Doenças e Saúde

Cachorro com olho branco: o que pode ser?

Todos os cuidados com a saúde de nossos pets são importantes. Ao identificar o cachorro com olho branco podemos até não dar muita importância, mas logo surge a dúvida: o que pode ser?

A verdade é que a visão do seu animal pode estar sendo prejudicada e um dos sinais é a mancha branca que se podemos identificar nos olhos do animal. Assim como nós, os cães também podem desenvolver problemas de saúde, e com a idade avançada do animal, ele pode desenvolver problemas de visão.

Os cães podem apresentar perda de visão e nós podemos não perceber no início devido aos outros sentidos aguçados que os cães usam para se locomover, adaptando-se até certo ponto. Isso inclui o faro e a audição, os quais são excelentes em cães. Desta forma podem identificar movimentações e sinais facilmente sem dificuldade mesmo com pouca visão.

Ao aumentar o grau de dificuldade para enxergar, vemos que o nosso animal parece desorientado, e com reflexos lentos. Assim, além de sinais como coloração diferente nos olhos, percebemos mudanças nítidas em seu comportamento. Contudo, não devemos deixar as doenças progredirem e é importante levar o animal a consultas rotineiras ao veterinário, ou caso observarem sintomas.

A partir da opinião do médico veterinário temos a certeza de como proceder para ajudar e manter a saúde de nossos pets. Mas não fiquei assustado caso tenha encontrado sinais como mancha branca nos olhos do animal,  vamos ver quais as causas e seus significados, bem como tratamentos.

Principais causas de cegueira em cachorro com olho branco

Uma das principais causas da cegueira em animais que pode ser identificada por uma mancha branca em seu olho é a catarata. Ela pode ser observada como uma mancha branca azulada e fosca, semelhante a uma nuvem, o que pode comprometer totalmente a visão do seu animal. Em alguns essa mancha pode ser um pouco acinzentada.

O que é a catarata em cachorro com olho branco

O olho desses animais possui uma lente chamada cristalino, a qual pode sofrer ruptura. Sendo assim as fibras ficam desalinhadas e o olho do animal começa a adquirir a coloração opaca. Isso pode ocorrer de forma gradual, e além disso é possível notar que o cão tem sensibilidade à luz. As causas desse tipo de doença ocular em cães podem ser desde traumas e inflamações não tratadas, até sinais de outras doenças como a diabetes.

Apesar de a doença acometer, em humanos, mais frequentemente idosos, em cães ela pode ser hereditária atingindo muitos cães jovens. A catarata é uma doença progressiva, ou seja, é lenta e se manifesta aos poucos nos cães, começando com manchas menores até que tomem conta de todo o cristalino e cause uma cegueira definitiva. O tratamento da catarata consiste em cirurgia corretiva. Em algumas raças de cães como o Border Collie, a doença é muito mais comum nos cães idosos do que em outras.

Veja também:

Esclerose nuclear do cristalino

Outra causa para os olhos esbranquiçados dos animais pode ser o que chamamos de esclerose nuclear do cristalino, o que ocorre em todos os cães com o passar do tempo e o envelhecimento. Apesar de ser bem parecido com a catarata ele não prejudica tanto a visão do animal.

Essa doença ocorre a partir do endurecimento do cristalino o que deixa fosco e sem brilho, causando a mancha esbranquiçada. Nesse caso também pode ser feita cirurgia para remoção do cristalino e implantação de uma lente intraocular que devolve quase 95% da visão do cão.

Glaucoma

O glaucoma é outro motivo que torna a coloração dos olhos esbranquiçada. Isso pode ocorrer devido ao aumento da pressão intraocular sobe e deixa seus olhos turvos e com mancha branca, além disso as pupilas dilatadas. Essa doença precisa ser tratada antes de deixar o animal cego de repente, pois acaba prejudicando diretamente o nervo óptico. O tratamento ainda ao início da doença pode ser feito com diuréticos e alívio da pressão ou correção das causas das altas pressões intraoculares nos cães.

Inflamação da úvea

Outra doença que pode deixar a visão do seu cão esbranquiçada, é a inflamação da úvea ou uveíte. Isso pode ser facilmente tratado com anti inflamatórios e antibiótico, caso tenha secreção, de acordo com a prescrição do médico veterinário. Essa doença se não tratada pode causar complicações e levar o cão à cegueira definitiva.

Como prevenir essas e outras doenças de cachorro com olho branco

Essas doenças são de partir o coração, e algumas raças estão geneticamente mais propensas a desenvolver essas doenças. Por isso, a prevenção é, muitas vezes a melhor forma de manter a saúde do animal. Além de uma dieta equilibrada e proteger o animal contra acidentes, mantendo-os longe de riscos em rodovias e avenidas, é importante hábitos regulares de higiene.

Primeiramente, ao optar por criar um cãozinho, verifique problemas comuns de saúde que acometem a raça do animal. Assim você pode ficar atento aos sintomas e tratar certas doenças logo no início, evitando que o seu animal fique cego.

Outrossim, procure fornecer uma alimentação natural e com todos os nutrientes necessários para que o animal mantenha o seu sistema imune em dia e taxas de triglicérides e açúcares dentro do normal. Uma das principais causas de cegueiras em cães pode estar atrelada à má alimentação, o que promove o aparecimento de diabetes. Caso a alimentação esteja adequada e ainda assim seu cão apresentar sintomas, é importante fazer exames de sangue e verificar se há algum outro problema com o animal.

Da mesma forma, você deve manter o ambiente em que seu animalzinho de estimação vive sempre limpo. Os banhos devem ser dados regularmente, bem como aparar os pêlos quando necessário e manter os olhos do animal limpos. É natural que eles possuam uma secreção, a qual é produzida para limpeza do globo ocular e ao mesmo tempo para protegê-los de inflamações.

Isso é fundamental quando se trata de prevenir doenças oculares como as citadas anteriormente que podem deixar o cachorro com olho branco.  Fique atento também a sinais de inflamação, uma secreção purulenta pode indicar que a saúde do seu animal precisa de atenção. O animal ainda pode indicar a falta de visão ao esfregar os olhos seguidamente com as patinhas.

Deixe seu Comentário