Raças

Tudo sobre Basenji

Basenji

A raça de cães africanos, Basenji, lembram muito os cães retratados em pinturas no interior de construções egípcias. Esses cães são bem adaptados a climas tropicais e quentes, como os subtropicais. Eles encantam as pessoas por sua postura e pelagem macia.

O cão dócil e esperto alcança a sua maturidade sexual com apenas 1 ano e alguns meses de idade, e costumam entrar no cio anualmente. Esses cães altos e magro, mas com porte atlético podem chegar a medir 48 centímetros de altura e pesar cerca de 15 kg. Eles eram utilizados como cães de caça e possuem isso muito aflorado em sua personalidade.

Características da raça : Temperamento

O Basenji é um animal companheiro, ativo e com grande personalidade. Esses animais são independentes, podem não ser muito carinhosos, e podem ser muito territorialistas. Desta forma, são ótimos cães de guarda, e por gostar de sentir-se livres podem ser um pouco difíceis de manter presos.

Não é um cão indicado para crianças, pois podem ser um pouco agressivos. Esses animais necessitam gastar a sua energia, como cães curiosos, podem preferir caçar ou fuçar em locais desconhecidos do que brincar com brinquedos. Eles também podem ter o costume de enterrar seus “tesouros”, para mais tarde rastreá-los.

Devido aos seus instintos, a fim de que esses cães não fiquem ansiosos e estressados, é importante que sejam criado em casa com pátio e locais seguros onde possam correr e se distrair. Isso evita que a raça se torne agressiva. Uma curiosidade da raça é que esses cães possuem um jeito diferente para se comunicar, raramente esses cães são vistos latindo. O que eles fazem comumente é reproduzir um som semelhante ao uivo de lobos.

Aspectos físicos

O cão de porte médio possui pelagem macia, curta e fácil de manter limpa. As cores brancas e caramelo são as mais conhecidas da raça, mas eles também podem ter a cor preta bem marcante em seu pelo. Essas características de não latir e o período de reprodução ocorrer apenas uma vez no ano fazem com que a raça seja considerada comum às mais primitivas.

Eles são cães leves e preparados para corrida, ágeis, se tornam bons caçadores. E por isso podem ter dificuldades de socializar com outros animais de estimação. Eles possuem a cabeça proporcional ao corpo, patas grandes e pernas compridas.

A cola desses animais é bem característica, pois ela é erguida e enrolada para cima, com pelos médios. O seu andar pode ser semelhante a de um cavalo, e a sua expressão pode mudar quando o cão se sente ameaçado, franzindo a testa.

Doenças comuns à raça

Os cães dessa raça podem desenvolver problemas renais, lama biliar ou mesmo ter problemas intestinais. Fique atento aos hábitos alimentares e ao aspecto das fezes do seu pet. Isso pode indicar caso eles estejam com algum problema.

Esses cães não são tolerantes ao frio, dessa forma, em ambientes com baixas temperaturas podem ficar resfriados ou gripados. Caso isso aconteça, o cão começará a apresentar alguns sinais como lacrimejar e o nariz ficar seco e quente.

Além disso, esses cães podem ser um pouco sensíveis quanto a alimentação, ou também a produtos de higiene, desenvolvendo facilmente alergias. Também relacionado a alimentação, eles  têm tendência a desenvolver doenças hormonais ou mesmo diabetes.

Alguns problemas decorrentes de outras doenças, como a diabetes, pode ser catarata ou mesmo doenças nos olhos, como infecções e inflamações dos tecidos. Desta forma, essa é uma raça que exige cuidados especiais.

Cuidados com o Basenji

Esses cães são tolerantes ao calor e não são muito familiarizados com água. Logo, eles podem adoecer facilmente caso submetidos a frequentes banhos ou a locais com baixas temperaturas, pois isso pode enfraquecer o sistema imunológico do animal.

Outrossim, a alimentação é fundamental para que o cão cresça saudável e tenha uma boa saúde. É importante fornecer ao animal rações proteicas, com vitaminas, nutrientes e ômega 3 e 6.

Para evitar inflamações nos olhos do cão, deve-se remover sujeiras depositadas e remelas sempre que necessário. Dependendo do tipo de secreção nos olhos, pode indicar também uma alergia a produtos químicos, como shampoos e até mesmo produtos de limpeza. Alergias também podem aparecer no pelo, ou mesmo micoses, por isso o animal deve se manter seco, longe da umidade.

Além disso, esse animal possui um hábito comum aos dos gatos. O Basenji costuma “tomar banho”, ele mesmo se lambe e se limpa. Sendo assim eles não necessitam tomar banhos frequentes.

A sua gestação pode ser um pouco difícil, a fêmea Basenji deve reduzir um pouco as suas atividades conforme a gestação se desenvolve, e quando chegar a hora eles podem gerar até seis filhotes. É importante, principalmente nesse período, visitas regulares ao veterinário e acompanhamento da saúde do animal.

Algo que não pode faltar para a criação da raça são passeios regulares e frequentes. Estes cães podem se tornar destrutivos caso não gastem energia de maneira adequada. Desta forma, ao adotar um animal da raça certifique-se que terá condições de proporcionar conforto ao animal.

Basenji no Brasil

Esse cão foi trazido para o Brasil por povos britânicos há muito tempo. Atualmente existem diversos criadores da raça no país. Aqui ele é conhecido por muitos, como a raça de cachorro que gosta de ser carregado sobre os ombros. Também são muito apreciados por serem cães com muita noção de higiene, alguns não se deitam diretamente sobre o chão.

Como a reprodução da espécie é um pouco espaçada, pode ser difícil encontrar muitos filhotes da raça para adotar. Apesar de haver criadores no Brasil, ainda são poucos. O adestramento desses cães pode ser um pouco difícil devido aos seus instintos predominantes.

Eles podem frequentemente preferir confiar em seus próprios instintos do que no comando recebido por seu dono, se tornando um tanto teimosos.

Apesar disso, a raça Basenji é muito inteligente e protetora. Desta forma eles identificam o perigo e logo avisam aos donos. Corajosos, não têm medo de deter algum animal ou mesmo pessoa indesejada em seu território. Por isso, esses cães podem ser um pouco difíceis de lidar.

Deixe seu Comentário