Raças

Tudo sobre Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Assim como outras raças, a origem do Buldogue Inglês sempre gerou muita controvérsia e dúvida por parte daqueles que possuem um canil ou por parte de seus tutores. O que se sabe realmente, é que a raça era usada no século XIII para lutar com touros, um “esporte” conhecido na época

como Bull-Baiting. O objetivo era que os cães provocassem os touros na intenção de entreter todas as pessoas que estivessem assistindo o evento.

A briga entre o cachorro e o touro fazia com que a carne bovina ficasse com aspecto macio Depois de muitos anos, esse “esporte” foi considerado, finalmente, ilegal e incorreto. Porém, por conta do fim das lutas, o Buldogue Inglês acabou quase sendo extinto. O que os salvou foi o fato de que possuíam muitos admiradores e muitos deles se propuseram a cuidá-los.

Temperamento, Comportamento e Características do Buldogue Inglês

Apesar da aparência séria, o Buldogue Inglês tem espírito jovial e é muito cômico e amável, para os seus donos. Ele sempre vai querer agradar a família, mesmo sendo extremamente teimoso. Além disso, se dá muito bem com crianças e são simpáticos na medida certa para com os estranhos. É uma raça que se dá bem com outros animais domésticos, mas pode ser agressivo com outros cães.

O Buldogue Inglês é um pouco teimoso e demora um certo tempo para aprender, de fato, os comandos e as regras da casa onde vive. É considerado uma das raças mais difíceis de ensinar e educar, por isso, é necessário que tutor tenha uma paciência quase que infinita para vencer tanta teimosia.

O Buldogue Inglês ama o ar livre, mas detesta tempo úmido. É um cão que não será visto correndo, andando durante muito tempo ou pulando de grandes alturas. A grande maioria dos cachorros dessa raça são péssimos nadadores e quase sempre serão vistos chiando ou roncando. Inclusive, muitos se babam.

Não é necessário uma atenção exagerada para com os pelos, mas sim com as dobras do rosto e ao redor da cauda. Essas dobrinhas devem ser limpas todos os dias, sem falta e, após a limpeza, devem ser muito bem secas. Dessa forma, evita-se a proliferação de fungos que podem gerar problemas e gastos desnecessários, além de um sofrimento traumático para o cãozinho.

Saúde do Buldogue Inglês

É necessário ter atenção quanto à saúde dessa raça. Geralmente, apresentam o olho seco, palato mole, luxações, etc. Logo, é importante sempre levá-lo a consultas periódicas no Veterinário, manter as vacinas em dia e atentar-se quanto à gravidez das fêmeas, afinal, as cesáreas geralmente são necessárias.

O Buldogue Inglês é um dos cães que mais tem problema de saúde. Além de todos os problemas respiratórios, ele ainda pode desenvolver problemas na coluna, por conta de ela ser comprimida. Assim, é normal encontrar displasia, hérnias, etc.

É importante saber que JAMAIS se deve deixar o Buldogue Inglês subir escadas com frequência, ou subir e descer da cama. Isso torna muito mais fácil o aparecimento de um problema.

4 Curiosidades sobre o Buldogue Inglês

Antes de adquirir qualquer raça de cachorro, é muito importante se informar e saber se ela está dentro do seu planejamento financeiro. Afinal, mesmo que um animal precise ser cuidado com muito carinho, é preciso sempre separar um dinheiro para investir com frequência na sua saúde.

Também é preciso conhecer a personalidade e as características do animal escolhido. Alguns pontos marcantes nessa raça, são:

Possuem somente um dono

O Buldogue Inglês pode viver em uma família grande, mas escolherá apenas UM dono. Ele literalmente escolhe uma pessoa para seguir e idolatrar. Mesmo assim, gosta muito da companhia da família e se dá bem com estranhos. Porém, nutrirá um amor diferenciado pelo dono que ele escolheu.

Detesta temperaturas extremas

Por ter problemas para respirar, é muito comum que ele precise parar no hospital com hipertermia após ser exposto ao calor extremo ou após exercícios intensos. O passeio e as atividades gerais dessa raça, precisam ser feitas em horários onde a temperatura está mais neutra, como no fim da tarde, à noite ou de manhã antes de sair o sol. Além disso, como tem pelagem curta, não se dão bem com o frio.

Paixão por crianças

Mesmo que tenha jeito e postura de um cão extremamente sério, o Buldogue Inglês se derrete na presença de crianças. São cães que tem disposição para brincar por horas com uma criança, além de serem extremamente fortes e com uma intolerância grande para dor. Por isso, não se incomodam tanto com as brincadeiras brutas das crianças, porém, é sempre bom ficar de olho para não machucar o animal.

Exercícios físicos

Como são muito propensos a ficarem obesos por conta da sua gula e preguiça, é importante levá-los para passear todos os dias. Porém, exercício em excesso, para essa raça, não é indicado. Além dos fatores da temperatura e intensidade que falamos anteriormente.

A importância de escolher um bom canil

Não há nada de errado em comprar um animal, desde que o canil seja de confiança e trate os animais com cuidado e respeito. Por isso, é importante visitar o espaço, fazer todos os tipos de pergunta e se certificar de que não há fêmeas escravas, sujeiras ou animais doentes, situações que tornam o canil inapto para o cães.

Além disso, o canil precisa ser um lugar de confiança para que o animal não seja comprado sem a devida proteção como vacinas em dia e, em alguns casos, castração. Outro fator importante, é que caso o canil não seja de confiança, os animais podem apresentar alterações de humor e isso pode ser prejudicial tanto para o animal, quanto para a família que o adotou.

A consciência e empatia pelo animal deve estar sempre presente na hora de realizar a escolha. De modo geral, o Buldogue Inglês é uma ótima escolha para uma família mais tranquila e com disponibilidade para idas frequentes ao veterinário, para conferir se está tudo bem. Além disso, as crianças sempre amam essa raça por ela ser extremamente receptiva e possuir uma infinita paciência e energia para lidar com elas.

Deixe seu Comentário