Raças

Tudo sobre Basset Hound

Basset Hound

Um dos cães mais curiosos e exóticos que existem, e ao mesmo tempo com melhor temperamento é o Basset Hound. Eles ocupam o lugar de melhor cão farejador do mundo. A sua expressão faz parecer com que o cão esteja cansado ou triste. Eles podem ser bem diferentes de outras raças de cães com as quais estamos acostumados.

A raça é de origem francesa e foi sendo melhorada para que os cães atuassem na caça de coelhos. Possuem patas grandes, mas pernas bem curtas e  aparentemente desproporcionais ao seu tamanho. Outras características próprias da raça fazem com que o cão se torne perito em farejar e caçar.

Características do cão

A raça Basset Hound pode ter uma coloração e algumas características parecidas com o beagle e também com o  Dachshund, o famoso linguicinha, mas são raças bem distintas. O Basset Hound possui porte maior que essas outras raças, sendo mais pesados, porém o nome Basset remete à cães baixos.

Além disso, diferentemente do beagle, ele possui as patas curtinhas, que dão a impressão que o cão não conseguirá correr a grandes velocidades, contudo eles têm bastante resistência para correr atrás de pequenos animais ágeis como os coelhos e lebres.

Uma característica dessa raça é que as orelhas são muito mais compridas, e o couro ao lado da boca também costuma ser flácido e caído. Além de da a expressão de preguiça ao cão, esses aspectos são fundamentais para ajudar o cão a farejar, mantendo a maior precisão e menor interferência de odores em volta que podem distrair o cão durante a caça.

As patas apesar de curtas são bastante grandes para manter o porte do animal. Eles podem pesar até 30 kg e ter apenas 36 centímetros de altura. O diferencial desses cães é que seu corpo é comprido e compacto, possuindo grande massa corporal e ossos pesados apesar de sua baixa estatura.

As orelhas estão inseridas abaixo da linha dos olhos e são compridas. A cauda é bastante grande e afina para a ponta. As patas possuem juntas bem protusas e almofadas grandes, sendo maiores em relação às pernas dianteiras. O focinho é quase paralelo ao crânio e longo.

Os olhos são de tamanho normal e podem ter cor castanha, verde claro ou mesmo azul. No pescoço o animal possui barbelas e pescoço forte e volumoso. O tronco do animal é longo e espesso em quase todo o prolongamento, sendo nivelado e bastante largo. As peles no corpo do animal podem servir de proteção e resistência a plantas espinhosas e obstáculos durante a caçada.

Temperamento

O Basset Hound pode ser bem tranquilo, não costuma latir sem necessidade, e principalmente pode ser muito preguiçoso, o que pode se tornar um problema. Apesar de serem ótimos farejadores, precisam ser ensinados e treinados para exercer a função. O adestramento desse cão é muito fácil, pois eles possuem excelente interação com humanos.

Essa raça também é ótima para crianças, pois são paciente e carinhosos. Do mesmo modo aceitam muito bem animais de estimação e podem ser até superprotetores com eles. As fêmeas possuem um grande instinto materno, podendo adotar até mesmo outros animais e cuidar deles.

Outro aspecto da raça é que eles são atrapalhados e desengonçados. Podem ser um pouco babões também. Além do mais o Basset Hound gosta muito da companhia de seus donos, então se tornam ótimos parceiros para caminhadas, corridas, e óbviamente para tirar um cochilo. Gostam muito de cavar e encontrar bichinhos pequenos, as suas patas lhes proporcionam vantagens para estas atividades.

Alimentação

Para essa raça é importante fornecer rações com probióticos. Por serem um tanto preguiçosos e sedentários, o seu metabolismo pode necessitar de uma forcinha. Esses cães têm forte tendência à ganhar peso, mas isso pode ser prejudicial à sua coluna e também causar dores nas pernas, então é importante uma alimentação balanceada.

Isso significa que não deve ser oferecido ao seu cão mais do que ele necessita, com quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, fibras, e vitaminas. Desta forma pode ser oferecida ração enriquecida, específica para a raça, tanto para a fase adulta quanto para filhotes, e também pode ser fornecida alimentação natural, recomendada por médico veterinário de acordo com a idade e saúde do animal.

Adestramento

A raça Basset Hound é muito inteligente e pode ser um pouco difícil de adestrar por serem muito acomodados. Porém, são cães com grande facilidade de entender comandos e atender aos pedidos do seu dono. Esses cães são muito dóceis, então não há relatos de problemas com mordidas ou indisciplina deste cachorro.

Podem ser um pouco hiperativos quando jovens e até mesmo roer algumas coisas, mas em sua maioria são calmos e brincalhões, sendo fácilmente entretidos. Esses cães são ótimos para guarda, avisando quando há movimento suspeito, não são muito de latir, então é muito fácil identificar quando o cão parece incomodado.

Cuidados com o Basset Hound

Como já foi citado anteriormente, esse cães podem ter alguns problemas de saúde quando estão sedentários ou sua alimentação não é adequada, sendo o principal problema a obesidade. Para evitar que eles cheguem a um peso indesejado, é fundamental que o dono o incentive a praticar exercícios físicos.

Para conferir níveis de glicose, o que pode levar o cão a desenvolver diabetes e ter problemas inclusive de visão, é importante realizar exames periódicos e consultas ao médico veterinário.

Outrossim, esses animais podem desenvolver conjuntivites devido ao formato de seus olhos, então fique atento a qualquer sinal de inflamação, o que poderá comprometer a visão do cão. Nesse sentido, mantenha limpo e higienizado os ambientes em que o animal passa a maior parte de seu tempo.

Outros cuidados, como para promover a saúde bucal  são importantes para ajudar o pet a atingir a maior expectativa de vida da raça com qualidade de vida. Por isso, ofereça produtos ao seu cão que auxiliam na limpeza dos dentes.

Esses cuidados básicos com o Basset Hound, aliados ao fornecimento de vacinas e vermífugos proporcionam o bem estar e a saúde do animal, para que esse tenha uma vida longa e feliz.

Deixe seu Comentário