Raças

Tudo sobre Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um cachorro conhecido por ser mal humorado e um tanto quanto grosseiro. Isso, logicamente, é apenas um boato um tanto quanto maldoso, afinal, o Cocker Spaniel Inglês é um cão extremamente afetuoso.

Cocker Spaniel Inglês

Considerada uma das raças caninas mais antigas existentes até hoje, é um pouco difícil saber a exatidão da sua origem, afinal, muitas vezes as histórias se misturam junto às lendas e crendices, o que cria uma névoa nebulosa em torno de toda a verdadeira história. Na verdade, dizem que essa raça já existia na Inglaterra no século XIV.

Além disso, houve uma época em que qualquer cão que fosse rápido e de porte médio, seria chamado de Spaniel. Foi somente em 1883 que o Cocker se tornou reconhecido definitivamente como raça. A partir desse momento, a sua expansão não parou mais, começando pelo Canadá e Estados Unidos.

A origem do seu nome vem desde o ano 500, período em que os cartagineses desembarcaram na Espanha. Por aquela região era muito comum encontrar diversos coelhos. Logicamente, esses cachorros acabavam ficando extremamente ouriçados e saíam à caça dos coelhos.

Assim, todos os cães que corriam atrás desses animais foram apelidados de Spaniel. O nome Cocker  surgiu por conta do comportamento do animal, cujo qual perseguia faisões.

Temperamento

O temperamento dos cachorros dessa raça costumam ser extremamente agitados e ativos, mas, mesmo assim, conseguem se manter dóceis e muito amorosos para com seus donos e família. O tão famoso olhar triste dessa raça é uma característica marcante e, por incrível que pareça, o Cocker Spaniel Inglês sabe exatamente como usar essa característica ao seu favor.

Justamente por isso, é importantíssimo que o dono de um cão dessa raça saiba como ser firme e não ceder na primeira carinha de triste que ele fizer. Afinal, é preciso impôr limites e estabelecer certas regras para que ele não domine o território de tal forma que não haverá como voltar atrás.

Cuidados

Mesmo que não seja uma raça de grande porte, sua personalidade exige que exercícios sejam feitos diariamente, sendo dividido em duas ou três sessões de atividades por dia. Também é preciso que ele tenha o pelo escovado com regularidade para, dessa forma, eliminar pelos mortos e dar passagem para a pele respirar de melhor forma. Além disso, a retirada dos pelos mortos também faz com que a formação de nós seja mais difícil de ocorrer, o que é bom.

O Cocker Spaniel Inglês possui franjas e as mesmas devem ser sempre aparadas e bem cuidadas para que não ocorra de algum espinho ficar grudada nelas. O mesmo vale para suas grandes e pendentes orelhas.

A melhor e mais efetiva forma de cuidar

Como é um cão metódico e organizado, o Cocker Spaniel Inglês saberá exatamente o momento de levá-lo passear. Por isso, não raramente darão indícios na hora de passear ou comer, dando a entender que sabem exatamente o que deve ocorrer em seguida.

Justamente por isso, é importante que o seu dono esteja sempre um passo a frente para oferecer os melhores momentos para esse animal. Organizar passeios na rua, corridas no parque ou atividades no quintal de casa, podem fazer total diferença na saúde e rotina desse animal. Qualquer coisa (saudável) que o faça gastar energia, é válida. Afinal, dessa forma é muito mais efetivo evitar que eles comam móveis e sapatos.

Como possui franjas e pelos em abundância, é importante realizar a escovação de duas a quatro vezes por semana, dependendo do cão, pois uns podem perder mais pelos do que outros. É importante prestar muita atenção em regiões como a cauda, cabeça e pés. Nessas regiões, pode ocorrer de acumular umidade e, assim, ocorre muito facilmente a proliferação de alergias causadas por fundos.

Rotina alimentícia do Cocker Spaniel Inglês

Algumas dicas para a alimentação desse cão, são:

  • Escolher os horários certos para alimentá-los;
  • Não deixar a comida disponível a todo momento;
  • Manter água limpa e fresca em abundância;
  • Não oferecer alimentos humanos de nenhum tipo.

Todo cuidado é pouco e, infelizmente, ainda é muito grande a quantidade de pessoas que oferecem sorvetes, frituras, chocolates e salgadinhos para os animais. Esse é um ato extremamente intolerável, afinal, está colocando em vulnerabilidade a saúde do cão, fazendo com que o mesmo possa ter crises de vômito, intoxicações, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo a morte.

Outro motivo, é evitar que o animal sofra de doenças causadas por uma possível obesidade.

Adoção

Mesmo que a intenção seja adquirir um animal e muitas pessoas já até estão com o dinheiro disponível para isso, é interessante repensar e considerar a adoção. Afinal, existe uma infinidade de cães abandonados e que não têm a chance de terem uma família ou uma qualidade de vida digna. Além disso, muitos cães acabam sendo sacrificados por falta de espaço em canis e por estarem tempo demais aguardando a adoção.

Inclusive, se a intenção é encontrar animais de raça, é perfeitamente possível encontrá-los para a adoção. Nem sempre os animais de canis estão doentes, apenas foram abandonados por infinitas possibilidades. Logo, antes de pensar diretamente na hipótese da compra, verifique os canis da cidade e tente encontrar um animal para adotar.

Preço do Cocker Spaniel Inglês

O preço do Cocker Spaniel Inglês pode ser encontrado em diversas faixas de preço, podendo variar de R$ 1.500,00 até R$ 8.000,00.

Com relação a esses valores, é importante prestar atenção, afinal, o animal pode ser vendido como puro, mas ser na verdade, um animal de origem mista. Só por esse motivo, já é possível desconfiar do local e, se possível, fazer uma visita ao mesmo para saber como os animais são tratados e qual a sua procedência. É importante lembrar de nunca compactuar com o sofrimento animal.

Após ter escolhido o melhor lugar para comprar ou adotar o Cocker Spaniel Inglês, é preciso também fazer um estudo profundo sobre a raça escolhida e saber se as suas características estão compatíveis com a rotina da família. Afinal, um animal é uma responsabilidade a mais na vida de qualquer ser humano.

Deixe seu Comentário