O Malamute do Alasca é um cão de raça pertencente à família dos Spitz. Aqui no Brasil ele é facilmente confundido com o Husky Siberiano devido à cor e ao porte físico. No entanto, o Husky Siberiano pode ter os olhos azuis, enquanto o Malamute do Alasca sempre terá os olhos escuros. Além disso, o Husky possui um porte físico menor e a estrutura de seu rosto assemelha-se a uma raposa, enquanto o Malamute lembra mais um lobo.
Esse cão é extremamente sociável e afetuoso com humanos. Ele costuma ser leal e bastante brincalhão, gostando de passar o tempo com a sua família de tutores.
É o mais forte de todas as raças de “cães de trenó” e está sempre pronto para o trabalho. Esse cão se dá bem com outros animais e, especialmente, com outros cães de sua raça.
A personalidade do Malamute do Alasca
Extremamente brincalhão, esse cachorro é muito disposto a fazer atividades como passeios ao ar livre e corridas. Devido ao seu jeito simpático, o Malamute não pode ser considerado um cão de guarda. Esse cãozinho provavelmente vai amar as suas visitas e não vai estranhar ninguém diferente que aparecer em sua casa.
Apesar de não latir, os Malamutes do Alasca gostam muito de uivar e fazer alguns sons estranhos. Você poderá “conversar” com ele e ele te responderá com esses barulhos.
A relação do Malamute do Alasca com crianças pequenas
Esse cãozinho é muito recomendado para crianças maiores de cinco anos pois ele é bem enérgico, louco por brincadeiras e companheiro da família. Pode ser que ele seja também um pouco atrapalhado e por isso é bom ter cuidado para que não derrube crianças menores.
A origem do Malamute do Alasca
Como está bem explicado em seu nome, o Malamute é originário do Alasca e está entre as raças mais antigas daquela região. Pelo fato de, antigamente, não ter sido cruzado com muitos cães diferentes, o Malamute não é muito miscigenado, sendo uma raça mais pura e semelhante ao original.
Como a principal função dessa raça era puxar trenós, o Malamute do Alasca possui uma estrutura robusta, semelhante a um lobo. Além disso, ele é bastante resistente e inteligente.
Adestramento de um Malamute do Alasca
O Malamute do Alasca deve ser adestrado desde filhote, com firmeza, pelo tutor pois é um cão bastante independente e cheio de vontade própria. Portanto, providencie o adestramento para que ele entenda as suas ordens ao invés de fazer o que bem entende.
Cuidados com o seu cão
Pelo fato de ser um cãozinho de trabalho, o Malamute do Alasca adora estar envolvido em atividades. Para não deixá-lo entediado, procure convidá-lo para fazer alguns trabalhos, tais como puxar alguém de skis ou algum trenó. Você também pode colocar alguns obstáculos no seu quintal e incentivá-lo a passar por eles. Essa raça adora dar saltos!
Como essa raça veio do Ártico, ela não tolera bem o calor. Por isso, se você quer criar um Malamute, precisará reservar um espaço com bastante sombra e água fresca para o seu cãozinho. Além disso, como o Brasil possui estações bem quentes em algumas regiões, pode ser necessário que você utilize o ar condicionado para que ele não sofra com o calor.
Nesse caso, as atividades cansativas devem ser feitas em momentos mais frescos do dia.
O banho desse cão pode ocorrer somente uma ou duas vezes ao ano! Ele é extremamente asseado. No entanto, em dois períodos do ano, o Malamute faz uma intensa troca de pelos e pode ser necessário fazer aspiração, além da escovação semanal.
Já a escovação dentária recomendada é de uma vez ao dia ou, pelo menos, três vezes por semana. Isso evitará a formação de tártaro e mau hálito na boca do seu amigo.
Pelagem
A pelagem deste cão é densa e bem espessa, principalmente no seu pescoço, nos seus ombros e nas suas coxas. A cor pode várias entre preto e cinza. No entanto, sua barriga, patinhas e algumas partes do rosto serão sempre brancas.
Ele deve ser escovado, no mínimo, uma vez por semana. Pode ser necessário que você faça a escovação até 3 vezes na semana. Isso porque é necessário distribuir a gordura de seus pelos e deixá-los livres de qualquer sujeira.
Essa raça possui um subpelo bem denso para que o animal resista ao frio intenso. Geralmente o Malamute se dá bem com temperaturas até -15°C por conta dessa pelagem.
O Malamute do Alasca vai te ajudar a limpá-lo. Eles costumam se lamber, como fazem os gatos, por isso seus pelos ficam quase sempre limpos.
Aparência geral da raça
O porte do Malamute do Alasca corresponde ao seu temperamento. Ele é forte e possui membros musculosos. Seu pescoço é largo e a cabeça grande, mas proporcional ao restante do corpo. Sua cauda, levemente curvada é bem peluda e costuma ficar levantada acima de seu quadril. Além disso, suas orelhas triangulares estão sempre eretas, no topo de sua cabeça e levemente inclinadas para a frente.
Cuidados essenciais para a saúde do Malamute do Alasca
Essa raça possui uma predisposição à obesidade. Portanto, é indispensável que você estimule diariamente as atividades físicas que destacamos acima. Além disso, você deve utilizar um medidor de ração apropriado a sua idade e peso, conforme a recomendação do veterinário do seu Malamute. Isso evitará que você coloque comida em excesso para o seu cachorro e ele acabe ficando obeso.
Outro cuidado importante que você deve tomar é enquanto o seu Malamute for filhote. Tenha cuidado para que ele não dê saltos muito altos e nem faça caminhadas muito longas. Pelo fato de ainda estar com estrutura em formação, pode ser que aconteça algum problema de articulações. Portanto, preserve o seu filhote de esforços demasiados.
O local ideal de criação do cão
Esse cão deve ser criada em locais espaçosos e, de preferência, com um quintal bem grande pois eles gostam muito de cavar buracos. Não é recomendado criar um Malamute do Alasca em apartamento pois é um cão que precisa gastar muita energia e gosta de fazer bagunça. Para apartamentos, procure cães de porte pequeno.
Deixe seu Comentário