Raças

Lulu da Pomerânia: comportamento, cuidados e preço

Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão Anão, é um cãozinho super alegre e que, apesar de seu pequeno tamanho, costuma ser valente com outros cães. Porém, a despeito de sua desconfiança com os seus pares, essa raça é extremamente afetuosa com o próprio dono.

A valentia do pequeno Lulu se deve ao fato de ser um excelente cão de guarda, que está constantemente atento a qualquer movimento suspeito. Por ser um cão muito leal, ele se mostra sempre disposto a proteger o seu dono.

Esse peludinho é muito esperto e fácil de adestrar, uma excelente companhia para quem o possui!

Muito embora esse companheiro seja parceiro de seu tutor, ele também possui a necessidade de ter independência. Por esse motivo, o Lulu da Pomerânia é uma ótima companhia para idosos e crianças.

Fatos históricos sobre o Lulu da Pomerânia

Antigamente, o Lulu da Pomerânia era considerado uma raça de luxo, criado apenas por um seleto grupo de tutores de classe alta. Inclusive, essa raça, juntamente com um cão de raça pequinês, estava entre os tripulantes do luxuoso navio Titanic e chegou a ser resgatada antes do naufrágio.

Atualmente, já é bem mais comum ver vários desses cãezinhos do tipo Spitz Alemão Anão em casas e apartamentos no Brasil.

Outro fator curioso que colaborou para a popularização desse cão é que o Lulu da Pomerânia era uma raça muito querida pela rainha Victoria. O seu charme e a sua elegância foram essenciais para que ele ficasse popular por toda a Europa. O Lulu era a raça preferida da realeza, que adorava expor os seus cãezinhos por aí.

Pelagem da raça Lulu da Pomerânia

Dono de uma pelagem exuberante, o Lulu da Pomerânia pode ter pelos das mais diversas tonalidades, tais como marrom, laranja, preto e castanho. Geralmente seus pelos são todos da mesma cor.

Como são pelos muito densos para o seu pequeno corpo, é comum que os petshops, ou o próprio dono, façam a tosa. O ideal para esse tipo de pelagem é aparar com uma tesoura e não usar máquina de tosa. Desse modo, os pelos do Lulu ficam mais curtos e bonitos, sendo ainda mais fácil de higienizá-los.

O tipo de tosa mais utilizado é o que deixa o Lulu com cara de ursinho, ficando ainda mais fofo. Basta aparar os pelos ao redor do rosto e deixá-lo com a cabeça arredondada. Em outros países, o Lulu da Pomerânia é chamado de mini leão – e não é que parece mesmo?

Lulu da Pomerânia

Nomenclatura da raça

É muito comum que se confunda o nome dessa raça. Alguns chamam de Lulu da Pomerânia e outros de Spitz Alemão. Vamos agora esclarecer o motivo dessa confusão.

A raça Spitz Alemão pode ser de 5 tipos de porte diferentes: anão, pequeno, médio, grande e gigante. O que ocorre é que, no Brasil, o porte mais conhecido é o anão. Por esse motivo, nós chamamos o Spitz Alemão de porte Anão como Lulu da Pomerânia. Os outros tamanhos de Spitz não podem ser chamados de Lulu da Pomerânia.

Adestramento

Essa raça é mais facilmente adestrada do que os outros cães. Isso porque o Spitz Alemão Anão é muito disposto a brincadeiras e está sempre atento a estímulos externos.

No entanto, tenha cuidado! Ao disciplinar um cão da raça Lulu da Pomerânia, você deve ser bem firme, pois ele é um tipo de cachorro que precisa de um líder. Se o dono não ocupar o lugar de líder da casa, Lulu o fará rapidamente pois costuma ser um cãozinho bem mandão.

Aparência do Lulu da Pomerânia

Além do cabelo esvoaçante, essa raça possui uma cauda enroladinha e cheia de pelos, que fica sempre alta. Os seus olhos são levemente amendoados e na cor preta. O mini leãozinho possui orelhas pequenas e triangulares, que ficam sempre erguidas no alto de sua cabeça e que logo entregam a personalidade super atenta desse pequeno e esperto cão.

Cuidados com a saúde do cão

Apesar do pequeno porte, o Lulu da Pomerânia costuma ser muito saudável e tem alta imunidade. Essa raça não adquire doenças com facilidade e a sua expectativa de vida é bem alta. O estimado para um Lulu é que ele viva 16 anos. Dependendo dos cuidados e do nível de estresse a que o cão é submetido no dia a dia, eles podem chegar a 18 anos de vida.

Porém, os donos devem possuir muito cuidado com os acidentes domésticos. Isso porque esse cãozinho tem a estrutura pequena e corre para todos os lados o dia inteiro, podendo ficar invisível aos olhos de seus tutores.

Por ser pequeno e frágil, ele também está mais exposto a sofrer com a luxação de sua patela. Essa luxação só ocorre quando o Lulu tem seu joelho forçado inadequadamente, fazendo alguma estripulia indevida.

Personalidade da raça

O Spitz Alemão Anão é altamente enérgico e brincalhão, sendo uma raça ideal para quem tem crianças que querem um amiguinho. Por ser um cão atento, o Lulu está sempre a espera de alguma ordem para começar a diversão.

Apesar de muito extrovertido e dócil, o Lulu da Pomerânia costuma estranhar um pouco as visitas e latir bastante para quem ele ainda não conhece. Ele pode demorar a se acostumar com alguém diferente do seu convívio passeando pela sua casa. Por esse motivo, é importante trabalhar a socialização desse cãozinho e evitar os latidos excessivos.

Dicas de cuidado com o Lulu da Pomerânia

Cães com pelos densos como o Lulu da Pomerânia devem ser bem sequinhos após o banho, para evitar dermatites e fungos em sua pele. Além disso, seque bem as patinhas dele ao voltar de algum passeio em que o piso esteja molhado.

Como vimos anteriormente, a sua estrutura pequena o deixa mais exposto a acidentes domésticos. Por esse motivo, é ideal que você tenha cuidado com escadas e garagens na sua casa. Deixe sempre o ambiente seguro para o seu novo amigo.

Além desses cuidados específicos para a raça Lulu da Pomerânia, você deve ficar atento a todos os outros cuidados necessários com a saúde do seu pet.

Deixe seu Comentário