Raças

Tudo sobre Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é muito famoso por sua doçura e bom humor com crianças e adultos, além de também ser muito carinhoso. Foi desenvolvido para a caça, mas por conta de sua personalidade, acabou sendo rapidamente conhecido como cão de companhia.

Cocker Spaniel Americano

Como o nome já sugere, é originário da raça Cocker Spaniel Inglês. Essa raça teve origem quando os criadores tiveram a ideia de estabelecer uma forma de tamanho mais reduzido da raça.

Isso porque queriam um cão mais habilidoso com a caça e, dessa forma, um tamanho menor poderia torná-los muito mais ágeis. Porém, os criadores do Cocker Spaniel Inglês não aceitaram a mudança. Então, o Cocker Spaniel Americano foi criado com algumas pequenas diferenças.

Finalmente, depois de muitos por menores, no ano de 1935 a raça foi reconhecida e registrada dentro da classe padrão, tornando-se legalizada. Nesse momento, ocorreu a separação do Spaniel Americano e o Spaniel Inglês.

Personalidade e Temperamento

Brincalhões e enérgicos são características limitadas para esse animal. O mesmo detesta ficar parado por muito tempo e, sempre que possível, procura agitando e correndo e pulando.

Essa energia toda deve ser aliada a um bom treinamento, para evitar a má educação do cão. Afinal, se não for educado de maneira correta, o Cocker Spaniel Americano se torna bastante agitado, bagunceiro e destrói qualquer coisa que encontra pela frente.

Porém, é impossível não se apaixonar por esse cão, afinal, algumas de suas principais características são:

  • Dócil;
  • Amoroso;
  • Apegado;
  • Disposto a fazer qualquer coisa para agradar.

Outrossim, o animal convive de forma exemplar com as crianças, afinal, é agitado como elas e possui energia de sobra para fazer a festa e causar ótimas risadas. Outra grande característica, é a sua enorme paciência para tolerar a falta de jeito e as brincadeiras bobas que as crianças podem ter.

O animal é conhecido por ser extremamente gentil e amigável, sendo muito difícil ter algum problema entre ele e outro cão ou gato.

Inclusive, caso seja adotado por uma família que precisa, muitas vezes, passar o dia fora de casa, é recomendável a presença de outro animal para que ele não se sinta sozinho e acabe ficando triste e solitário.

Cuidados que devem ser tomados com o Cocker Spaniel Americano

Para manter a sua personalidade dócil e cheia de vida, é necessário ter atenção a sua saúde num geral. A escovação do pelo deve ser feita, pelo menos, uma vez a cada dois dias. Dessa forma, evita-se que o pelo embarace e o animal o engula na hora de se coçar ou se lamber.

Também é uma ótima forma de conferir se não há nenhum carrapato, berne ou pulga presente no corpo do cãozinho. Os banhos precisam ser frequentes, entre 2 ou 3 vezes mensalmente mais ou menos. Logicamente, em períodos de muito calor, é compreensível que banhos mais frequentes sejam realizados de formas semanais.

As tosas devem ser feitas uma vez a cada dois meses, assim o pelo fica em um tamanho ideal e livra o animal de ficar com uma sensação de calor extremo, mas também o protege em eventuais dias frios. Por falar nisso, durante o inverno, a tosa higiênica aliada a um banho e escovação já é de bom tamanho.

Os ouvidos do animal devem ser limpos e sempre estudados com cuidado, a fim de identificar parasitas, micoses ou inflamações em estágio inicial. Isso faz com que se evitem problemas futuros.

Como é uma raça que tem um crescimento acelerado das unhas, é possível conversar com o veterinário para que ele as apare com um alicate específico para isso. Essa função é realmente preferível que seja feita por um profissional, afinal, caso a unha seja cortada de forma errada, pode romper alguma veia e causar hemorragias ou até outros danos.

Além disso, essa raça pode apresentar problemas de saúde como:

  • Dor no ouvido;
  • Infecções oculares;
  • Obesidade;
  • Problemas cardiovasculares.

Portanto, a visita periódica ao veterinário é essencial para saber se tudo está ocorrendo bem no organismo do Pet. Além disso, assim é possível identificar doenças em estágio inicial e, dessa forma, tratá-las de maneira adequada para garantir a qualidade de vida e longevidade desse belo animal.

Dia a Dia do Cocker Spaniel Americano

O cão que tem muita energia para gastar e sempre a acumula com muita facilidade. É preciso que no dia a dia, sejam feitas atividades físicas com brinquedos, caminhadas, corridas, etc. É preferível que, durante o dia, o cão seja deixado em um lugar com espaço agradável, para que ele possa correr e brincar.

Alimentação do animal

A alimentação desse cão deve ser equilibrada e possuir todos os nutrientes necessários para a raça, como vitaminas e minerais. O ideal é consultar o veterinário ou o criador e saber qual a melhor ração para essa raça. Uma coisa é certa: quanto menos sódio, melhor.

Quanto à quantidade, o Cocker Spaniel Americano pode comer duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, ou da forma como o tutor achar melhor. De qualquer forma, é sempre mais vantajoso o tutor controlar a alimentação do cão para que assim, ele não coma tudo de uma vez só e fique se sentindo mal por conta de enjoos ou uma digestão pesada e difícil.

Adoção x Compra – Qual a melhor opção

O Cocker Spaniel Americano pode ser encontrado tanto para adoção quanto para ser comprado. Em grupos de redes sociais ou em ONGs, é muito comum que as pessoas procurem por essa raça, afinal, é um cão muito popular e que está a cada dia conquistando mais admiradores.

Caso a ideia seja comprar o Cocker Spaniel Americano, é preciso desembolsar entre R$ 1.500,00 até R$ 4.000,00. É sempre preferível que o cão tenha certificado ou que se saiba da procedência do canil, para ter conhecimento de como os animais são tratados e cuidados. Há muitas pessoas que criam esse tipo de animal espalhados por todo o Brasil. É possível encontrá-los com mais facilidade na cidade de São Paulo, cidades do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, entre outros.

Deixe seu Comentário