Raças

Tudo sobre Airedale Terrier

Airedale Terrier

A expectativa de vida do Airedale Terrier é de 12 a 15 anos e ele é a raça, entre os terriers, de maior porte. Essa característica fez com que o animal ficasse muito conhecido para além das fronteiras da sua terra de origem, o Reino Unido. Descendente de raças de cães caçadores, estima-se que a raça é uma mistura entre Bull terriers e os cães da raça Irish Wolfhound.

Por ser um cão de grande porte é importante que, antes de adotar você certifique-se de que possuirá espaço suficiente para acomodar o cão. Além disso, é sempre bom ter um ambiente onde o cão possa correr e brincar livremente, mas que seja seguro.

Histórico da Raça

Foram criados para caçar animais que invadem plantações e são considerados pragas para a agricultura. O Airedale foi criado então, a partir da mistura de raças de cães predadores e cães que são ágeis e habilidosos com natação. O resultado foi uma raça de Terrier gigante.

Esses cachorros são criados até os dias de hoje para guardar e proteger áreas do ataque de outros animais. Entretanto, são cães com um bom senso hierárquico e respeitam e têm carinho pelos humanos com quem convive. Infelizmente, o número de exemplares da raça vem diminuindo ao passo que a sua popularidade aumenta.

Temperamento da raça

São cães dóceis e carinhosos, não são agressivos com pessoas, apesar de seu instinto para a caça. Isso porque eles são treinados para proteger e guardar o território. Esses cães podem ser um tanto ansiosos caso estejam presos em ambientes fechados, pois estão sempre atentos a qualquer movimento suspeito.

São utilizados como cães policiais por serem astutos e alertas. Uma atividade comum à esses cães é o gosto por cavar buracos e enterrar seus “tesouros”, com muita energia e disposição.

Caso não estejam entretidos, podem comer muito e se tornar cães obesos, deste modo a sua alimentação deve ser controlada e balanceada. Apesar de possuírem grande porte são animais com intensa necessidade de atenção, e por isso costumam ser muito apegados aos donos. Outrossim, eles são ótimas companhias para crianças e aceitam bem outros animais de estimação.

Características do Airedale Terrier

O pêlo do Airedale pode ser um tanto áspero, de tamanho médio, necessitando de cuidados especiais. A coloração típica da raça é marrom com dorso preto ou grisalho. Podem chegar a pesar até 28 kg e aos 60 centímetros de altura. Possui pernas longas, focinho comprido e mordida extremamente forte, com dentes afiados.

Essa anatomia permite que além de corredores habilidosos eles sejam excelentes nadadores. As orelhas dobradas e a parte traseira ligeiramente mais alta que a dianteira fazem do animal uma figura bastante ímpar.

Esses animais são um tanto rústicos e se adaptam muito bem a mudanças. São cães ativos e podem ser um problema quanto a bagunça da casa quando criados em apartamento. Por isso é recomendado que esses cães tenham pelo ao menos 40 minutos de atividades físicas por dia. Nessa perspectiva, é preferível que eles possuam um espaço seguro para correr, brincar e gastar a sua energia.

A saúde do animal é bastante forte, não havendo doenças comuns que afetam a raça. As complicações podem estar  mais diretamente atreladas à alimentação, sedentarismo, higiene e envelhecimento do que a fatores genéticos.

Eles são cães inteligentes e muito espertos, gostam de interagir bastante com as pessoas, e podem ser um pouco teimosos. Deste modo, podemos dizer que estes são cães com grande necessidade de interação social, e sendo assim não gostam de estar solitários.

Treinamento e cuidados com a Raça

Os cães desta raça são extremamente inteligentes, atendendo à de forma ágil a comando para caçar, pois está no seu instinto. Apesar de conhecer o tom de voz e os comandos o cão pode necessitar de adestramento, pois pode ser um tanto teimoso. Desta forma basta que o cão entenda que quando ele obedece fazendo o que se pede, ele é recompensado.

Com a sua inteligência, esta tarefa se torna fácil. Os pêlos desse animal merecem um cuidado especial. São grossos e ásperos, e desta forma podem ser difíceis de retirar nós, por isso devem ser escovados com frequência. Recomenda-se passar rasqueadeira no pêlo duas vezes por semana. O animal também pode ter seus pêlos aparados pelo ao menos duas vezes ao ano.

Dicas de saúde

Devido às suas grandes orelhas, é importante manter a região bem seca após o banho. Isso é importante para evitar o desenvolvimento de otites ou sarnas na orelha, doenças que podem prejudicar a audição do animal e até mesmo deixá-lo surdo.

Além do mais, esses cães podem ser bem esfomeados e, ansiosos, comem muito rápido, portanto é necessário cautela ao oferecer ossos ou alimentos que podem ferir o animal ou prejudicar a digestão dos alimentos.

Esses animais necessitam de luz do sol e atividades físicas para evitar que desenvolvam problemas como sobrepeso e depressão. A falta de atividade física ou períodos longos sozinho podem fazer com que o Airedale se sinta triste e desmotivado, o que pode ser gravíssimo e levar o cão a baixar a imunidade e contrair outras doenças.

Logo, garanta que ele terá um espaço seguro disponível para brincar e também que ele receba a atenção necessária. Esses cães também podem acumular remelas ou secreções ao redor de seus olhos, o que pode prejudicar a visão do seu pet.

Desta forma, procure manter os hábitos de higiene em dia, ficando atento a qualquer sinal de infecção ou inflamação nos olhos do cão. Uma dica é oferecer brinquedos em couro ou mesmo petiscos que ajudam a limpar os dentes do cachorro e evitar o desenvolvimento de cáries.

Outros cuidados com o Airedale Terrier

É importante que, além de manter as vacinações em dia, sejam fornecidos vermífugos e alimentação saudável. Além disso, devido ao seu pêlo denso, é importante ter atenção a presença de parasitas, para evitar que isso ocorra você deve ministrar remédios e proteja também o pátio onde o seu cão vive.

O Airedale Terrier é um cão rústico e forte, e precisa de uma nutrição adequada para se desenvolver bem.

Deixe seu Comentário