Raças

Tudo sobre Cane Corso

Cane Corso

Sobre a origem do Cane Corso, há duas hipóteses que são bem comentadas. Uma delas, diz que a palavra “corso” é de origem grega e significa algo como “gabinete”. A outra, diz que “corso” vem do Latim e significa “guardião de propriedade”. Na verdade, as duas definições acabaram sendo b aceitas e a origem Latina tem sido a mais aceitável, já que ele realmente sempre foi um cão usado para proteção.

Irmão da raça Mastim Napolitano, o Cane Corso é conhecido por seu grande porte e sua força. Apesar disso, pode ser um cão extremamente amigável para a família, incluindo para as crianças. Além disso, mesmo que coloque medo em muita gente, é um cão de temperamento extremamente equilibrado.

Origem do Cane Corso

Os detalhes exatos do surgimento do Cane Corso não são definidos. O que é sabido, é que essa raça foi iniciada antes mesmo do período da Roma Antiga, mais precisamente na região de Épiro, atual Macedônia.

Com origem Italiana, o Cane Corso era usado como uma ferramenta nas guerras romanas, e muitos dizem que fez parte das batalhas realizadas no Coliseu, já que nas paredes do mesmo é possível encontrar diversos desenhos de cachorros que lembram muito essa raça.

Para choque de muitos, quem trouxe o Cane Corso para o Brasil foi, nada mais, nada menos, do que o Faustão, apresentador Global. Em 1997, o apresentador pediu para que alguns exemplares da raça viessem diretamente da Roma para o Brasil e, dessa forma, a raça foi se espalhando.

Temperamento e Comportamento

É um cão extremamente corajoso, ousado, teimoso e muito orgulhoso, apesar disso, é muito equilibrado nas suas ações. Com os donos e a família, é sempre um cão muito dócil, leal, protetor e brincalhão. Porém, sempre está atento para qualquer situação diferente, sendo extremamente cauteloso e desconfiado com pessoas estranhas.

Por ser muito inteligente e autoconfiante, esse cão tem uma capacidade muito rápida de aprendizado, o que faz com que seu adestramento seja bastante fácil e rápido. Muito sociável, o Cane Corso é um cão bonito e forte, tendo momentos de extrema doçura para com as pessoas que ama.

Isso faz com que o seu laço com a família se estreite cada vez mais e, também, faz com que ele deposite um alto nível de confiança dele para com os donos. Além disso, é um cão perfeito para conviver próximo de crianças, pois fica extremamente feliz.

Mesmo com todo esse comportamento dócil e querido, ainda é um cão de guarda e extremamente eficiente nessa função. Ainda nos dias de hoje, o Cane Corso é muito utilizado por equipes de segurança para proteger propriedades, pessoas, objetos e muito mais.

Nos Estados Unidos, o Cane Corso é visto incansáveis vezes agindo junto à polícia. Afinal, é uma raça que possui um senso de defesa invejável e, também, é extremamente bem desenvolvido para atuar na captura de suspeitos e bandidos.

Características Físicas do Cane Corso

Algumas das principais características do Cane Corso, são:

  • Extremidades musculosas;
  • Cabeça quadrada e muito marcada;
  • Orelhas triangulares e pendentes;
  • Corpo robusto e forte.

Esse cão tem um porte considerado de médio para grande, podendo medir de 64 a 68 centímetros de altura e pesam em torno de 50 quilos. As fêmeas diferem pouca coisa dos machos, podendo ser apenas 5 centímetros mais baixas e 5 quilos mais leves.

A pelagem do Cane Corso é muito dura e bem curta. Além disso, o cão dessa raça pode ser encontrado na cor preta e marrom e, ainda, pode conter uma pelagem tigrada.

Cuidados específicos

Tido como um cão muito enérgico, é necessário ter um espaço considerável para que ele possa se movimentar e desfrutar de forma satisfatória de um quintal ou jardim. Mesmo com espaço na residência onde vive, é melhor que o tutor o leve para caminhar de forma diária, pelo menos uma vez ao dia. Esse cão precisa de atividades físicas para se manter saudável fisicamente e, principalmente, mentalmente.

Infelizmente, não é um cão indicado para viver em locais pequenos e muito restritos, assim como apartamentos. Como necessita muito de exercícios, ao ficarem em locais pequenos, podem ficar tristes, doentes, depressivos e muito violentos, podendo se tornar totalmente destrutivos. Além disso, o Cane Corso é uma raça que precisa ser treinada e adestrada da forma correta, desde tenra idade.

Somente dessa forma é possível ter cem por cento de certeza de que o mesmo conseguirá se adaptar em sociedade e, também, que terá um aprendizado rápido, fácil e simples. Além disso, o adestramento faz com que seja mais efetivo combater o seu caráter dominante, autoritário e territorialista.

Saúde do Cane Corso

Como é um cão enorme, pode, infelizmente, ser afetado pela Displasia Coxofemoral, ou displasia do cotovelo. O Cane Corso também pode desenvolver problemas de entrópio, ectrópio e hiperplasia vaginal, no caso das fêmeas.

Algumas outras doenças ligadas à estrutura óssea desse cão, também podem surgir ao longo de sua vida, já que o seu tamanho é, geralmente, o principal fator para o desenvolvimento de muitas delas.

Porém, a sua expectativa de vida gira em torno de 10 anos, dependendo muito do animal. Logicamente a alimentação e os cuidados com a sua saúde influenciam diretamente na longevidade do animal. De forma geral, a família desse cão deve sempre estar atento à sua saúde, já que dessa forma, é possível detectar futuras doenças e tratá-las o mais rápido possível, evitando o sofrimento do animal e também da família que o acompanha.

Além disso, é importante sempre manter em dia as visitas ao veterinário para saber como anda sua saúde e, dessa forma, poder oferecer uma vida digna de felicidade, tranquilidade e muita qualidade para esse cão tão dócil e cheio de personalidade.

Filhotes

Para adotar um filhote de Cane Corso é preciso estar disposto para realizar diversas mudanças no ambiente, já que desde pequeno, esse cão é extremamente agitado e exige muita atenção por parte da família. Além disso, essa raça passa por mudanças na aparência que são características da raça, e por isso o dono deve estar atento a essas mudanças para passar pela fase de adaptação com tranquilidade.

Deixe seu Comentário