Raças

Tudo sobre Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, como o nome sugere, surgiu na China. Porém, não existem dados exatos quanto a sua origem e nem sua história, apesar de conter citações que contam que poderiam pertencer à dinastia Han, uma das mais importantes e populares da história da China. Tanto é, que a cultura Han durou até o início do século II, onde começara a Era Moderna.

Cão de Crista Chinês

Registros históricos apontam que o cão era usado como uma espécie de segurança da dinastia. Como é de se esperar, o aspecto físico desse cão mudou muito daquela época pra cá. Algumas histórias contam que, naquela época, o cão era muito mais alto e forte, quando comparado com a sua aparência atual.

Segundo dados, o Cão de Crista Chinês foi visto no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, já contendo a aparência semelhante à atual. Porém, é constatado que raramente esses animais foram vistos por cinco décadas seguidas, aparecendo novamente nos anos de 1970.

Personalidade e Temperamento do Cão de Crista Chinês

Esse cão possui um temperamento, em geral, tranquilo. Além de ser um ótimo amigo para os donos, esse cão tem muita disposição e alegria, logo, dificilmente será visto portando-se de forma agressiva ou irritada.

Prova disso, é que é um cão extremamente bom com às pessoas debilitadas e doentes, principalmente os deficientes físicos. Isso também se dá ao fato de serem cães carinhosos e muito prestativos, que fazem de tudo para agradar a família e deixar seus tutores felizes. Além disso, é possível perceber que esses cães conseguem ficar deitados por horas ao lado de seus tutores, principalmente se a pessoa estiver enferma.

Amam a companhia do ser humano e mesmo que estranhem a presença de desconhecidos, logo fazem amizade rapidamente. Um grande ponto positivo dessa raça é que se relacionam muito bem com outros cães.

Aparência

Existem dois tipos de cães dentro do Cão de Crista Chinês, que são:

Powder Puff:

Possui pelos extensos e extremamente macios que cobrem todo o corpo. Possui uma aparência que chama muito a atenção, devido ao seu grande apelo exótico.

Cão de Crista Chinês Pelado:

Conta com pouquíssimos pelos, sendo encontrados somente sobre as patas, cauda e cabeça. É a opção que é mais comum no mundo, sendo que também é a mais popular.

Esses cães são extremamente ativos, apesar do pequeno porte, e podem chegar a ter peso de até cinco quilos, e alcançar em torno de 30 a 33 cm de altura. As cores mais observadas nessa raça, são o castanho, o cinza, marrom, pintado, etc.

Em termos de beleza estética, esse cão não apresenta um ranking tão satisfatório. É considerado em muitos concursos um cão um pouco desprovido de beleza. Inclusive, por muitas vezes ganhou em concursos norte-americanos como o “cão mais feio do mundo”. Logicamente, todos esses títulos são um exagero para um cão tão refinado, gentil e bonito como o Cão de Crista Chinês.

Atenção aos cuidados do Cão de Crista Chinês

Com o Cão de Crista Chinês, é necessário ter alguns cuidados, principalmente no caso do Powder Puff que possui uma pelagem excessiva, sendo necessário estar sempre escovando e desembaraçando os pelos.

Além disso, é muito importante que o tutor tenha sendo de realizar passeios regulares como essa raça, afinal, é um exercício extremamente necessário para manter a sua saúde. Alguns cuidados são precisos na hora de levar esse cão para passear, como:

  • Utilização de roupas especializadas para cães;
  • Uso de protetores específicos para cães, na intenção de bloquear os raios solares.

Esses cuidados são extremamente importantes para o cão de crista chinês. É preciso ainda, que sejam feitas tosas periódicas e sempre dar banhos frequentes para manter a higiene do animal, sendo feita a utilização de produtos que não agridam a pele e que sejam específicos para cada caso.

É sempre importante, caso apareça alguma dúvida, entrar em contato imediatamente com o veterinário e, dessa forma, pedir opiniões e dicas sobre como proceder em cada situação.

Alimentação ideal

Em relação à sua alimentação, é preciso manter um padrão adequado quanto à escolha da ração, quantidades de vezes que irá se alimentar, etc. Isso é fundamental para que todos os nutrientes sejam aproveitados da melhor forma em cada fase da vida do cãozinho.

Quando for escolher o alimento, é necessário levar em conta a qualidade e o referencial da marca no mercado, a quantidade de nutrientes e o organismo do animal. Mais uma vez, a consulta ao veterinário é extremamente importante para que se tenha noções sobre a alimentação e que seja estabelecido um limite a ser seguido.

Um diferencial é que, esse pet se alimentar com carnes mais leves, como é o caso do frango,se ele já cumpriu com as rotinas de exercício físico. Assim, é possível que ele consuma uma quantidade mínima de comida diariamente. Logicamente, esse consumo deve ser feito de forma consciente e muito equilibrada.

Afinal, o organismo de um cachorro é um tanto quanto diferente do organismo do ser humano e, justamente por isso, por estranhar alguns alimentos e não digeri-los de forma correta, causando dores, náuseas, vômitos, intoxicações, etc.

Saúde do Cão de Crista Chinês

Quanto ao Cão de Crista Chinês, é necessário uma atenção especial à sua saúde bucal. Possui uma certa condição favorável a ter problemas nos dentes. Portanto, visitas regulares ao dentista são extremamente importante.

De forma geral, esses cães são muito saudáveis, a maior preocupação acaba sendo durante o seu envelhecimento. Assim, é possível surgir algumas complicações por conta da idade avançada, como atrofia na retina, problemas de reumatismo, problemas nos joelhos, etc. Muitos deles, felizmente, podem ser resolvidos com cirurgias.

Justamente por isso, é importante sempre manter uma alimentação regrada e saudável, para que o animal tenha uma saúde mais satisfatória e maior qualidade de vida durante os anos.

Valor

Para adquirir um filhote dessa raça, existem ofertas que vão desde R$ 1.000,00 até R$ 10.000,00. Porém, sempre existem as opções de divisão do valor em parcelas. Como sempre, é necessário estar atento a seriedade com que o canil desempenha os serviços para obter um Cão de Crista Chinês saudável e em perfeitas condições.

Deixe seu Comentário