Raças

Tudo sobre Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas

Inteligente, sensível, leal e engraçado: essas são as características que definem a raça Griffon de Bruxelas. A raça de cão, originária da Bélgica, pode ser um ótimo animalzinho de estimação. Se você está pensando em adotar ou comprar um Griffon de Bruxelas, não deixe de conferir nosso guia completo sobre a raça a seguir.

História do Griffon de Bruxelas

Você conhece a história dessa raça? De fato, não é surpresa que o Griffon de Bruxelas tenha tantos traços de personalidade distintos. Afinal de contas, temos que considerar quantos tipos de cães são misturados à raça para formar um Griffon.

Ou seja, o Griffon de Bruxelas foi criado na Bélgica no ano de 1800, sendo uma raça secular. Em suma, esse cão é uma mistura de Yorkshire terrier, Affenpinscher, Pug e King charles spaniel. De fato, os Griffons originais eram populares entre os agricultores e camponeses devido à sua capacidade de capturar ratos. A raça era tão comum na vida cotidiana que seus ancestrais eram retratados na arte desde o século dezesseis!

Assim, a raça percorreu um longo caminho desde seus dias de captura de ratos até os dias atuais. Na década de 1870, por exemplo, a realeza belga gostava da raça e, desde então, ele cresceu muito em preferência entre aqueles que desejam um animalzinho de estimação. Agora que você conhece um pouco sobre essa raça, confira a seguir um resumo da sua aparência!

Aparência geral

O Griffon de Bruxelas tem olhos grandes e cabeça avantajada. Em geral, suas cores de pelagem mais comuns são preto, ruivo e castanho. Além disso, o pêlo dessa raça pode ter uma textura lisa ou crispada. Em suma, a maioria dos Griffons tem uma pelagem ruiva e lisa.

Qual o tamanho da raça?

Sem dúvida, apesar da cabeça avantajada, o Griffon belga pode ser considerado uma raça pequena. Geralmente, o cão não ultrapassa a altura de 25 centímetros.

Qual o peso médio de um Griffon belga?

Seu nome, Griffon, é uma palavra para “magricelo” ou “magrela”. Ou seja, embora possa ser peludo, o cão não costuma ganhar muito peso em uma dieta saudável e equilibrada. Em geral, um Griffon belga adulto normalmente pesa entre 3 e 4,5 quilos, embora esse peso possa chegar até 7 a 9 quilos.

O Griffon de Bruxelas precisa de muito espaço?

Embora eles sejam cheios de energia e altamente divertidos, os Griffons belgas não se classificam como cães que precisam de um grande espaço para criação. Dito isto, se você tem uma área externa, ela precisa ser bem cercada, pois o Griffon belga é conhecido por ter o hábito inconveniente de fugir.

O Griffon belga precisa se exercitar?

Não deixe o tamanho pequeno te enganar: sem dúvida, o Griffon belga é uma raça de alta energia que requer pelo menos 30 minutos de movimento moderado todos os dias para se manter saudável e feliz.

Como é a personalidade desse cão?

A personalidade desse animal de estimação é amorosa, enérgica e inteligente. Além disso, o Griffon de Bruxelas também é conhecido por ser um cãozinho travesso e teimoso, às vezes. Eles preferem sair com os donos a ficarem sozinhos, exigindo também muita atividade. Isto é, de preferência brincadeiras interativas todos os dias.

Esses cães protegem a casa?

Embora seu tamanho pequeno não intimide ninguém, a raça é cautelosa com estranhos e pode ser bastante barulhenta. Ou seja, eles são ótimos em informar quando alguém estranho está por perto.

O Griffon belga se dá bem com crianças?

Embora possuam muitos traços de caráter que os tornariam um bom companheiro para as crianças, o Griffon belga na verdade prefere ser o centro das atenções. Como resultado, eles não gostam muito de conviver em uma casa com crianças pequenas. Afinal, tentam competir pela atenção dos donos.

Esses cães podem ser treinados?

Como dito, o Griffon belga é uma raça altamente inteligente que adora passar tempo com os donos. Por outro lado, o seu lado travesso e teimoso também é conhecido. Assim, esses traços podem dificultar o treinamento da raça.

Qual o clima ideal para essa raça?

O Griffon não é um cão que se dá muito bem nas áreas mais quentes do Brasil. Afinal de contas, seu focinho curto o torna sensível às altas temperaturas e à insolação. Portanto, é um cão para ser criado em lugares de climas amenos.

Late muito?

Os Griffons são bastante vocais em seus latidos, principalmente diante estímulos e pessoas estranhas.

Qual temperamento e comportamento esperar de um Griffon de estimação?

Sem dúvida, há muito o que aprender sobre um Griffon de Bruxelas antes de levá-lo para casa. Este cão engraçado e peculiar é um ótimo companheiro para pessoas que têm paciência para treiná-los e tempo para se exercitar, realizar atividades e dar atenção a eles.

Afinal, devido à sua carência, eles não são os mais adequados para famílias com crianças pequenas, embora possam se dar bem com outros animais, desde que tenham sido socializados adequadamente. Além disso, são muito grudentos, seguindo seus donos até no banheiro!

É importante levar em conta que o Griffon pode ser inconveniente e um pouco chato às vezes, especialmente quando eles sentem que não estão recebendo a atenção que merecem ou quando estão perto de pessoas novas. Por isso, leve em conta sua rotina e seu estilo de vida antes de adotar esse cãozinho!

Hábitos e exercícios recomendados para o Griffon

De fato, esta raça pequena é rica em energia e requer pelo menos 30 minutos de atividade todos os dias para se manter feliz e saudável. Além disso, os Griffons de Bruxelas podem facilmente encontrar uma maneira de pular a maioria das cercas ao ar livre. Portanto, é importante reforçar que essa raça precisa ser sempre supervisionada quando estiver em passeios na rua.

Além disso, o exercício adequado também evitará que o seu Griffon belga lhe dê dores de cabeça por excesso de energia. Afinal, sabe-se que essa raça costuma derrubar lixos, latir excessivamente ou causar outros distúrbios quando não está feliz.

Como manter seu Griffon bem nutrido?

Com dieta e exercícios adequados, geralmente não é muito difícil manter essa raça em boas condições corporais. Evite oferecer restos de comida ou quantidades excessivas de guloseimas, pois esses itens podem rapidamente se acumular negativamente na saúde.

Ao invés disso, alimente seu cão com refeições controladas, em porções equilibradas e em uma dieta equilibrada e de alta qualidade. Assim, você irá manter seu Griffon de Bruxelas em ótimas condições.

Deixe seu Comentário