Raças

Tudo sobre American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier

Os cães do tipo Terrier costumam ser fortes, imponentes e astutos. Esses animais são uma variação do Pit Bull, mas o American Staffordshire Terrier possui um temperamento diferente, apesar de ter muitas semelhanças com  a raça que o originou.

Essa raça também é conhecida como Amstaff também possui ancestrais da raça Staffordshire Bull Terrier, daí o nome Staffordshire Americano.

Os cães desta raça, assim como as raças que deram origem, eram utilizados para rinhas de cães. Apesar de sua força e mandíbula forte, esses animais não têm temperamento agressivo, ao contrário do feroz Pit Bull, mas caso sejam treinados eles podem desenvolver uma postura defensiva e até mesmo atacar outros cães.

Aspectos da raça

O American Staffordshire pode possuir cores pretas, azul, branco, tigrado e caramelo. Podem ser mesclados, com as patas e o peito branco, ou ainda o focinho. Quanto ao peso, o porte deles faz com que o cão tenha peso entre 30 e 40 Kg. Podem chegar a 50 centímetros de altura, o que é comum das raças Terrier.

Possuem patas grandes, cola longa, levemente curvada, membros posteriores sutilmente mais elevados do que os membros anteriores, ou seja, as patas de trás do cão parecem mais baixas. Isso é reforçado ainda pela grande musculatura que esses animais possuem no tronco, peitoral e costas.

Essa musculatura, e a distribuição de sua massa corporal faz com que esses cães tenham muita habilidade para capturar e dominar presas, podem ser bons corredores, ágeis e muito precisos, porém a sua força é a sua maior característica.

Outrossim, assim como as raças da mesma linhagem, O American Staffordshire possui uma excelente audição, e respeita a todos os comandos de seu tutor. São cães disciplinados quando adestrados, e possuem um comportamento muito obediente.

Temperamento do American Staffordshire

Esses animais podem possuir um temperamento brincalhão, e por não ter noção de sua força, podem ser meio atrapalhados nas brincadeiras. Completamente dóceis e amorosos, esses animais possuem grande capacidade de compreender o que dizemos a eles.

Por ser um cão muito sociável, ele precisa de companhia e não se sentem muito felizes quando sozinhos. Por isso amam estar na companhia de seus donos, e aceitam  muito bem outros animais de estimação, até mesmo gatos. Com crianças, são muito delicados e protetores, podem passar horas na companhia dos pequenos.

O cão muito simpático e amigável está sempre atento ao que acontece em seu redor. Muito calmos, eles são ótimos cães de companhia, não costumam latir sem necessidade, pois não são cães barulhentos.

Esses animais possuem grande instinto protetor, podendo ser cães treinados para guardar a casa. Mas são muito melhores como companheiros e criados como crianças, fazendo parte da família.

Alimentação para a raça

Esses cães precisam de uma nutrição adequada para que cheguem a sua expectativa de vida, que é de até 15 anos. Eles podem consumir uma alimentação natural que inclua variedade de carnes, legumes, frutas, entretanto o mais indicado e que seja fornecido ao animal uma dieta com as quantidades específicas de carboidratos, proteínas, ferro, cálcio, ômega 3, e outros nutrientes e vitaminas.

Desta forma, é importante complementar a dieta com rações especiais para a raça, que lhes forneçam o que é necessário para crescimento e manutenção do metabolismo ou mesmo do sistema imunológico da raça.

Além disso, o Amstaff precisa comer no mínimo 2 vezes por dia, o ideal é que o cão faça 4 refeições bem distribuídas ao longo do dia. Isso ajuda o cão a manter a forma, e também melhora a disposição.

Desta forma, os horários da rotina do cão devem ser mantidos, a fim de que ele mantenha seus hábitos, qualquer mudança pode ser estressante e fazer com que o cão sofra com prisão de ventre, enjoos, perda de apetite e mesmo fiquem desorientados quanto ao local onde devem fazer suas necessidades.

Fatores importantes para a criação da raça American Staffordshire Terrier

Esses cães com porte atlético necessitam de atividades físicas diárias. Logo, ao criar um American Staffordshire é fundamental realizar pelo ao menos 30 ou 40 minutos de atividades físicas todos os dias, em local seguro para que o seu cão possa correr e gastar energia.

Esses cães quando jovens podem ser bem mais ativos, e caso não tenham a oportunidade de gastar a sua energia, podem acabar danificando alguma coisa que não deveriam. Por isso é importante entreter seu animal de estimação com brinquedos e ossos para que ele possa ter um passa-tempo.

Embora esses cães tenham nascido para liderar a matilha, eles podem ser ensinados sobre a hierarquia. Desde cedo você deve se impor, pois podem ser um tanto teimosos e querer as coisas apenas do jeito deles. Por isso devem ser repreendidos quando tiverem reações indesejadas. Para isso deve ser usado um tom de voz firme e fazer com que o cão escute o que está sendo pedido.

Um grande medo é que a raça se torne agressiva, porém essa característica não é comum entre esses animais quando criados do modo certo. Além disso, o adestramento pode ajudar a disciplinar o cão e evitar qualquer tipo de problema. Para criar o cão de forma que ele não se torne agressivo, evite deixá-los presos a correntes, ou mesmo que estes cães sejam submetidos a maus tratos, trate o cão com carinho e isso não será um problema.

Cuidados com a saúde do American Staffordshire Terrier

A raça American Staffordshire Terrier necessita dos mesmos cuidados comuns à qualquer outra raça. É importante promover a higiene, não só dos pêlos, como também dos dentes, orelhas  e olhos.

Prestar atenção a sinais de cáries, tártaros, secreções anormais nos olhos ou mesmo infecções nos ouvidos por acúmulo de água após o banho que podem ser comuns pode ajudar a prevenir doenças mais graves.

Além disso, é importante fornecer ao animal vacinas, vermífugos e mantê-los livres de parasitas como pulgas e carrapatos. O American Staffordshire Terrier é um cão muito forte, e quase não possui problemas de saúde relacionados diretamente à raça. Desta forma, com a alimentação adequada e higiene, o cão deverá viver por muito tempo com saúde.

Deixe seu Comentário