastiff pirineu – É uma variação peluda da raça e que se assemelha mais a um São Bernardo. O Mastiff pirineu possui orelhas caídas e duas cores diferentes, sendo que uma cor é sempre branca e a outra pode ser bege, preta, marrom, dourada ou prateada.
  • Mastiff Napolitano – Essa variação possui como diferença um excesso de pele. Sua pelagem pode ser preta, castanha, mogno ou azulada.
  • Mastiff Espanhol – Esse Mastiff tem a pelagem bem comprida e macia. Além disso, a sua máscara negra fica localizada apenas na região do focinho. Suas cores são preto, fulvo, amarelo, cinza lobo e amarelo.
  • Mastiff Tibetano – Esse tipo de Mastiff não é gigante, mas ainda é bem grande. Seu corpo é mais comprido e não é tão alto quanto a raça original. Além disso, ele é bem peludo e as cores do seu pelo podem ser vermelho dourado, creme, marrom, preto e cinza-azulado. A pelagem dessa raça também pode ter combinações de duas cores, como marrom e castanho ou preto e castanho.

Os cuidados com a saúde

O Mastiff tem expectativa de vida de até 10 anos, dependendo do estilo de vida que receberá de seus donos. Os principais cuidados que os tutores devem ter é com a sua alimentação. Para evitar que fique obeso, ele deve comer a ração na medida ideal para o seu peso. Além disso, deve ser estimulado diariamente a fazer atividades físicas.

Para que esse cão não sofra com doenças no seu trato urinário, é importante que ele coma ração de boa qualidade, conforme recomendação do veterinário.

Em relação aos filhotes de Mastiff, o ideal é que evitem o excesso de exercícios físicos nos primeiros dois anos de vida. Esse cuidado deve ser tomado para evitar futuros problemas nas articulações do animal.

Deixe seu Comentário