Todos sabemos que os cães podem possuir, de acordo com a raça, uma expectativa de idade de cachorro entre 6 e 20 anos. As raças menores podem viver menos tempo, e raças de grande porte podem viver até vinte anos quando bem cuidados.
Porém, a idade dos cães de acordo com o seu envelhecimento é diferente do que para nós. Cada ano que passa para nós, é muito maior o período de tempo para o seu cão. Logo, um cão não tem apenas 1 ano de idade como nós quando crianças, após 1 ano de seu nascimento eles já são cães praticamente jovens adultos nesse período de suas vidas.
Contudo devemos considerar as diferenças de porte do animal, pois de acordo com as respostas biológicas do organismo e o metabolismo do animal, a idade dos cães pode mudar dependendo da raça. Apesar do ciclo de vida do animal ser diferente de nós humanos, a mentalidade deles pode ser comparada, mesmo quando adultos, a de uma criança de 3 anos de idade.
Entenda como funciona o envelhecimento dos Cães
Mesmo quando velhos, continuam sendo dependentes de cuidados, atenção, carinho e amor. Mas entenda como funciona a idade para os cães e por que as fêmeas entram no cio já no primeiro ano de idade
1 ano
Quando o cão completa um ano, e isso vale para todas as raças, o seu organismo atinge a maturação sexual e o animal começa a atingir o limite de seu crescimento. Comparando ao mesmo período do crescimento humano, é como se o seu pet tivesse chegado agora aos 15 anos de idade.
Nessa idade ainda são muito bobalhões e ativos, como crianças passando pela puberdade, e ingressando na vida adulta. Desta forma, já são capazes de se reproduzir e os hormônios começam a atuar mais ativamente.
2 anos
Ao completar 2 anos de idade é como se o seu cão tivesse chegando aos 24 anos, estando na fase da vida adulta. Logo, já é possível notar que o cão não passa mais o dia inteiro brincando e correndo atrás de qualquer coisa que se mexa. O cão começa a ficar mais calmo, e como um bom companheiro, prefere estar mais tempo deitado ao lado do seu dono.
4 anos
Aos 4 anos de idade o seu cão já está na fase dos 32 anos. Ele se torna mais territorialista, é um cão na fase mais forte de sua vida. Ele possui grande disposição, e caso tenha filhotes se torna um pai ou uma mãe caninos muito responsáveis. São cuidadosos, protetores e até um pouco ciumentos.
6 anos
Nesta fase já começam a diferenciar os sinais entre os portes dos animais. Os cães maiores envelhecem mais rápido do que os pequeninos. Enquanto cães de pequeno porte encontram-se na fase equivalente aos 40 anos, o cão de grande porte está mais para os 45.
A partir desta fase, eles começam a ficar mais dorminhocos, mas continuam fortes e espertos. Em algumas raças com menor expectativa de vida, algumas doenças e complicações começam a apresentar sintomas. Sendo assim, é importante que os exames de sangue estejam em dia e a alimentação equilibrada, bem como o incentivo a atividades físicas para o seu pet vão ajudar o seu cão para que ele viva mais.
10 anos
Aqui, algumas mudanças também ocorrem. O cão está entrando na terceira idade. Os cães pequenos equivalem aos seus 56 anos, e o cão grande cerca de 66 anos de idade. Com esta idade é natural que o animal comece a desenvolver dificuldades para andar, problemas com osteoporose, ou visão com catarata.
15 anos
Esta é a idade de expectativa de vida média dos cães. Chegando a esta idade, cães pequenos e cães grandes sentem-se como um humano entre 75 e 85 anos. Esse tipo de comportamento muda muito de raça para raça.
Cuidados para que a idade de cachorro seja longa e feliz
Os cães precisam de cuidados desde pequenos para que eles possam viver uma vida saudável e por muito tempo. O tutor deve se responsabilizar por questões como vacinas, consultas ao médico-veterinário, alimentação e higiene do animal, bem como atender a todas as necessidades que o cão tenha.
Quando pequenos, devem receber vacinas, como a antirrábica e contra a parvovirose. Além disso devem começar a ser ministrados os vermífugos o que deve continuar sendo feito periodicamente durante a vida do animal. Os cães também necessitam utilizar remédios contra parasitas, como pulgas e carrapatos, mas que não sejam tóxicos para o animal. Caso necessário aplicar veneno no local para eliminação desses parasitas, não deixe que o cão fique exposto.
A alimentação do animal deve ser balanceada. Para isso existem diversas rações que possuem desde ômega 3 até suplementação de cálcio e ferro, o que pode evitar que o animal desenvolva doenças como anemias, triglicerídeos e osteoporose. Outra doença em cães que está atrelada à alimentação é a diabetes.
O açúcar como conhecemos não é componente de uma alimentação natural, devendo ser ingerido pelos cães apenas por meio de frutas. Desta forma não devem ser ofertados ao pet doces, ou mesmo chocolates, sendo que estes são tóxicos ao animal. O chocolate é responsável pelo desenvolvimento de doenças mentais e disfunções motoras no animal, bem como epilepsias além de prejudicar o fígado.
Ofereça dietas naturais ao seu pet e rações indicadas por seu veterinário. Além disso você deve incentivar o cão a fazer exercícios físicos. A maioria dos cães possuem muita energia que deve ser gasta. Quando não brincam rotineiramente podem acabar tornando-se sedentários. Algumas outras doenças ainda podem estar atreladas a isso, como obesidade e depressão.
Veja também:
Por que cães de grande porte possuem maior expectativa de idade de cachorro do que os pequenos?
Isso ocorre devido ao metabolismo dos animais. Cães menores possuem um metabolismo acelerado, assim, precisam comer mais vezes ao dia, urinar e dormir. Enquanto isso, os cães maiores demoram mais tempo para realização de suas atividades metabólicas.
Desta forma os cães menores (Chihuahuas, por exemplo) possuem um tempo um pouco menor de vida quando comparados a raças de grande porte. Porém, quando bem cuidados, a idade de cachorro pode chegar facilmente aos 15 anos mantendo a qualidade de vida do animal.
Deixe seu Comentário