Quanto menor, mais fofinho. Conheça alguns dos mais lindos cachorros de pequeno porte que vão fazer você pensar em adotar um. Apesar de todas as raças de cachorros terem o lobo como ancestral comum, alguns cães podem ser bem pequenos.
Já ouvimos termos como “cão de bolso” por serem pequenos e caber em bolso de casaco, camisas ou bolsas. Quando filhotes costumam caber na palma de uma única mão. Essas raças costumam ser mais frágeis e necessitam de cuidados redobrados, até por que podem escapar por pequenas frestas ou mesmo podemos pisar sem querer.
Desde pequenos já são muito ativos. Essas raças costumam ter metabolismo acelerado e por isso comem mais vezes ao dia, urinam mais frequentemente e também dormem períodos de sono menores.
Estes cães costumam ser muito procurados para companhia de crianças, e para ser criados em apartamentos. Isso por que são fáceis de lidar, e não necessitam de muito espaço para brincar ou fazer suas necessidades.
Essas raças de cães costumam interagir muito com humanos, conseguem compreender o que falamos e o seu comportamento é de acordo com a rotina dos seus tutores. Além disso podem ser adestrados e aprender a realizar truques que vão encantar ainda mais as pessoas com tanta fofura.
Outrossim, alguns cuidados especiais devem ser tomados com esses pequeninos, pois são sensíveis e desde a alimentação equilibrada, a proteção contra o frio e higiene adequada são fundamentais para que o bichinho cresça saudável e feliz.
Uma dica para criar esses cães é presenteá-los com ursos de pelúcia, uma vez que se sentem confortáveis e protegidos na presença de outro peludinho. Vamos conhecer as raças mais fofas de cães de pequeno porte!
Raça de cachorros de pequeno porte
Pinscher
Esses podem ser os menores cães do mundo. Os pinschers podem medir apenas 25 centímetros de altura e pesar 2,5 kg. Dependendo de sua coloração, podem parecer miniaturas de Dobermans, com pelagem curta e reluzente. Eles podem ser pretos, marrons ou ter as cores mescladas.
Com as suas patinhas são pequeninas e as orelhinhas em pé parecem não conseguir ficar parados nem um minuto quando filhotes. São cães muito ativos e adoram deitar escondidinhos na roupa de seus donos para tirar um cochilo.
Eles também são conhecidos por sua bravura, por serem pequenos costumam se assustar facilmente, mas se engana quem pensa que eles têm medo. Esses cães são muito territorialistas e invocados, latindo para qualquer coisa que se mexa. Contudo são muito carinhosos e dependente de seus donos.
Chihuahua
Outra raça de cães muito inteligentes e apegados aos donos, porém um tanto bravos. Os Chihuahuas são os ícones dos cães de bolso, por muito tempo foram comprados para companhia e serem criados no lar quase como uma criança. Isso porque são muito fofinhos e pequeninos, e dependem muito de cuidados.
O menor cão dessa raça já registrado era uma fêmea que tinha 10 centímetros de altura e pesava pouco mais de 0,5 kg. Eles são cãezinhos muito simpáticos, de cores brancas e amarelas ou cinza e costumam ter pêlos compridinhos. Podem ser bravos, mas em sua maioria são calmos e brincalhões.
Yorkshire Terrier
O Yorkshire é um dos cães com o pêlo, ou melhor dizendo, cabelo mais bonito entre os cães de pequeno porte. Com suas mechas pretas e douradas, compridas e macias, o cãozinho dessa raça precisa ser escovado e de banhos regulares com produtos adequados para manter a saúde da sua pelagem.
Além disso o que mais chama a atenção nesses animais é o seu tamanho. O Yorkshire pode chegar a 25 centímetros de altura e pesar até 2 kg. A personalidade dessa raça é muito ativa brincalhona, são dóceis e muito carinhosos. Eles também podem ser muito apegados aos seus donos e conforme ficam mais velhos vão ficando mais calmos, não são cães bravos, sendo perfeitos para crianças.
Poodle Toy
Essas miniaturas da raça poodle costumam ser muito fofas e animadas. Eles são sem dúvidas um dos cães mais apegados ao seu dono e ciumentos, pois não aceitam dividir o seu dono com mais ninguém. Eles são calmos em relação às raças anteriores, e podem ter o mesmo tamanho do Yorkshire Terrier, com pêlos compridos e encaracolados, brancos, pretos ou caramelo, mas a energia acumulada desta raça não muda.
Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão
Possuem bastante pêlos, o que os faz parecer maiores do que realmente são. Esses animaizinhos podem chegar a pesar apenas 3 kg e medir 25 centímetros de altura. A personalidade é muito dócil e tranquila, são cães ativos e brincalhões.
Maltês
Esse cãozinho é muito fofo, seus pêlos compridos e macios quase fazem com que ele seja confundido com um lindo ursinho de pelúcia. Eles são muito ativos e gostam muito de estar na companhia de seus donos.
Pug
O Pug é extremamente inteligente e preguiçoso. Podem ter um latido rouco bem característico da raça. São muito brincalhões e apegados a tudo que é seu, brinquedos, cama, tigelas de comida e mesmo os seus humanos. Pequeninos e gordinhos eles são perfeitos para apertar e ter sempre junto consigo, como um grande companheiro.
Shitzu
Essa raça pode pesar até 3 kg e ter 25 centímetros de altura, podem parecer maiores devido ao pêlo volumoso e comprido que possuem. Esse pet não gosta de estar sozinho, então, assim como a sombra de seus donos, ele está sempre junto e vai onde o dono for. Podem ser um pouco barulhentos e geniosos, mas aprendem rápido e podem ser facilmente adestrados, se tornando bichinhos muito comportados.
Dachshund ou “linguicinha”
Essa raça é conhecida por ser terrier e comprida, com patinhas curtas e focinho longo de orelhas compridas. São muito carinhosos e amigáveis, mas podem ser bem independentes. Aventureiros e destemidos, são cães divertidos e muito fofos.
Fox Paulistinha
Esses cães estão na lista dos mais inteligentes e corajosos cachorros de pequeno porte. Eles podem cuidar da casa facilmente, avisando quando há algum movimento estranho. Ao mesmo tempo são animais dóceis e muito parceiros, chegando aos 32 centímetros de altura e pesando até 3 kg.
Deixe seu Comentário