A pelagem macia de cor branca e o porte pequeno, são as características principais do maltês. Mas é preciso entender que essas não são as únicas características dessa raça tão dócil e esperta. A seguir você vai conhecer mais sobre essa raça e seus principais atributos e se ela é a mais indicada para ambientes pequenos.
O maltês é uma das raças mais graciosas que existe. Quem não tem muito espaço em casa ou moram em apartamentos pequenos, podem adquirir um cãozinho dessa raça tranquilamente, pois são pequenos.
Cheio de energia, amam brincar e correr. São brincalhões, inteligentes, espertos e muito dóceis. Amam estar perto dos seus donos e pasmem, são utilizadas em terapias diversas e competições de agility, obediência e tracking.
Características e condições físicas
O maltês é uma raça que tem muita energia como já deu para perceber, mas ele pode apresentar quadros de obesidade, por possuir um metabolismo mais lento. Sendo assim, adotar uma rotina de exercícios pode ser muito benéfico para deixa-lo mais calmo e evitar assim, o ganho de peso.
É preciso dosar os exercícios que serão passados ao seu cachorrinho, lembre-se o equilíbrio é o melhor caminho. Caminhadas diárias são os exercícios mais recomendados, trinta minutos é ótimo.
A cabeça dessa raça é mais longa que o focinho, o corpinho é longo, os olhos possuem uma coloração mais escura e a expressão bem atenta e viva.
Apesar de ser possível encontrar a pelagem com outras nuances de cor como o marfim ou uma cor mais escura nas orelhas, o branco é o mais comum. Os pelos são mais longos na região da cabeça, mas é possível encontrar também ao longo do corpo.
Conheça algumas características
- Expectativa de vida: 15 anos;
- Média de altura: 25 centímetros;
- Média de peso: 4 quilos.
Como é a personalidade dessa raça?
A raça maltês gosta muito de se divertir e não dispensa nenhum tipo de carinho, ainda mais se vier do dono ou tutor. Então, se você pensa em adquirir um bichinho desses, os seus carinhos terão que ser redobrados, pois ele é um pet que está sempre em busca de atenção.
Por ser um cachorro muito inteligente, em algumas situações pode ser teimoso e mimado para conseguir as coisas que quer. Se desde pequeno for adestrado, então a possibilidade de aprender a obedecer é bem grande.
Como é a convivência com essa raça?
Eles amam os seus donos e tutores, confiam de olhos fechados, chega a ser impressionante. Além dos seus donos, se dão muito bem com quem é desconhecido, basta dar uns afagos para ganhar a sua atenção.
Ser gentil e bem cordial é um dos traços mais marcantes da sua personalidade. Esse comportamento amigável dessa raça é que o torna ótimo para conviver com crianças e animais.
É um cãozinho adaptável a rotina do seu dono, então mesmo que tenha um excesso de energia, se o seu dono for mais quieto, ele será mais quieto, pois se adaptam ao ambiente.
Por isso, que se tornou a raça mais usada como companhia para os idosos e pessoas com baixa mobilidade.
Como é a socialização dessa raça?
O maltês é o tipo de raça de cachorro que você não precisa se preocupar em termos de socialização. Porém é necessário um tempo para que ele se adapte ao ambiente, às pessoas e aos outros animais.
Ele é um cãozinho que se apega mesmo à família, por isso é preciso trabalhar desde filhote a chamada “ansiedade da separação” que eles sofrem. Essa ansiedade surge, quando ele se vê longe dos seus donos e fica sozinho. O mais ideal é fazê-lo se adaptar as novas situações, vivenciar a falta, sem grandes ansiedades.
Cuidados com o bem-estar e a saúde
Escove os pelos
Manter a pelagem do Maltês sempre tão fofinha requer vários cuidados. A escovação deve ser feita diariamente. Utilize uma escova de pinos ou um pente de aço inoxidável, assim não há risco de que os pelinhos fiquem emaranhados.
Quando essas precauções não são tomadas, os pelos podem ficar muito embaraçados e as próximas escovações provocarem muita dor. Com isso, a pelagem terá que ser cortada bem curtinha. Portanto, o melhor é manter os cuidados sempre em dia.
Cuidados com a higiene
Uma das maiores preocupações em relação à saúde da raça maltês tem a ver com os seus pelos. Os banhos devem ser regulares, principalmente quando os pelos começam a ficarem acinzentados.
Não deixe de pentear o seu cãozinho para evitar que os pelos fiquem embaraçados e emaranhados. Existem shampoos e condicionadores específicos para cada raça, escolha o mais recomendado e utilize no seu amiguinho.
Dentes
Os dentes do seu cachorro devem ser escovados com frequência, todos os dias de preferência, para que eles fiquem protegidos do surgimento de tártaro e outras bactérias prejudiciais.
O seu hálito é melhorado muito e já é percebido nas primeiras escovações.
Unhas
Para que ele não se machuque, as unhas devem estar sempre aparadas, pois em ambientes que não exista um chão mais áspero, dificilmente ocorrerá o desgaste natural ao pisar. Se tiver alguma dificuldade para cortar a unha do seu amiguinho, leve-o a um pet shop. Pois lá, haverá profissionais mais capacitados.
Cuidados importantes com a saúde da raça
O maltês é uma raça que costuma ser muito saudável, mas algumas doenças típicas costumam surgir. Alguns cachorrinhos podem apresentar doenças e distúrbios cardíacos, com sintomas de cansaço excessivo. O mais indicado para esses casos é sempre ter o acompanhamento do médico Veterinário.
Outro problema que pode acontecer com frequência é o aumento do peso, manter hábitos alimentares mais saudáveis, passeios diários e brincadeiras são as recomendações mais adequadas para a raça.
Cuidados com a alimentação
Como dissemos, o maltês é uma raça que precisa tomar um cuidado maior em relação a alimentação.
Por terem uma tendência maior em ganhar peso, as atividades diárias em que envolve o gasto energético são importantíssimas.
O médico Veterinário saberá indicar qual a melhor ração para o seu amiguinho, além de estabelecer os melhores exercícios que devem ser seguidos.
Acompanhamento veterinário
O seu amiguinho de estimação, deve ser consultado regularmente, para fazer acompanhamento sobre a sua saúde. Esse procedimento evita que ele tenha algum problema futuro na saúde e fique mais protegido de outras complicações.
Além de tudo isso, você poderá pedir auxílio em relação a possíveis dúvidas que tenha. O importante é viver uma vida muito mais feliz com o seu cãozinho maltês.
Deixe seu Comentário