Raças

Tudo sobre Afghan Hound

Afghan Hound

O Afghan Hound, em português conhecido como galgo afegão, ganhou notoriedade pelo mundo devido a sua exuberante pelagem. Definitivamente é o que mais chama atenção para essa raça. Fios longos e finos se estendem do seu dorso até o chão cobrindo todo o seu corpo, passando uma imagem de imponência e classe.

Esta raça, compartilha  muitas características com as outras do grupo hound. Dentre elas, possuem um corpo esguio e atlético, músculos fortes, cabeça estreita e focinho alongado. São considerados cães de grande porte.

Origem do Afghan Hound

Oriundo das regiões montanhosas do Afeganistão, ele serviu como companheiro do ser humano em diversas funções como cão de guarda, pastor de rebanhos e principalmente cão de caça. O Afghan Hound é muito ágil graças ao seu porte físico, isso o torna uma verdadeira máquina de caça, sendo altamente adaptável a vários terrenos hostis.

Por este motivo pode-se concluir o seu sucesso em regiões remotas como as montanhas, perdurando por séculos, tornando-se cada vez mais estimado.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, a serventia original dos galgos em geral passou a mudar. Não perderam sua importância e, talvez, tenham passado a ser ainda mais desejados e admirados. Suas habilidades físicas foram reconhecidas como potenciais competidores, levando os galgos a conseguirem títulos de recordistas movimentando um novo mercado.

Um excelente exemplo foi o galgo inglês, usado como companheiro de caça e muito habilidoso em predar lebres. Chegou a ser companhia de reis, mas atualmente ganha destaque pela sua incrível velocidade e agilidade. Foi protagonista das corridas mais emocionantes de corridas de cães e reconhecido como o cão mais veloz do mundo.

O galgo afegão, por sua vez,  apesar de possuir quase as mesmas características físicas do galgo inglês, passou a ser desejado pela sua beleza. Da mesma forma que seu primo, passou a ser estrela em competições caninas, mas ao invés das corridas, firmou seu posto nas competições de beleza.

Características da Raça

Considerada uma das raças mais belas do mundo, pode ter a pelagem com grande variedade de cores. Seu pelos são muito longos, finos e geralmente lisos, dando um trabalho considerável para mantê-los bonitos e bem cuidados. Eles se estendem da testa até a cauda e do dorso as patas cobrindo-o completamente, porém seu focinho tem o pelo curto.

Suas orelhas são longas e caídas, também cobertas pelos longos pelos, gerando uma face única e icônica entre todos os caninos. Essa face chega a ser antropomórfica, talvez seja exatamente isso que o torna tão amigável e simpático. Seu porte impõe magnificência, desfilando como uma verdadeira diva do mundo dos cães, uma top model com os cabelos esvoaçantes e segura de si.

Mas não se engane pela pose, por trás de toda a pomposidade, ainda existe um caçador, e isso torna necessário que seu dono disponha de um grande pátio ou tempo para passear regularmente.

Temperamento do Afghan Hound

Brincalhão e enérgico, ama a companhia dos donos e também de crianças.Também é bastante protetor com os donos e o território. Apesar disso não tende a ser barulhento ou irritadiço, mas seu treinamento pode ser um pouco desafiador.

Para quem não possui familiaridade com a raça, e pensa em adotar um, existem muitas características a serem levadas em consideração. É sempre importante não agir por impulso em nenhuma situação, principalmente se tratando do bem estar de um animal de estimação. Cada animal dispõe de necessidades básicas e específicas e não pode ser considerada apenas a beleza ao escolher seu companheiro.

Ele é bastante independente, não necessitando de muita atenção ou afeto. Apesar disso, não se dá muito bem com ordens, principalmente se forem rudes. Pode-se dizer que ele é temperamental, por isso, o dono deve manter-se equilibrado no trato e adestramento do Afghan Hound. Isso não significa que ele seja burro, podendo mostrar-se completamente oposto a isso. São muito espertos e observadores, capazes de aprender muito rápido.

O galgo afegão certamente não é a melhor escolha para iniciantes, seu temperamento não é tão difícil de lidar, ainda assim é necessário um alto nível de cuidados. Principalmente com sua saúde física e comportamento, os quais devem ser observados diariamente.

Como cuidar da Raça

Como dito anteriormente, o cão possui um temperamento de caçador, e isso faz com que seja fundamental para o equilíbrio da saúde emocional e também física do pet atividades físicas e brincadeiras ao ar livre. Caso o animal seja privado de ter incluído em sua rotina atividades e brincadeiras ele pode se tornar agressivo.

Deve-se ter em mente que o galgo afegão pode chegar a quase 70 centímetros de altura sobre quatro patas e pesar cerca de 30 quilogramas. Sua alimentação deve ser muito bem balanceada.

É muito comum perder a noção da forma física do seu animal de estimação devido ao grande volume de pelos, por isso é preciso ter em mente que o corpo esguio com patas finas pode sofrer muito com a obesidade. Sem falar em outros problemas oriundos do sobrepeso.

Ele é muito sensível a dor, e também mais frágil que outras raças. A atenção ao comportamento e atividades é fundamental para mantê-lo saudável. O pelo também pode mascarar doenças de pele e parasitas que podem ser muito graves. Se ele tiver acesso a ambientes exteriores, a cautela deve ser redobrada.

Recomendações

É recomendado que, para manter seu pelo bonito, escová-lo a cada três dias ou, se ele tiver acesso a rua e vegetação, escová-lo todos os dias. Isso ajuda a evitar nós e embaraçamento dos fios, muito comuns em cães peludos. Banho a cada dois meses é suficiente dependendo também do acesso ao exterior e ao cuidado com os pelos.

A vacinação é de extrema importância, assim como a castração. Eles geralmente trocam de pelo duas vezes ao ano e as fêmeas não castradas trocam de pelo após cada cio. A castração, além de melhorar a aparência da pelagem, ajuda a controlar os impulsos mais destrutivos, como roer os móveis e objetos, diminui a ansiedade e hiperatividade e ainda prolonga a vida do cão. Com estes cuidados o Afghan Hound terá uma boa expectativa de vida.

Deixe seu Comentário