Raças

Tudo sobre Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

Um verdadeiro guardião é aquele que defende e protege os amados. Neste artigo, vamos abordar um dos mais eficientes: o cão Fila Brasileiro. Aliás, ele pode seguir suas ordens sem medir forças.

Afinal, um de seus grandes talentos é manter-se fiel ao espírito de protetor oficial de lares e imóveis de seus donos ou instrutores. Sem contar que se você já conviveu com um exemplar da raça Fila Brasileiro jamais vai conseguir esquecê-lo.

Ainda mais para quem teve um na infância, pois onde ele passa acaba marcando até mesmo pelo senso de proteção e jeitão calmo. Enfim, a raça Fila Brasileiro merece destaque entre as variedades de raças nacionais, pois é leal, companheira e traz com sua origem uma apaixonada legião de fãs.

A raça do cão Fila Brasileiro

Primeiro, vamos aos pormenores. Até porque um Fila Brasileiro pode amar e ser leal à sua família, mas pode ser insuperável no quesito de socializar com estranhos. Com isso, a raça ganhou uma certa notoriedade de ter um tipo de dupla personalidade.

Ou seja, seu temperamento é tão impressionante que muitos criadores dão mais importância a isso do que para certos pontos positivos unânimes, como suas fortes características emocionais. Em suma, esse aspecto o diferencia de qualquer outra raça, nacional ou não.

De qualquer forma, o padrão oficial de um Fila Brasileiro é claro em relação ao seu temperamento e seu caráter. Afinal, dizem que sua determinação, bravura e valentia são pontos extraordinários se você procura um cachorro com essas características.

Vendo pelo lado oposto, para ter um exemplar em casa você precisa saber que ele é muito obediente, dócil e leal aos seus donos. Mesmo que haja a presença de crianças no ambiente. Por outro lado, vale ressaltar que sua fidelidade é quase uma religião para os amantes do Fila Brasileiro.

Até porque ele sempre vai atrás da companhia do dono para sossegar seus instintos. Ao passo em que ele não costuma se dar bem estranhos. Instintos à parte, seu caráter é o que conta, pois é definido como um animal imponente, confiante em si e calmo no dia-a-dia.

A questão é quando algum ruído estranho ou incomodo ocorrer. Nestas horas, o Fila Brasileiro é quase insuperável em assunto de guardar propriedades e até, por instinto puro, enfrentar presas maiores sem medo ou temor.

Vale ressaltar que essa determinação, bravura e valentia já são evidentes desde os filhotes. Isso porque com apenas dois meses já estão querendo investigar cheiros e objetos novos. Ainda que os mais jovens adoram averiguar ruídos e barulhos estranhos.

Enfim, a raça é para certas necessidades, pois um Fila Brasileiro jamais demonstrará medo ou covardia. Em contrapartida à sua agressividade, confira nosso artigo a seguir para desvendar como e por que um animal desses pode dócil com o dono e a família por toda a sua vida.

Desmistificando o Fila Brasileiro

Claro que precisamos falar sobre o mito de o Fila Brasileiro ser perigoso para crianças. Nesse ponto, podemos falar que o mito não é comprovado, pois ele tolera tanto as crianças da família quanto os nem tão estranhos.

Tudo depende da companhia de seu dono, o responsável por indicar aonde e como ele irá se portar. Ou seja, o Fila Brasileiro será mais desfrutando de sua companhia caso tudo esteja conforme sua vontade e ele, assim, ficará feliz em apoiá-lo.

Nem que seja dormindo sobre seus pés ou colo. Vale lembrar que, ao contrário de demais raças de cães de guarda, eles não são reservados, pois são bem afetuosos e carinhosos. Enfim, neste ponto o que importa é que o dono tem a responsabilidade de acalmar e ensinar sentimentos por meios de socializações constantes e um adestramento ideal.

Com isso, até você vai se apaixonar por um pet que costuma despertar raiva e medo. Assim, lembre-se que seu temperamento natural pode ser modificado mediante uma convivência saída.

Características do Fila Brasileiro

Até aqui, quase tudo bem, mas ainda falta a você saber mais sobre a convivência com um Fila Brasileiro. Então, ficou fácil, pois a seguir temos mais informações sobre a raça e como domar de vez um exemplar de Fila Brasileiro.

O comportamento da raça

Tudo bem que ele pode assustar, mas é um cão dócil, ágil, valente e vivaz. Além, anote que ele pode ser paciente com crianças. De qualquer forma, ele será fiel a você a quem demonstrar carinho e afeto. Contudo, ainda é preciso saber o bicho na conversa.

Ou seja, ele pode ser pouco amistoso e desconfiado com estranhos caso seu caráter deixa a tranquilidade e deixe seguro. Até porque um Fila Brasileiro não teme quase nada, visto que ele até se excita com batidas e ameaças. Ainda assim, a raça adapta-se bem com a maioria dos novos ruídos dos ambientes.

O olfato do Fila Brasileiro

Caso você não saiba, além da presença física essa raça tem um olfato apurado, o que o marcam como um tipo de perseguidor implacável devido a suas origens. Para eliminar preconceitos e ódio, saiba que essa característica se deve ao período colonial brasileiro.

Afinal, ele ajudava senhores de engenho a caçar negros nas plantações açucareiras. E só.

Aspecto físico e da saúde do Fila Brasileiro

Como pode-se perceber, ele é vigoroso, robusto, musculoso e imponente. Até mesmo suas patas possuem estrutura óssea reforçada e cauda larga para equilíbrio nas corridas. Para conquistar os donos e tutores, possui orelhas grandes e tons de pelagem que podem ir de branco a cinza.

Enfim, sobre a condição física da raça Fila Brasileiro, de cara você já pode avistar um exemplar de longe. Seja porque ele seja alto ou grande, a raça chama mesmo a atenção por onde passa. Porém, para conseguir manter seu pet em forma, invista sempre em caminhadas diárias para a manutenção da sua saúde.

Para fechar nosso artigo e transformar o Fila Brasileiro num ótimo parceiro, além das atividades, é necessário ter atenção e controle com a alimentação do seu cão. Ou seja, se você oferecer petiscos ou ração em excesso ele pode ter sobrepeso. No caso de dúvidas, procure sempre um especialista.

Deixe seu Comentário