Raças

Conheça o Leão da Rodésia: comportamento, cuidados e preço

Leão da Rodésia

Nascido no século XIX, o cão que foi criado para ser caçador, mostrou características únicas que não foram vistas em nenhum outro cão. Para as pessoas que amam cães, o Leão da Rodésia é o cão perfeito para se ter por perto. Confira!

Leão da Rodésia

Extremamente ágil e destemido, essa raça foi desenvolvida na África, no século XIX, especialmente para caça. Devido ao seu porte muito imponente e resistência extrema, por mais que seja um cão magro, consegue suportar mudanças súbitas de clima e ambiente.

Além disso, conhecido também como Rhodesian Ridgeback, o cão possui em seus antepassados, animais selvagens que foram criados dentro de uma tribo nômade, tribo essa que se destacava pela ferocidade. Logo, o cão símbolo da tribo não poderia ser diferente.

Herdado dos antepassados, esse cão é a única raça que possui nas costas, exatamente no dorso, uma fileira de pelos que vão ao contrário dos outros. Ou seja, os pelos são eriçados e na direção contrária dos demais pelos.

Ademais, Essa é somente uma das características mais marcantes do Leão da Rodésia, já que ele é ótimo para caça, tendo seus instintos muito mais desenvolvidos do que os outros cães. Sua visão, por vezes, pode se mostrar mais nítida, bem como sua audição.

Em 1870, o cão era destemido e ágil o suficiente para caçar leões, perseguindo-os de forma incansável, até que os animais ficassem acuados e se rendessem ao cão. Logo, também recebeu, na época, o apelido de “cão leão”

Entretanto, foi somente em 1950 que o Leão da Rodésia foi reconhecido como uma raça oficial, na Rodésia do Sul, que hoje em dia é o Zimbábue. Porém, foi somente nos anos 50 que essa raça se tornou um pouco mais popular no Brasil.

Hoje em dia, está entre as raças mais conhecidas de raça, mesclando características como um grande caçador, ótimo cão de guarda e um animal muito querido para companhia.

Quanto à personalidade

Algumas pessoas consideram o Leão da Rodésia um animal perigoso, instável e agressivo para se ter por perto. Porém, está enganado quem pensa assim, já que ele mostra uma personalidade extremamente calma e devota ao seu dono, além de ser inteligente e disciplinado por natureza.

Além disso, o cão possui um olhar extremamente expressivo e, logo, conquista a todos que estão ao seu redor, já que tem a incrível capacidade de passar exatamente a emoção que está sentindo somente pelo olhar. Porém, ele é mais uma das raças que escolhe somente uma pessoa para ser o seu favorito.

Mesmo que seja disciplinado, isso não significa que ele é submisso. Logo, não espere que ele faça todas as vontades da família somente por diversão, pois ele não o fara. O Leão da Rodésia é extremamente independente e preza muitíssimo pelo seu espaço pessoal.

Entretanto, mesmo que pareça solitário e que aparente estar distraído, esse animal se colocará no modo de defesa assim que ouvir o menor ruído estranho. Como é um cão de olhar muito marcante, sempre que houver um visitante na casa, ele o analisará detalhadamente e sem nenhuma pressa.

Essa raça dificilmente usa da violência, ou seja, dificilmente ataca alguém, a não ser que ele se sinta provocado ou em situações de extremo perigo. O fato é que, desde os tempos primórdios, ele foi ensinado a somente acuar o inimigo ou a presa, mas nunca ferir alguém.

Leão da Rodésia

Cuidados e saúde

Esse cão é ótimo para as pessoas que não possuem tempo suficiente para montar um cronograma de cuidado para ele. Logo, ele é um cão extremamente resistente e muito simples de cuidar. Logicamente, isso não isenta as necessárias idas ao veterinário para exames de rotina.

Como possui um pelo curto e prático, não apresenta grandes quedas, nem cheiro forte e nem problemas com fungos. Escová-lo uma vez por semana já está o suficiente, além de ser necessário somente um banho por mês, em geral.

Entretanto, para potencializar a sua saúde, se possível, escove os dentes do cão, corte suas unhas e mantenha uma rotina saudável de exercícios físicos. Quanto às suas orelhas, sempre devem ser mantidas limpas e secas, principalmente após o banho.

Examinar as patas, boca, olhos e orelhas, é importante para averiguar se não há nenhum tipo de machucado, problemas de pele, etc. O fato de mexer em suas orelhas e patas, pode ser interpretado por ele como um carinho, logo, não irá se importar.

Além disso, mesmo que o Leão da Rodésia seja uma raça muito forte, independente e de fácil adaptabilidade, ele ainda assim pode apresentar alguns problemas que são mais específicos da raça, como:

  • Sinusite;
  • Catarata;
  • Atrofia da retina;
  • Displasia de quadril e cotovelo.

Esses são apenas alguns exemplos de problemas que podem acontecer caso o cão não receba os cuidados necessários. Logo, se é um cão que os donos se preocupam e tratam da sua saúde com carinho e respeito, ele pode nem mesmo chegar perto de desenvolver alguma delas.

São cães extremamente gulosos e, por conta disso, é preciso consultar um veterinário para saber qual o tipo de alimentação adequada para ele, já que costumam não ter limites na hora de saciar a fome. Mesmo que não seja o indicado, esses cães conseguem ficar até 24 horas sem tomar água.

Ambiente adequado

O bom dessa raça é que, mesmo em caso de donos que vivem em apartamentos, isso não chega a ser um problema. Mesmo que seja um cão de grande porte, ele é muito fácil de ser criado, além de ser higiênico, quieto e de fácil adaptação.

Porém, como todo morador de apartamento sabe, ter um animal de um porte consideravelmente grande, pode significar que é preciso levá-lo passear com muito mais frequência. Esse cão possui uma energia ímpar e precisa muito de estímulos mentais e físicos.

Levá-lo para passear por 30 minutos, por exemplo, já o suficiente para que ele veja ambientes diferentes e não se torne estressado, depressivo e autodestrutivo. Manter o Leão da Rodésia preso de casa por muito tempo, pode causar problemas no seu comportamento, já que é uma raça que ama a liberdade.

Deixe seu Comentário