Raças

Tudo sobre Golden Retriever

Golden Retriever

Famosa pelo companheirismo e amabilidade, a raça britânica Golden Retriever tem os exemplares reverenciados como os cachorros dos sonhos. Isso porque eles ainda são inteligentes, aprendem truques com muita facilidade são bem ativo.

Por essas qualidades também costumam ser os favoritos de pessoas que dependem de um cão-guia. Ou seja, além de ser amigo um Golden Retriever adora agradar e ajudar os seres humanos. Até mesmo quem não tem presença habitual.

Assim, fica fácil brincar e inventar truques e brincadeiras para ele por toda a sua energia. Enfim, neste artigo você ainda vai poder saber mais aspectos da raça Golden Retriever. Além de conferir todas as características que fizeram o cachorro do sonhos marcar sua popularidade pelo mundo.

Origem e história da raça

Conforme registros, a raça Golden Retriever foi desenvolvida na Escócia do século XIX. Aliás, ela foi idealizada por um entusiasta local de cães chamado lorde Tweedmouthe. Nessa época, Vale lembrar que já tinham raças com a função buscar e trazer presas abatidas ao dono. Aliás, elas são chamadas de retriever.

Contudo, nenhuma dessas raças apresentava características com suportar condições distintas de clima e ambiente. Assim, o lorde passou a selecionar e combinar exemplares de raças diversas, cruzando-as entre si.

A partir de então, após esses cruzamentos ele conseguir um exemplar que era mais que habilidoso em caças e atlético. Isso porque o Golden Retriever ainda tem qualidades como ser um animal dócil, de fácil treinamento e ainda ótimo nadador.

Vale lembrar que além do termo retriever, a palavra inglesa golden (dourado) é devido à sua pelagem dourada. De qualquer forma, a raça Golden Retriever só foi reconhecida oficialmente no ano de 1927, mas já é uma queridinha de países como Brasil, Estados Unidos e Canadá.

O temperamento de um exemplar da raça Golden Retriever

Em linhas gerais, esse pet é muito companheiro e amável, ainda mais em relação a seus tutores e até mesmo na presença alegre de crianças. Até porque, se ele for bem treinado, costuma ser uma companhia inusitada para outros animais e até mesmo gatos.

No entanto, sua fama e uma das principais características de um Golden Retriever é a sua fácil sociabilização. Até porque seu desejo por afeto o consagrou como uma das raças mais populares no Brasil e no mundo.

Sendo assim, você pode ter certeza de que ele tem atributos perfeitos para morar em família. Prova disso é que ele adora ficar junto a várias pessoas e passar pouco tempo sozinho num jardim, por exemplo.

Enfim, esse é aquele amigo para todas as horas, pois um cão da raça Golden Retriever também é reconhecido pela natureza protetora e devotada da família. Por outro lado, por ele gostar de práticas esportivas, falta de corridas ou passeios ao ar livre podem afetar seu físico e causar problemas de comportamento.

Golden Retriever

Características físicas

Por falar em físico, um Golden Retriever é muito forte, peludo e apresenta porte grande. Contudo, basta você olhá-lo nos olhinhos escuros para sentir que seu temperamento é mesmo doce. Para garantir isso, note que sua boca lembra um sorriso e suas orelhas costumam ser caidinhas.

No mais, conforme já citamos, essa raça precisa de exercícios mentais e físicos diários. Afinal, ela costuma ser agitada e adora um desafio esportivo. Ou seja, para quem gosta de esporte e aventura, um Golden Retriever vai provar que ele é tanto doido para agradar quanto para aprender.

Nesse sentido, saiba que a raça tem uma obediência impressionante. Isso porque ela ama brincadeiras como as de jogar objetos e buscá-los. Para isso, esse pet conta uma estrutura robusta e musculosa, além de patas e unhas fortes.

Enfim, sua anatomia apresenta um focinho largo e profundo, cabeça larga, olhos escuros e mandíbulas fortes. Além do, a raça Golden Retriever tem como marca uma cauda sem curvatura e pelagem lisa.

Condição e porte físico

Embora sejam animais grandes e até mesmo muito desajeitado, os cães da raça costumam ser delicados e jeitosos com objetos e humanos. Sem contar que eles amam água. Aliás, sua pelagem em diversos tons de dourado apresenta uma camada própria para não absorver umidade.

Vale reforçar que seu porte e condição física o qualificam para atividades como ser cão-guia para deficientes visuais e até mesmo motores.  Para isso, visando manter um cão da raça sempre robusto e ativo, indicamos a prática de exercícios físicos diários, como corridas, caminhadas, passeios e brincadeiras diversas.

Enfim, devido ao seu instinto para o trabalho, procure investir em atividades dinâmicas. Ainda assim, você pode iniciá-lo em sessões de obediência e adestramento e aulas de atividade física. Afinal, o que importa é manter essa máquina sempre estimulada e satisfeita.

Como cuidar de um Golden Retriever

Claro que essa raça, no geral, costuma estar sempre disposta e saudável. Contudo, até mesmo seu exemplar de Golden Retriever pode ter problemas patológicos e genéticos relacionados à saúde. Isso porque algumas doenças costumam ser comuns em certas raças.

De qualquer forma, saiba que uma das mais usuais é a obesidade. Para evitar isso, mantenha seu pet sempre ativo e saudável, além de preparar apenas rações de alta qualidade e oferecer muita água. Por outro lado, seu pelo não costuma embaraçar, mas você precisa investir numa escovação adequada pelo menos uma vez na semana.

Já no caso dos filhotes, estes são ainda mais agitados, precisando de atividades para gastar a energia e evitar que se transformem em animais irritados, impacientes e destruidores. Porém, outras doenças sérias podem acometer um exemplar dessa raça. A principal delas, infelizmente, são os casos de câncer possíveis na raça.

Saúde do Golden Retriever

Para você evitar grande parte dessas doenças relacionadas ao Golden Retriever, você vai precisar investir também tempo e paciência no cuidado do pet. Primeiro, mantenha sempre uma rotina interação e socialização humana combinada à prática de exercícios diários.

Além do mais, procure orientar seu animal com lições simples obediência. Para isso, crie simulações e desafios de caça e busca, ótimas maneiras para mexer e reforçar corpo e mente. Enfim, por ser bem adaptado socialmente, mantenha seu Golden Retriever sempre presente na vida familiar.

Deixe seu Comentário