Raças

Tudo sobre Bichon Frisé

Bichon Frisé

Os cães da raça Bichon Frisé podem ser um pouco semelhantes ao Poodle. Estima-se que a origem do animal seja francesa, e também pode lembrar um pouco o cão Maltês. Esses cães possuem expectativa de vida de 15 anos, possuem porte pequeno e comportamento muito dócil e amigável.

As principais diferenças entre o Bichon Frisé e o Poodle são a sua pelagem e o formato de seu focinho e orelhas. O Bichon Frisé possui pelo mais fino e macio, orelhas menores e focinho mais curto, menor e um pouco mais achatado, com rosto mais redondinho. Este cão possui a cauda curvada para  cima, e o tronco desses animais é retangular a medida que Poodles possuem o corpo mais quadrado.

O pelo branquinho encanta as pessoas, parecendo plumas de algodão macio e fofinho, ele pode ser confundido com um urso de pelúcia. O seu caminhar um pouco saltando faz com que eles pareçam ainda mais simpáticos. Eles são muito familiares e gostam muito de crianças. Brincalhões, carinhosos e gentis, essa raça é perfeita para criar mesmo em apartamentos.

Padrões da Raça

Esse cão de companhia possui a cabeça e focinho proporcionais ao seu tamanho. As patinhas traseiras podem parecer ligeiramente mais altas do que as  patas dianteiras. A sua postura é ereta a atenta.

A pelagem é branca ou com traços champanhe, com pelos cacheados. Esse cãozinho é comprido e não muito alto, podendo ter até 30 centímetros de altura. Há diferenças de tamanho entre machos e fêmeas, em que a fêmea é ligeiramente menor que o macho.

Temperamento da raça Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um animal muito animado. Ele é carinhoso, gosta muito da companhia de pessoas e crianças, e é muito apegado ao dono. Esses animais não gostam de estar sozinhos, e podem fazer algumas coisas para chamar  atenção.

Isso pode significar que podem aparecer alguns xixis fora do lugar ou mesmo em cima da cama. Entretanto não costumam destruir nada, são tranquilos e até mesmo cuidadosos com os seus brinquedos.

É importante entender que são animais sentimentais e muito inteligentes. Aprendem muito rápido como devem se comportar e precisam de uma rotina estável que respeite os horários de alimentação, sono e atividades físicas. Esses cães devem ser mantidos em ambientes limpos pois podem adoecer muito fácil.

Divertidos, eles gostam de escutar o seu dono conversar com eles. Podem passar muito tempo tentando entender o que falamos e prestando atenção, ou até mesmo latindo para tentar interagir.

Esses cães podem ser um pouco ciumentos quando se trata de conviver com outros animais de estimação, ainda mais se forem novidades na família. Isso ocorre porque são muito apegados aos donos e têm medo de perder a atenção ou o seu posto, então podem ser territorialistas, não dividir cama e brinquedos também.

Geralmente são cães fáceis de entrar na rotina, e também de manter limpos. Eles não costumam sujar-se, gostam de se sentir limpinhos, então fica mais fácil. Os cães dessa raça também gostam de tomar banho, gostam de água e também costumam gostar do secador de cabelos, o que pode ser surpresa para a maioria das pessoas.

Caso sejam criados dentro de casa, se acostumam facilmente com o ambiente e não têm grande necessidade de sair para a rua, a menos que estejam acostumados a fazer suas fezes na área externa. São ótimas companhia para dormir, de acordo com a rotina, podem dormir a noite inteira sem acordar o seu dono para fazer xixi.

Aspectos Nutricionais

Esse cão necessita ter uma alimentação diversificada. Caso você opte por lhe fornecer alimentos naturais, podem ser incluídas frutas como banana, goiaba, mamão, e outros que vão fornecer vitaminas necessárias para o crescimento do cão. Jamais ofereça doces ou chocolates.

Outrossim, a alimentação desse anjo de quatro patas deve incluir porções de proteínas, alternando entre carnes brancas e vermelhas, e também algumas porções de carboidratos como arroz (quirera). Evite fornecer gorduras ao animal, pois pode prejudicar o fígado.

O mais indicado para a raça mesmo é alimentar com ração, o que disponibiliza ao animal todos os nutrientes necessários, bem como complementações à dieta. A maioria desses cães podem possuir alergias alimentares ou ainda intolerâncias, e isso deve ser observado a fim de que o pet não tenha cólicas ou mesmo vômitos e diarreias.

Cuidados com a saúde do animal

Uma questão bastante frequente entre os criadores da raça é se os pelos escuros na volta da boca e das patas são normais. E a resposta é sim, o escurecimento dos pelos é comum ao Bichon Frisé, assim como na raça dos Poodles. Para evitar que isso aconteça podem ser utilizados durante o banho produtos especiais voltados para branqueamento de pelos.

Devido aos seus pelos compridos, mesmo nas orelhas e focinho, devem ser tomados medidas de precaução como aparar os pelos, pois podem surgir inflamações no ouvido (otites) ou ainda nos olhos (conjuntivites). Os problemas nos ouvidos estão atrelados a umidade, portanto devem ser mantidos bem secos após os banhos.

Os olhos, por sua vez podem estar sendo irritados com a grande quantidade de pelos, o que faz com que o animal tenha de coçar e acabe arranhando, causando inflamações e conjuntivite. Isso pode ser identificado a partir da produção de secreções e edema nos tecidos conjuntivos dos olhos.

Outros cuidados com Bichon Frisé

Estes animais são muito curiosos e podem facilmente fugir atrás de outros animais ou para lugares com movimentos e crianças. Desta forma, ao passear com o cão em locais abertos é recomendado certificar-se que que a guia está bem presa.

Nesse sentido, investir no adestramento do seu pet também pode ser uma vantagem. Apesar de terem forte personalidade e ser um pouco teimoso o Bichon Frisé aprende rápido  e pode ser disciplinado.

Lembre-se de manter as vacinas em dia para que seu cão não venha a desenvolver doenças como a parvovirose. Você deve dar ao seu cão vermífugos periodicamente e também manter ele a salvo de parasitas como pulgas e carrapatos.

Esses cuidados são importantes para manter a saúde do Bichon Frisé. Sendo assim ele terá uma grande expectativa e qualidade de vida.

Deixe seu Comentário