Raças

Kuvasz (Pastor Húngaro): comportamento, cuidados e preço

Kuvasz (Pastor Húngaro)

Essa raça é considerada uma raça anciã, já que é a uma das mais antigas já conhecidas pelo ser humano. O Kuvasz chegou a ser ameaçado de extinção, mas a situação foi revertida graças aos criadores e hoje ele é muito popular. Para saber mais, confira!

Kuvasz

Há 1.200 anos surgia o Kuvasz na Hungria no século XIII. Diferente das outras raças que eram muito criadas para a caça, essa raça foi desenvolvida para ser um pastor de rebanho. Por mais que acompanhassem os cavaleiros em caçadas, não eram tão participativos quando os demais.

Foi em 1458 que a raça foi registrada com o nome de Kuvasz, pelo rei Matias I da Hungria. O significado do nome significa “guarda-costas”, uma prova singela do quanto o rei depositava a sua confiança no animal.

Assim, por conta da alta confiança que a realeza depositava no cão, sua raça começou a se popularizar. Porém, após a morte do rei, a raça entrou em declínio e quase foi ameaçada de extinção. Felizmente, a extinção da raça falhou e em 1934 foi declara uma raça oficial.

Além disso, essa raça é de porte gigante e chega a quase 1 metro de altura, beirando os 80 centímetros quando macho e 70 centímetros de altura quando fêmea. Em relação ao seu peso, pode atingir, tanto macho quanto fêmea, aproximadamente 60 kg.

O Kuvasz lembra um pouco o rosto do Golden Retriever ou do Labrador, porém, todo branco e com muito mais pelo, além de possui pelos levemente cacheados.

Inclusive, são cães muito robustos e fortes, com o corpo equilibrado e musculatura definida. Apesar do tamanho avantajado, são muito ágeis, porém sutis em se movimentar. É um cachorro que também suporta muito bem as mudanças climáticas extremas, grande prova da sua adaptabilidade.

É muito inteligente e muito atento a tudo o que ocorre ao redor dele. São cães muito carinhosos, protetores e companheiros. Além disso, conquistam facilmente qualquer pessoa que passe um tempo próximo a eles.

Personalidade e características

Mesmo que seja uma raça dotada de tanta beleza que chega a parecer um Urso Polar, esse cão é independente e muito audacioso. Como são decididos, geralmente agem por conta própria nas suas decisões.

Em contrapartida, não são egoístas e nem levianos, apenas calculam rapidamente as ações que devem tomar e vão em frente. É uma ótima raça para ter perto de criança e ser criada junto à família, porém, não se dá muito bem com estranhos até que ganhem totalmente a sua confiança.

O Kuvasz é uma raça muito educada e inteligente, além de ter um caráter confiável e estável. Porém, como é independente, se torna um cão um pouco difícil de adestrar, já que também são muito teimosos e podem tentar questionar as ordens que receberá do adestrador.

Além disso, são muito obstinados e líderes por natureza, logo, sabem muito bem como impor as suas vontades para com os demais. Apesar de tudo, o seu gênio é extremamente doce e, quando muito íntimo da família, pode ser muito brincalhão.

Mesmo que seja um cão de porte gigante e com muito pelo, o Kuvasz não possui odores desagradáveis na pelagem. Além disso, o seu pelo consegue repelir quase que automaticamente a sujeira.

São cães muito silenciosos, calmos e não latem por qualquer coisa. Esse cão precisa detectar realmente que uma situação de perigo está prestes a acontecer, aí sim ele tomará uma atitude. Mesmo sendo cães de guarda, podem se adaptar bem a outros animais.

Kuvasz (Pastor Húngaro)

Principais características

  • Dócil;
  • Independente;
  • Teimoso;
  • Inteligente;
  • Brincalhão;
  • Equilibrado.

Muitas outras características fazem parte da personalidade desse animal. Mesmo que ele tenha um gênio próprio, é sempre importante treiná-lo e ensiná-lo da melhor maneira possível. Assim, o seu gênio fica mais controlado ainda e é possível descobrir traços da sua personalidade que antes não eram mostrados.

É uma raça que, para tê-la em casa, é preciso tempo para cuidar, dedicação e muito carinho, já que mesmo sendo independentes, são muito amorosos com os donos e amam demonstrar o seu afeto. Isso significa que não é sadio deixá-lo sozinho e trancado por um longo período de tempo.

Alimentação da raça Kuvasz

Como já é de se imaginar, por conta do seu tamanho é uma raça que precisa de muita vitamina e alimentos que realmente saciem a sua grande fome. É preciso variar a sua alimentação de acordo com a idade e demais necessidades nutricionais que somente um Veterinário pode identificar.

Porém, é importante frisar que as vitaminas e suplementos alimentares que ele precisa, já estão todos inclusos na ração. Logo, é extremamente proibido fornecer algum tipo de alimentação que não seja a indicada pelo veterinário.

Por ser uma raça que gosta de comer, é indicado que tenha uma dieta balanceada e controlada. Afinal, é uma raça de porte gigante e pode engordar mais do que o necessário, tornando a sua locomoção difícil e sua qualidade de vida, ruim.

Saúde da raça Kuvasz

O Kuvasz é uma raça de saúde muito boa, não necessita de grandes cuidados, a não ser os cuidados rotineiros que toda raça precisa, como visitas ao veterinário, vacinas, banhos, escovação, etc. Inclusive, em relação às escovações, as mesmas devem ser feitas, pelo menos, 3 vezes na semana.

Além disso, por ser um cão de pelagem abundante e muito grande, é preciso que ele seja tosado, algumas vezes, para que a quantidade de pelo não seja um atrapalho para o cão e nem para os donos. Mesmo com as escovações, podem ocorrer quedas.

Caso a família esteja acostumada a dar banho nesse cão, é muito importante que o sequem com muita atenção e perfeccionismo, mesmo que demore muito tempo para isso. Afinal, por conta da sua pelagem abundante, podem ocorrer problemas na pele por conta da umidade.

Além da escovação, também é indicada a análise cuidadosa dos dentes, a fim de evitar tártaros, mau hálito e placa bacteriana. Com os cuidados necessários, o Kuvasz é uma raça que pode viver até 12 anos. Essa questão é refletida diretamente nos cuidados que o dono do animal possui, por isso é sempre bom cuidar desse aspecto com atenção.

Deixe seu Comentário