Raças

Conheça o Lhasa Apso: comportamento, cuidados e preço

Lhasa Apso

Quem mora em ambientes pequenos, mas que mesmo assim desejaria ter um pet, a raça Lhasa Apso é a mais recomendada, pois o seu porte é pequeno. Orelhas mais finas, pelos longos e latido estridente, são as marcas dessa raça, que sem dúvidas é uma das melhores para se tornar sua companheira.

Durante algum tempo essa raça foi considerada especial, com poderes místicos e até sagrada em algumas regiões. Hoje em dia se confunde muito essa raça com a Shih Tzu, porém suas características físicas são bem diferentes.

Seu temperamento forte, instinto de proteção ao seu dono e características físicas únicas, fazem com que o Lhasa se torne um pet único e especial.

Características e condições físicas do Lhasa Apso

Embora seja uma raça cheia de energia e que ama brincar, o Lhasa Apso não precisa muito de exercícios físicos. Ele vai ser aquele cãozinho que curte muito mais tirar uma soneca ao lado do seu dono, do que ficar se exercitando. Daí que vem a sua característica e o porque ele é mais indicado para apartamentos e ambientes pequenos.

E não precisa se preocupar com passeios longos, por ser pequenino, os passeios podem ser bem curtinhos, àquelas voltinhas no final da tarde está de bom tamanho.

Não estranhe se o seu Lhasa Apso ficar eufórico quando ver uma criança. Eles amam crianças e ficam cheios de energia quando encontram uma.

É uma raça muito charmosa, o que mais chama a atenção são as suas orelhinhas e bigodinhos. Uma das características que mais chama a atenção dos donos e tutores é a sua pelagem.

Seus pelos são longos e finos, as cores também podem variar bastante entre o preto, branco, dourado, cinza e marrom.

Conheça algumas dessas características:

  • Expectativa de vida: 15 anos;
  • Média de altura: 25 centímetros;
  • Média de peso: 7 quilos.

Características da sua personalidade

A raça Lhasa Apso apesar de ser pequenina, possui um porte considerado nobre, mas o que diferencia de outros cachorros não é apenas esse porte e sim o seu temperamento, que costuma ser bem forte.

Gostam de cuidar e farão isso como ninguém ao seu tutor e dono. São leais a toda a família, postura digna de um nobre, assim como eram os seus ancestrais.

São cães de colo, aliás amam quando seus donos os pegam e enchem eles de coceiras e carinhos. Portanto, não economize nesses carinhos, pois graças a sua personalidade mais forte, nem sempre é tão fácil assim agradá-los como as outras raças.

Como é a convivência com essa raça?

Podemos afirmar que é uma raça totalmente adaptável, se dão bem tanto em ambientes pequenos, quanto em ambientes grandes.

O que mais pode deixar essa raça desestabilizada é a separação do seu dono ou tutor. Eles não aceitam esse tipo de condição. Ficam tristes, não comem direito, nos hoteizinhos, a raça Lhasa Apso é a que fica mais triste de todos, pois são altamente dependentes da companhia dos seus donos.

Devem ser treinados desde filhotes, assim atendem os chamados com bastante facilidade.

Processos de socialização

O Lhasa Apso possui uma personalidade muito forte e marcante, além de serem extremamente dóceis e com facilidade de se dar bem com pessoas estranhas. Quem gosta de animaizinhos de estimação, essa é a melhor raça para receber visitas em casa.

Por ser muito desconfiado, não dará muita bola aos estranhos, porém assim que ganham confiança, se tornam amigos.

Quer conquistar um cãozinho dessa raça? Basta brincar com ele, por isso do seu encantamento por crianças. Eles não negam uma boa farra feita por elas.

Futuros donos dessa raça devem ter um pouco mais de paciência para conquista-la. Vá devagar, integrando-as desde filhotes, assim você ganha mais tempo para adestra-los e socializa-los na família.

Lhasa Apso

Bem estar e saúde do Lhasa Apso

Escovação dos pelos

A raça Lhasa Apso possui uma quantidade de pelos bem vasta e precisa sim de cuidados diários para mantê-los sedosos e limpos. Portanto, se prepare para escovar os seus pelos com paciência. Existem inclusive, algumas escovas e pentes adequados para essa tarefa.

Escovar os pelos da raça é uma forma de protege-los de quedas desenfreadas. A escolha retira os pelinhos que já estão mortos e facilita o nascimento de novos pelinhos, mais fortes e macios.

Cuidados com a higiene

Além da escovação, existem outros cuidados que devem ser tomados quando falamos da raça Lhasa Apso. Banhos frequentes com shampoos adequados são fundamentais para manter seus pelos longos sempre limpos e longe da infestação de pulgas e outras pragas.

Alguns donos mandam tosar todos os pelos, assim os cuidados ficam mais facilitados. Essa é uma ótima ideia. Mas, antes de realizar tais procedimentos, consulte um médico Veterinário para te orientar qual o melhor procedimento.

Cuidado com as unhas

É preciso tomar muito cuidado com as unhas do seu cãozinho, portanto mantenha-as sempre cortadas para que ele não sinta nenhum desconforto na hora de andar. Essa ação previne o surgimento de machucados nas patinhas.

Se você sente insegurança na hora de cortar as unhas do seu cachorro, leve a um profissional especializado e que tenha técnica para isso, pois a região das patas é bem sensível.

Cuidado com os dentes

Fazer a higiene bucal do seu cachorro é importantíssimo para que doenças como o tártaro, não apareça de jeito nenhum. Por isso se programe para fazer a higiene do seu doguinho, diariamente. Existem escovas próprias e cremes dentais, para a escovação dos dentes do seu cachorro. A redução do mau hálito poderá ser sentida em poucas semanas.

Consultas ao veterinário devem ser regulares

A raça Lhasa Apso possui uma tendência maior a apresentar alguns probleminhas de saúde do que outras raças. As suas orelhas possuem um formato diferente, portanto as complicações auriculares são comuns, pois quando bebem água, elas molham naturalmente e acumulam bactérias e fungos.

Limpe os ouvidos do seu cãozinho com soluções próprias para os ouvidos. Os olhinhos e os ossos também precisam de uma atenção especial, pois podem apresentar alguma alteração desagradável. Essas alterações podem ser evitadas apenas com a alimentação.

As visitas regulares ao consultório veterinário devem ser frequentes, pois apenas o médico Veterinário é que vai poder recomendar os melhores tratamentos para o seu Lhasa Apso. Cuide sempre dele para que não adoeça, podendo viver longos anos com saúde.

Deixe seu Comentário